Olá,
O aristocrata Charles-Louis de Secondat, senhor de La Bredé e Barão de Montesquieu
O Espírito das Leis (L'Esprit des lois)
Montesquieu elaborou uma teoria política, que aparece em sua obra mais famosa O Espírito das Leis (L'Esprit des lois, 1748), inspirada em Locke e no estudo das instituições políticas inglesas. É uma obra volumosa, dividida em 6 partes, cada qual em vários livros, composta de muitos capítulos. Nela ele discute a respeito das instituições e das leis, e busca compreender as diversas legislações existentes em diferentes lugares e épocas. Esta obra inspirou os redatores da Constituição de 1791 e tornou-se a fonte das doutrinas constitucionais liberais, que repousam na separação dos poderes legislativo, executivo e judiciário.
A pertinência das observações e a preocupação com o método permitem encontrar em seu trabalho elementos que prenunciam uma análise sociológica.
As leis escritas ou não, que governam os povos, não são fruto do capricho ou do arbítrio de quem legisla. Ao contrário, decorrem da realidade social e da história concreta própria ao povo considerado. Não existem leis justas ou injustas. O que existe são leis mais ou menos adequadas a um determinado povo e a uma determinada circunstância de época ou lugar. O autor procura estabelecer a relação das leis com as sociedades, ou ainda, com o espírito dessas.
Ao procurar descobrir as relações que as leis tem com a natureza e o princípio de cada governo, Montesquieu desenvolve uma alentada teoria de governo que alimenta as idéias fecundas do constitucionalismo, pelo qual se busca distribuir a autoridade por meios legais, de modo a evitar o arbítrio e a violência. Tais idéias se encaminham para a melhor definição da separação dos poderes, ainda hoje uma das pedras angulares do exercicio do poder democrático.
A lei como natural dos seres, próprio deles. A lei deriva da natureza das coisas e não do arbítrio de um.
No estado de natureza há paz, segundo Montesquieu, pois neste estado os homens se temem e o medo os impede de se atacarem ao que cada um se sente inferior com relação ao outro. Será apenas com a constituição da sociedade que os homens perderão esse medo e se enfrentarão.
2007-03-12 12:46:37
·
answer #1
·
answered by ana 6
·
0⤊
1⤋
Bem, eu não vou no WIKIPEDIA copiar e colar o texto para lhe responder mais vou lhe dizer uma coisa. Se voce pegar o livro " O ESPÍRITO DAS LEIS", e tiver saco e tempo para analisar os discursos da maioria de nossos politicos, voce vai ver que estes nossos congressistas imbecis, copiam ipsi literis as palavras deste homem que consegui, baseando-se na obra de John Locke, dar direção e trazer uma certa luz à administração dos poderes da forma como conhecemos hoje, veja bem eu falei da forma e não de como eles são administrados por estes nossos congressistas de m e r da.
A idéia trouxe tanto alento ao povo da época que uma das mais importantes constituições que foi a Norte Americana, precursora de tantas outras, baseou-se quase que totalmente nas obras destes 2 mestres Montesquieu e Locke.
Aconselho a dar uma olhadinha por aí, pois voce vai encontrar muito material sobre os 2 e provavelmente irá se encantar em saber que a proposta politica de ambos se levada efetivamente a cabo teria tornado este mundo um pouco melhor do que é hoje
Mas infelizmente nós temos o lado negro da politica dominando o mundo e por isto as coisas estão como estão
2007-03-16 09:33:21
·
answer #2
·
answered by Sérgio D 5
·
0⤊
0⤋