Lá vai amigo:
31: Cantigas de amor
Origem da Provença, região da França, trazidas através dos eventos religiosos e contatos entre as cortes. Tratam, geralmente, de um relacionamento amoroso, em que o trovador canta seu amor a uma dama, normalmente de posição social superior, inatingível. Refletindo a relação social de servidão, o trovador roga a dama que aceite sua dedicação e submissão.
Eu-lírico - masculino.
32: Cantigas de amigo
Neste tipo de texto, quem fala é a mulher e não o homem. O trovador compõe a cantiga, mas o ponto de vista é feminino, mostrando o outro lado do relacionamento amoroso - o sofrimento da mulher à espera do namorado (chamado "amigo"), a dor do amor não correspondido, as saudades, os ciúmes, as confissões da mulher a suas amigas, etc. Os elementos da natureza estão sempre presentes, além de pessoas do ambiente familiar, evidenciando o caráter popular da cantiga de amigo.
Eu-lírico - feminino.
33: Cantigas satíricas
Aqui os trovadores preocupavam-se em denunciar os falsos valores morais vigentes, atingindo todas as classes sociais: senhores feudais, clérigos, povo e até eles próprios.
Cantigas de escárnio - crítica indireta e irônica
Cantigas de maldizer - crítica direta e mais grosseira
34 e 35: As línguas românicas ou línguas latinas são um grupo de idiomas proveniente da família mais vasta das línguas indo-européias, que se originaram a partir da evolução do latim (especificamente, do latim vulgar falado pelas classes populares). Atualmente, são constituídas pelos seguintes idiomas principais, também conhecidos como línguas neolatinas: português, espanhol, catalão, italiano, francês e romeno. Há também uma grande quantidade de idiomas usados por um menor número de falantes, como o galego, o vêneto, o occitano (de Provença, França), o sardo e o romanche, uma das línguas oficiais da Suíça; e dialectos (aragonês, asturiano, valenciano, e muitos outros espalhados pela Europa Central e pela América Latina).
Um abração....
2007-03-13 03:14:52
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
cantiga de amiga é cantiga feita por uma mulher implorando pelo amor do seu amigo ou amante.A cantiga de amor, o nome diz tudo,a proclamaçao de amor e a escárnio, sao críticas ou sátiras feitas à pessoas ou fatos. Quanto as línguas neo-latina sao derivadas do latim: brasil, frança, itália, espanha, romenia.
2007-03-12 13:35:07
·
answer #2
·
answered by nenenjc 2
·
0⤊
0⤋
Vou consultar suas respostas para obter essas aulas do nosso tão querido idioma.
2007-03-12 12:43:34
·
answer #3
·
answered by Vanessa 5
·
0⤊
0⤋
Quequéisso??? É teu tema de casa e tu tá com prguiça de responder???
Estas cantigas são uma forma de literatura da Idade Média.
As cantigas de amor eram cantigas em que o eu-lírico declarava seu amor por uma dama, só que este ou não era correspondida ou a dama era nobre e o eu-lírico pobre. Enfim, sempre se trata de amores impossíveis.
As canções de amigo era entre namorados. Amor correspondido.
As de escárnio ou maldizer tá na cara. Alguém falando MUITO mal de alguém. Inimigos políticos, desafetos, o objetivo é falar mal!
Línguas neo-latinas são línguas derivadas do latim. Línguas que surgiram a apartir do latim vulgar: português, espanhol, francês, romeno, italiano...
2007-03-12 12:32:14
·
answer #4
·
answered by Lyli 3
·
0⤊
0⤋
Eu acho que esta pergunta só pode ser respondida por um "USUÁRIO TOP", de topeira! uahauahauahauaha
2007-03-12 11:53:11
·
answer #5
·
answered by Peteleco 7
·
0⤊
0⤋