A tolerância é o que vem antes de recorrer-se à Lei.
Durante o período em que se busca a solução por meios próprios, com negociação etc...
Ela está na intercecção do conjunto de liberdades de A com o conjunto de liberdades de B.
O limite da tolerância é a aplicação da Lei.
E, no meu entendimento, ambas estão dentro da liberdade.
Acontece que liberdade é uma coisa relativa.
Todos são possuidores da liberdade até o limite da tolerância. Uns com pavio mais curto, outros mais longo, mas, no final, todos tem que responder pelos limites que tem.
Quanto à justiça, é outra coisa relativa.
Normalmente queremos a justiça para o próximo.
Quando recorremos a ela, é sempre para tirar algo do próximo (ou para dar - quando se tratar de punição hehehe).
É a justiça dos Homens.
Tão falha quanto qualquer um de nós.
Desejo que não necessitemos recorrer a ela em nossas vidas. Que possamos resolver nossas querelas no frente a frente, olhando nos olhos do outro e tendo sinceridade suficiente para não querer o que não nos pertence, entretanto, só abrir mão do que é nosso se for de nossa vontade.
Um a braço
Márcio
2007-03-13 01:28:34
·
answer #1
·
answered by Marcio 4
·
0⤊
0⤋
A tolerância permite que as pessoas se expressem livremente. Mas, não passa daí. Expressar-se livremente, significa, antes de tudo, expressar-se de uma forma social e culturalmente aceitas. Caso contrário, tal expressão é considerada inadequada, inconveniente, ou mesmo ilegal, criminosa ou injusta. Liberdade e justiça não significam a mesma coisa para todos os homens. Mas intolerância é intolerância em qualquer situação. Às vezes agindo em nome da lei, outras vezes à margem dela.
Felicidades.
2007-03-13 09:28:36
·
answer #2
·
answered by Chester 6
·
0⤊
0⤋
Sem dúvida é uma espécie de liberdade. Quanto à justiça... Bem, não me atrevo a relacionar tais conceitos; tolerar quem infringe a lei é injustiça com quem a respeita.
2007-03-13 00:39:06
·
answer #3
·
answered by . 5
·
0⤊
0⤋
Sim porque sem tolerância é impossível a convivência pacífica. Tolerância é respeitar o direito do outro ser diferente.
2007-03-13 00:29:55
·
answer #4
·
answered by saulo 2
·
0⤊
0⤋
Acho que a tolerância está em falta nos dias de hoje e que ela pode significar justiça, sim. Se tivermos um mínimo de tolerância com o outro para ouvir o que ele tem a dizer, podemos descobrir muito sobre ele e isso pode fazer a maior diferença na nossa forma de ver as pessoas. E a tolerância também está ligada à liberdade de expressão, à liberdade de ir e vir...
Só não concordo em ser tolerante com crimes e contravenções. Esse tipo de tolerância é prejudicial.
2007-03-12 23:42:37
·
answer #5
·
answered by Gaivota 4
·
0⤊
0⤋
Tolere arrastarem teu filho por 5 bairros e dizerem que estão arrastando um boneco de Judas.
2007-03-12 22:20:00
·
answer #6
·
answered by Alexandre G 3
·
0⤊
0⤋
Não porque a grande maioria dos governantes do mundo inteiro esqueceram o significado dessa palavra.
O que está acabando com o mundo é essa disputa de poderes, desrespeitando as raças, etnias ou crenças religiosas. O Homem já não sabe mais o que é ética, amor ao próximo, compaixão, liberdade e justiça.
2007-03-12 21:58:36
·
answer #7
·
answered by Perfil Desativado 7
·
0⤊
0⤋
Acho que a tolernacia pode ser uma chave para a paz...pq sem ela se fazem muitas guerras, não só aquelas com bombas e armas mas as de palavras tb! Vejo muitas aqui, principalmente quando tratamos de assuntos religiosos!
2007-03-12 21:51:06
·
answer #8
·
answered by *Camilla* 7
·
0⤊
0⤋
Não.Por algumas áreas sociais estarem insustentáveis e o povo não está tão tolerável. Até porque, outra área social relativa a liberdade virou prisão domiciliar do cidadão.Não existe segurança compativél a criminalidade.Não há desculpas e nem adianta culpar o atual governo por isso.O que pode ser feito é unir forças ao governo para renovar o Poder Legislativo e Judiciário.Desta mesma forma como foi realizado para experênciar uma nova tendência política.
Finalizando...Este será o único modo de evitar uma guerra civíl onde os poderes governamentais não participam somente o povo contra o povo.
2007-03-12 21:44:51
·
answer #9
·
answered by Primata 4
·
0⤊
0⤋
Não existe liberdade e justiça sem tolerância às diferenças alheias, sejam elas devido a credo, à cor, à classe social ou à opção social do semelhante. Havendo esta tolerância, seria ideal, meio caminho andado, para o acesso da cidadania para todos. ( o assumir plenamente responsabilidades e direitos) Mas não é tudo: se a sociedade, com todos os seus órgãos, simplesmente funcionasse, trabalhando humanamente em prol da cidadania de todos, sem interesses particulares, lobbies, e interesses de classe, chegaríamos a uma cidadadania de fato, (não idealizada) uma conquista para muitos dentre nós.
2007-03-12 21:41:44
·
answer #10
·
answered by Blizzard 3
·
0⤊
0⤋