Marcos, acho que o drama não é o dos velhinhos.
É mais do filho - que não compreende a dificuldade deles - o que também não é pecado, porque só quem já passou é que consegue compreender (os outros podem no máximo entender).
Então, como alguém já disse, internar não significa esquecer.
Teóricamente - é isso,
Mas, na prática, há tantos compromissos muito mais prazerosos que ir visitar os velhinhos, que acabam se sobrepondo no dia a dia das pessoas e, no final, quase que em regra, ficam mesmo por conta própria.
Então, a consciência pesa né.
Acontece, também, aí, uma outra coisa.
Como é que o velhinho se preparou para esse momento.
Será que ele viu antecipadamente que iria chegar nesse ponto e ter que tomar uma decisão para assegurar a ele uma razoável qualidade de vida sem provocar prejuízo na qualidade de vida dos familiares?
Se sim, esse momento ocorre sem muitos traumas.
Ao contrário - chega a ser um momento de desfrute até.
Porque em grande parte dos lugares apropriados para a estadia dos idosos, tem assistência física, psicológica, companhia de outras pessoas com limites próximos etc...
Então, não é uma tragédia como se pode pensar.
Outra coisa é a Lucidez que eles se encontram quando com idade mais avançada.
Se não tem lucidez, não há o que negociar com eles.
Temos que tomar as medidas melhores para todos.
E, a internação pode ser uma boa prática nessa hora.
Nenhuma delas, necessariamente, significa que estamos abandonando os pais.
Mas, assegurando uma boa qualidade de vida a eles, assistidos por quem é profissional da área, sem prejuizo aos familiares mais próximos.
O grande problema que ainda existe é "o que os outros vão pensar".
Esse sim é um peso considerável que a pessoa tem que eliminar.
Não sei se sua pergunta é por uma situação sua, e, se for, desejo-lhe paciência, coragem e, acima de tudo Amor no coração para tomar as decisões necessárias sem peso na consciência nem esquecendo de quem te gerou.
Um abraço
Márcio
2007-03-13 02:38:07
·
answer #1
·
answered by Marcio 4
·
1⤊
0⤋
Vc não pode deixar de viver sua vida, nem pode deixar de ajudar seu pai, isso é fato. Então eu tentaria administrar isso, uma pessoa diabética, esclerosada precisa de cuidados de alguém que entenda disso, então eu ralaria para pagar uma enfermeira que cuidasse dele enquanto eu trabalhasse, ia tentar dar o máximo de conforto pra meu pai, pois ele viveu a vida ralando pra me criar e agora precisa da minha ajuda. Não deixaria de viver minha vida, é claro, meus sonhos, meus ideais, mas meu pai não ficaria largado não, eu iria atender no que eu pudesse as necessidades dele.
Beijoss ♥
2007-03-13 01:33:26
·
answer #2
·
answered by Psico£ove ® 6
·
1⤊
0⤋
Marcos, a coisa melhor a fazer é deixar seu pai em casa e cuidar dele com muito amor e carinho
Fizemos isso com meu pai, até que Deus o levou,ele foi tratado por nós em casa com muita paciência, sentimos sua falta e saudade mas com a conciencia tranquila ele morreu junto daqueles que um dia ele deu a vida ...bj
2007-03-13 01:31:36
·
answer #3
·
answered by eu Amabile 7
·
1⤊
0⤋
Desculpe se não estou sendo objetivo ao responder sua pergunta! Acontece que o que mais chamou minha atenção foi a forma preconceituosa da sua pergunta. Veja o que você escreveu: Deparar com uma situação que nunca esperou? Ter a obrigação de cuidar? Assumiria o risco? Internam e esquecem o idoso? Quer dizer que você não sabia que um dia seu pai ficaria velho? Você também não sabia das suas obrigações como filho? Assumir risco de cuidar do seu pai, o que você entende como risco? Você entende ainda que internar o seu pai significa esquece-lo? É isso mesmo que você pensa sobre o seu pai? Vou ficar aqui torcendo para que seus filhos não pensem a mesma coisa quando você ficar velho.
2007-03-13 02:31:12
·
answer #4
·
answered by Ciroe 6
·
0⤊
0⤋
primeiro com muito amor, compreensão, fazendo tudo por aquele que fez tudo por agente.
2007-03-13 02:01:28
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
eu contrataria uma enfermeira e ajudaria a cuidar dele com todo carinho e dedicação que ele me dedicou um dia de sua vida! pai e mãe são pra vida toda!!!
2007-03-13 01:33:21
·
answer #6
·
answered by Li 3
·
0⤊
0⤋
Marcos devemos dar conta deste serviço , claro que não sazinhos todos os irmãos devem se unir para ajudar , com os cuidados do pai , dando dinheiro ou cuidando.
2007-03-13 01:32:08
·
answer #7
·
answered by Maricy 6
·
0⤊
0⤋
Se sua família tiver condição ou vc puder dividir as despesas com seus irmãos, o ideal é ficar com ele em casa, para ter o carinho da família, manter tudo necessário para sua comodidade (cama hospitalar, etc) e contratar enfermeiras em revesamento, 24 horas por dia. Fizemos isso com meu pai. Se esse pai aí tiver plano de saúde, quem sabe é ressarcida parte dessa despesa?
2007-03-13 01:31:06
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Nossos pais são as pessoas mais importantes que existem!
Merecem a nossa atenção e carinho! Eu particularmente cuidaria do meu pai em casa, não teria esta coragem de abandona-lo pois tudo que sou e que tenho devo aos meu pais! E mesmo se não tivesse nada não poderia esquecer que devo-lhes a minha vida! Um grande abraço!
2007-03-13 01:29:39
·
answer #9
·
answered by emedelu 3
·
0⤊
0⤋
Assumiria e cuidaria dele em casa, passei por isso com meu avô.... E acredite embora eles sejam ranzinzas eles nos fundo reconhecem o nosso carinho e boa vontade.
2007-03-13 01:22:26
·
answer #10
·
answered by Bellinha 4
·
0⤊
0⤋