English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

14 respostas

Não apenas as vaidades, mas todos os defeitos.

É exatamente o que está expresso em Mt 7:3 e quase da mesma forma em Lc 6:41 "E por que atentas tu no argueiro que está no olho de teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho?".

É muito mais fácil ver os problemas dos outros do que os nossos próprios. Porque os nossos problemas estão de tal forma enredados com o nosso próprio Ego que não conseguimos distinguí-los. Pelo contrário - e daí a comparação entre o cisco e a trave - quando os nossos defeitos aparecem em outras pessoas - ainda que de forma muito mais reduzida do que em nós mesmos - nosso subconsciente identifica o espelho e nossa mente objetiva o recusa de forma veemente. Acusamos de forma exagerada o argueiro no olho de nosso vizinho como forma de não vermos a trave que se encontra em nosso próprio olho.

"Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão." Lc 5:42 e Mt 7:4-5

O homem sábio utiliza o defeito que o exaspera nos outros para identificá-los em si mesmo, trabalhá-los e superá-los. Depois disso, o defeito dos outros já não o incomodará tanto e ele - se quiser - poderá ajudar seu irmão com o argueiro.

2007-03-13 00:38:03 · answer #1 · answered by O Pantera 5 · 0 0

Acredito que, para conhecer bem os outros, é preciso conhecer-se primeiro. O outro é igual a mim, com medos e desejos.

Perscrutar o mundo interior é inimaginável para a maioria, pelo nosso vício de viver o externo. Acabamos procurando a felicidade fora de nós, sendo que ela vem de dentro. É como sentir cócegas: nenhum objeto possui a propriedade intrínseca das cócegas, pois depende da sensibilidade de quem a sente.

Mil reais a mais nos ganhos pode despertar imensa alegria numa pessoa (se bem que efêmera) e desapontamento em outra, conforme a posição econômica que ocupa.

2007-03-13 00:54:38 · answer #2 · answered by . 5 · 0 0

Acho que muita gente "se faz". Cada um conhece suas próprias vaidades, mas não as admite publicamente, só isso.

2007-03-13 00:31:03 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Sim porque os outros são um espelho para nós, aquilo que criticamos nos outros esta dentro de nós e não sabemos por falta de auto conhecimento, projetamos nossos defeitos nos outros.

2007-03-13 00:27:21 · answer #4 · answered by saulo 2 · 0 0

Concordo. Não somente sobre as vaidades, mas também sobre os defeitos dos outros. O difícil é encontrar alguém que esteja sempre elogiando as virtudes do seu próximo. É mais uma prova de que nos seres humanos, ainda somos muito imperfeitos. Precisamos estar sempre nos olhando em um espelho figurativo para ver quantos defeitos nos temos.

2007-03-13 00:01:22 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

É natural para o ser humano enxergar com muito mais facilidade os defeitos alheios do que os próprios. Acho que poucas pessoas conseguem descrever uma imagem de si próprio como os outros as vêem. Eu mesma não tenho certeza de como sou vista pelos outros. Quer dizer, o que me elogiam eu sei, pois as pessoas me contam, mas o que falam dos meus defeitos, eu não sei.

2007-03-12 23:52:06 · answer #6 · answered by Gaivota 4 · 0 0

Sim, a grande maioria das pessoas são assim, pois é muito difícil ficar apontando seus próprios defeitos ou erros, dos outros está sempre mais escancarado e visível. Muitas também não reconhecem com facilidade seus próprios erros, no entanto são as primeiras a apontarem a do vizinho.

2007-03-12 22:13:29 · answer #7 · answered by Perfil Desativado 7 · 0 0

o ser humano é dotado de capacidade de auto análise. mas pelo fato de todos possuírem em menos, maior grau de individualismo, egocentrismo, egoísmo, tem tendência a se considerar melhor do que o outro, perfeito e sem defeitos.

existe o ditado que dai ser mais fácil olhar para o umbigo do vizinho do que para o seu próprio umbigo. os defeitos dos outros mais fácil de serem observados do que os nossos. é preciso que o individuo seja no mínimo humilde para saber reconhecer as suas fraquezas

2007-03-12 21:58:43 · answer #8 · answered by cidalia nguluve 1 · 0 0

CONCORDO... MAS, COMO ESTE YR RETIROU MINHAS PERGUNTAS (DÚVIDAS REAIS) SEM A MENOR SATISFAÇÃO. APROVEITO O ENSEJO E TE RESPONDO COM LETRA MAÍSCULA MESMO (JÁ QUE NÃO PRECISA TER MUITA INTELIGÊNCIA PRA SABER QUE VOCE TRABALHA POR AQUI).
NADA NEM NÍNGUÉM É TÃO PATÉTICO QUANTO A VAIDADE EM NÃO ACEITAR A PRÓPRIA ZONA QUE VIROU O YAHOO RESPOSTA! OK!
E SE QUISER DENUNCIAR, NEM LIGO... ~RESPOSTAS NÃO RESPONDE MINHAS DÚVIDAS NEM RETIRA MEU DINHEIRO!

2007-03-12 21:53:42 · answer #9 · answered by Renata 6 · 0 0

eu sou um autocrítico...mas digo...sou muito feliz sendo assim.

2007-03-12 21:34:56 · answer #10 · answered by vaqueiro1971 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers