Os poríferos não formam tecidos verdadeiros, não apresentando, portanto, órgãos e sistemas. Suas células são relativamente independentes. Assemelham-se a protozoários coloniais flagelados (Proterospongia), por possuirem células flageladas para a nutriçao. Nesta seção, são citados os principais tipos celulares, embora cada um deles seja abordado em histologia.
Morfologicamente, de uma maneira bem simples, podemos identificar as esponjas como sendo uma estrutura tubular, com numerosos poros inalantes e um grande poro exalante. A cavidade central é denominada esponciocela ou cavidade atrial.
Revestimento e proteção
Possuem um epitélio simples pavimentoso, formado por células achatadas, os pinacócitos. No epitélio localizam-se células tubulares, os porócitos. Em última análise, analisando o tipo áscon, os porócitos constituem os próprios poros das esponjas. Ao redor dos poros inalantes, ou óstios, figuram células especiais, longas e contrácteis, os miócitos; algumas esponjas apresentam miócitos também ao redor do ósculo - a grande abertura exalante. Essas células contrácteis formas enfícteres ao redor dos poros, promovendo um lento movimente de abertura e fechamento. As espículas, além de sustentarem o corpo do animal, podem ser consideradas como um fator de proteção.
Sustentação e locomoção
Possuem endoesqueleto de espículas cristalinas, de uma rede de espongina (uma escleroproteína), de ambos e raramente ausente. As espículas podem ser de origem calcárea ou silicosa. As esponjas são sésseis (embora a larva ciliada seja livre-nadante), vivendo sobre rochas, conchas, gravetos ou outros substratos.
Nutrição
Os poríferos são filtradores. Os coanócitos, células flageladas com colarinho, constituem o tipo celular característico do filo. Em esponjas do tipo áscon, os coanócitos revestem a espongiocela; em sycon, os canais exalantes; em lêucon, as câmaras vibráteis. De qualquer forma, o batimento dos flagelos produz uma corrente de água, que entra pelos óstios, passa pela espongiocela e sai pelo ósculo. O plâncton e algumas partículas orgânicas, ao passar pela frouxa rede de coanócitos, são fagocitadas na base do colarinho. A digestão é levada adiante por eles, ocorrendo completamente dentro das células - digestão intracelular. Os amebócitos (células com movimento amebóide) do tipo arqueócitos, além de outras função, distribuem o alimento para todas as células, podendo também realizar a degradação de alimento não digerido.
Uma exceção entre os poríferos são as curiosas esponjas carnívoras, que se alimentam de pequenos organismos marinhos.
Excreção
Os catabólitos e as partículas indigeríveis são eliminadas por simlples difusão. Os pinacócitos e demais células que compõem a camada dermal (revestimento) eliminam seus catabólitos no meio externo, enquanto que amebócitos e coanócitos, de um modo geral, excretam na espongiocela ou cavidade atrial.
Respiração
Realizam as trocas gasosas por simples difusão.
Circulação
A única circulação que ocorre no corpo das esponjas é a corrente unidirecional de água. Os arqueócitos (tipos de amebócitos) promovem a ditribuição dos nutrientes entre os diversos tipos celulares.
Sistema nervoso e órgãos dos sentidos
São os únicos animais da escala zoológica a não apresentarem sistema nervoso. Também não apresentam células sensitivas especializadas.
Reprodução
Apresentam reprodução assexuada ou sexuada. Assexuada por regeneração, brotamento ou gemulação. Sexuada formando uma larva ciliada, a anfiblástula. Há mais detalhes sobre a reprodução das esponjas em seção específica.
2007-03-13 01:49:25
·
answer #1
·
answered by patpedagoga 5
·
0⤊
1⤋
resposta
resumo sobre caracteristicas básicas dos poríferos=Poríferos ou espongiários
Pluricelulares simples, sem organização em tecidos verdadeiros; poros em toda a superfície do corpo, sem cavidade digestiva; exclusivamente aquáticos, sésseis, filtradores; coanócitos promovem corrente de água dentro do corpo; reprodução sexuada com desenvolvimento indireto; larva; anfiblástula.
A grande maioria é marinho. Uma só família de H20 doce (Demospongeae).
Fixos (sésseis) quando adultos. Isolados ou coloniais. Colorações várias, devido a associações com algas: acinzentadas, avermelhadas, amareladas, transparentes.
As esponjas menores e simples mostram simetria radial, enquanto a maioria é assimétrica !
Algumas são de grande valor comercial, pois o esqueleto inteiramente protéico é usado como esponja (Demospongeae - subgrupo Keratosa), após decomposição de todas as células vivas.
Os poríferos, ou espongiários, constituem o filo mais primitivo dos metazoários: embora sejam pluricelulares, suas células formam agregados frouxos, não constituindo tecidos verdadeiros.
Características gerais
Corpo com forma semelhante a um vaso.
O revestimento se faz pela epiderme constituída por fina camada de células achatadas, os pinacócitos.
Fixa num substrato, a água entra por numerosos poros (porócitos) na superfície do seu corpo e após circular na cavidade do átrio ou espongiocele (paragáster) sairá pelo ósculo, que é a abertura no pólo superior. Esse sentido de movimentação da água é determinado pelo batimento unidirecional (direção oposta ao corpo celular) de flagelos dos coanócitos. Outra função destas “células em colarinho” é fagocitar os alimentos que estão em suspensão na água e realizarem a única forma de digestão desses animais: intracelular.
A sustentação é garantida por mesênquima gelatinoso, interno à camada de pinacócitos: no mesênquima estão mergulhadas espículas de calcário ou silício, células indiferenciadas ou amebócitos.O endoesqueleto é formado por espículas minerais (calcárias ou silicosas, secretadas pelas células escleroblastos) e por filamentos da proteína espongina. Os amebócitos são células móveis que participam da digestão, além de desempenharem função de transporte de alimentos; podem também se diferenciar em gametas.
Os amebócitos são células indiferenciadas que poderão repor (regenerar) todos os demais tipos celulares.
A circulação da água pelo interior do átrio garante aos poríferos a realização das funções de nutrição, respiração, excreção e reprodução.
Os variados agregados celulares frouxos têm funções especiais, mas não há tecidos, isto é, conjunto de células semelhantes que executam funções específicas. Faltam, ainda, células nervosas e uma cavidade digestiva (não há digestão extracelular ?!). Daí, muitos autores considerarem as esponjas “um grupo à parte dos demais metazoários” PARAZOÁRIOS.
Tipos de esponjas, com crescente grau de complexidade: Ascon, Sycon, Leucon.Reprodução
Assexuada:
* Por brotamento, dando origem a colônias com numerosos indivíduos. As espécies de água doce poderão formar gêmulas (estruturas de resistência contendo numerosos amebócitos) que permanecerão em estado de vida latente até terminar o período desfavorável do ambiente, quando passarão a desenvolver novos indivíduos.
* Regeneração é uma característica de todos os seres vivos, porém aqui ocorre facilmente, pois de uma esponja dividida em vários fragmentos, cada parte (contendo amebócitos) poderá reconstituir um novo indivíduo.
Sexuada:
* Os poríferos são hermafroditas, porém não possuem gônadas. Os gametas, que se formam a partir de amebócitos que sofrem meiose, são lançados no átrio, onde ocorre a fecundação. Cada indivíduo apresenta maturação de óvulos e espermatozóides em épocas diferentes, o que evita a autofecundação.
* O desenvolvimento é indireto: após a fecundação o zigoto se desenvolve em uma larva ciliada típica, livre-natante - anfiblástula - que sai pelo ósculo, fixa-se em um substrato e cresce, originando novo indivíduo.
O zigoto desenvolve-se até blástula flagelada móvel; a gastrulação será diferente dos outros metazoários !
Ex.: Ascon
* Ósculo: abertura por onde sai a água
* Átrio: espaço aberto cheio de água o tempo todo
* Pinacócito: revestimento externo
* Porócito: células que revestem os canais por onde a água circula.
* Amebócito: digestão, reprodução (função principal), produção de espículas
* Espícula: sustentações (rede de espículas) = calcárias ou silicosas
* Coanócitos: células que revestem o átrio (digestão, função principal, e reprodução)
* Mesogléia: camada gelatinosa
* São metazoários (seres com vários conjuntos de células);
* São parazoários ( sus células não formam tecidos);
* Diblástico ( formam apenas 2 folhetos embrionários);
* Acelomados (sem celoma);
* Aquáticos (água doce ou salgada); vida livre;
* Assimétricos (não tem plano de simetria);
* São filtradores (são cheios de poros);
* São fixos (no fundo do mar, rios, lagos, etc.)
* Depende de água pra tudo
REPRODUÇÃO
· ASSEXUADA
1- Regeneração
· O indivíduo tem a capacidade de regenerar partes perdidas.
2- Brotamento
3- Gemulação
2007-03-13 02:35:16
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
poríferos?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????(mais de 100 vezes)
2007-03-13 01:45:49
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
3⤋