English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Desde muito nova que ouço a minha mãe a criticar-me. Desde os meus 12 anos assisto a cenas tristes,ouço comentários infelizes..de certa forma acabei por me habituar.O meu pai sempre me serviu de consolo. Era sempre o único que indirectamente me tentava defender, mas agora está como a minha mãe, a mesma forma de falar comigo,os mesmas "bocas",enfim...Também desde muito nova tento descobrir porque são assim comigo,quero entender o que fiz para agirem assim comigo.
Nunca tiveram coragem para se sentarem diante de mim e perguntarem o que se passa, se estou bem, porque estou triste, como foi o meu dia na escola, etc... Nunca lhes contei um único segredo, sempre morri de medo deles...Tenho agora 20 anos. Continua tudo igual.. Mas são a minha família, ocupam o maior lugar dentro do meu coração (até quando?)! Sinto-me à parte... um ser dispensável... Mas sem coragem para agir... estou a dar em doida, só quero paz e sossego longe...

Algum conselho?....

2007-03-12 15:07:24 · 5 respostas · perguntado por Mariana B 2 em Família e Relacionamentos Família

5 respostas

Mariana,
O único conselho que posso dar é para ir tentando manter a calma e não fazer nada de que mais tarde se possa arrepender....
Meus pais eram bem legais e conversavam comigo, principalmente o meu pai...mas a partir dos meus 17 anos deixaram de o fazer com tanta frequência. Sentia-me quase sempre desamparada e cansada de os ouvir discutir ora um com o outro, ora comigo... e depois descontavam em mim e não toleravam muitos dos meus comportamentos. Eu acho que tive uma adolescência normal e sou hoje uma pessoa adulta saudável e equilibrada, mas quando tinha 20 anos cometi um erro grave que me prejudicou: e só hoje o reconheço - saí de casa para ir viver em casa da minha sogra.
A minha relação com os meus pais é actualmente muito boa e acho que o facto de ter saído de casa os ajudou a me compreender e dar mais valor... mas tudo o que passei podia ter sido evitado e haviam outras formas de fazer os meus pais perceberem como eu me sentia.
Umas das principais características de uma mulher aos 20 anos é que ainda vive tudo com muita intensidade - às vezes temos tendência a nos deprimirmos com facilidade.
Os pais parecem não nos entender, mas na verdade acho que vivem tão absorvidos pelos seus problemas que minimizam os nossos - e paralelamente nós valorizamos demais os nossos e minimizamos os deles. Simplesmente são sintonias diferentes. E têm ambos importância.
O melhor conselho que posso dar pra vc é mesmo esse: ser vc mesma, ser fiel aos seus principios, e não fazer nada de que se possa arrepender depois.
Se quiser perguntar alguma coisa, manda um mail q eu respondo...identifiquei-me um pouco com a sua história, porque, num outro lugar, num outro tempo, vivi algo muito parecido...boa sorte

2007-03-15 04:31:35 · answer #1 · answered by sliv 3 · 0 0

Ouça os conselhos do ARTUR M.Ele está certo,tente com calma conversar com eles e expor seus problemas.Tudo irá se resolver.

2007-03-15 13:36:18 · answer #2 · answered by Nika ♥♥ 5 · 0 0

Mariana,

Você já tentou conversar com seus pais?

Você já disse a eles que precisa falar o que sente dentro de você.
As vezes sentimos medo por nada.

Tente melhorar seu relacionamento familiar que tudo vai ficar bem.

Um grande abraço e boa sorte.

Marcos Sabino.

2007-03-14 13:28:26 · answer #3 · answered by Marcos Sabino 1 · 0 0

Tenta sentar a familia á mesa e tem uma conversa franca e calma, sei que poderá não ser fácil mas vale a pena tentar, afinal são a tua família. Abre o teu coração e boa sorte

2007-03-13 12:45:36 · answer #4 · answered by Artur M 5 · 0 0

Menina é muito difícil responder seu questionamento, pois por pior que seja ruim com eles, pior sem eles.
Você já é uma pessoa adulta o suficiente para ponderar pontos de vista, o diálogo é o melhor remédio.
Não seja uma pessoa rotineira, procure agir de forma serena e tudo se resolverá.

2007-03-13 09:39:10 · answer #5 · answered by Marcos o 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers