Elevar os índices de Desenvolvimento Humano, a concepção do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é o resultado de debates e contribuições de diferentes pesquisadores, nas duas décadas anteriores, no sentido de conceber um índice sintético de desenvolvimento que permitisse monitorar e comparar os progressos realizados pelos diferentes países em termos de melhoria da qualidade de vida da população, com educação, saúde, e emprego segundo Amartya Sen. Embora o desenvolvimento humano se dê em múltiplas dimensões, vinculadas à satisfação das necessidades básicas, elas só serão astisfeitas quando o Estado Brasileiro tiver consiçoes de dar Estudo, saude, e emprego aos seus cidadãos, na concepção de Amartya Sen, segundoi a qual a maior fome que um ser humano tem é a de ele poder assimillar os codigos de convivencia na sociedade que ele esta vivendo, e isso só é possivel ser feito dando educação, o que os psicanalistas chamam de superego. Outras condições que ele aponta para a melhoria de vida sãoeducação saude e emprego, podendo o cidadão ter as condições para viver em bem tar social tendo todas as condições; tais como nutrição, saúde, educação, moradia e saneamento. O índice retém três deles como fundamentais.
A primeira dimensão refere-se à possibilidade de desfrutar de uma vida longa, o que implica condições adequadas de saúde, nutrição e saneamento. A esperança de vida ao nascer; variável utilizada para levar em conta essa dimensão no IDH.
A segunda dimensão está associada à possibilidade de obter conhecimento, o que é dado por indicadores educacionais. O indicador educacional (componente do IDH) leva em conta a taxa de alfabetização de adultos e a taxa combinada de matrícula nos ensinos fundamental, médio e superior, isso hoje ja se verifica na sociedade brasileira mas as escola precisam melhorar e ensinar aquilo que é importante para essas pessoas que frequentam as escolas profissionalizantes, e escolas fundamentais e Universidades.
A terceira dimensão se refere à disponibilidade de recursos, sendo definida como a renda per capita do país, cujo valor é corrigido pelo seu poder de compra real. Hoje grande parte dos brasileiros vive com 1 a 6 salarios minimos, que se esgotam sob as necessidades desses sem que possam desfrutar dele da melhor forma possivel.
Os indicadores estimados para os diferentes países, assim como o IDH resultante, são divulgados anualmente pela ONU desde 1990. As inferências quanto ao ordenamento dos países em cada ano, segundo o IDH é obtido, assim como a evolução temporal dos indicadores, têm de ser cautelosas devido ao fato de a construção dos indicadores depender de bases de dados nacionais de abrangência, detalhamento e precisão muito diversas., o que quer dizer que o Brasil diz ter melhorado em educação mas - emtermos de qualidade ainda deixa a desejar. Então essa melhora so será levada em conta a partir do momento que essa qualidade se refletir na vida social das pessoas. o Desemprego de hoje é mais porque qualificação do que por escolaridade, por por uma escola que ensina aquilo que o mercado precisa. muita gente não domina tenologia de informatica, porque as escolas nãoestão equipadas com informatica, então o Brasil continua burro. Nós temos informatica e podemos dizer isso, porque vimos a bem pouco tempo que muitos lugares do Brasil nem luz tem, logo percebemos o tamanho do atraso do nosso povo, enquanto que na Europa o saneamento está até no Campo, quando atingirmos esses niveis poderemos dizer que sim podemos realmente dizer que temos um IDH bem sucedido, e Bem-estar social, condicente com o conjunto de programas da Previdência Social destinados a proporcionar um nível mínimo de vida às pessoas com menores possibilidades econômicas, um Bem-estar infantil, variedade de programas sociais que contribuem para o bem-estar da população infantil. A título de exemplo Em 1959, a Organização das Nações Unidas (ONU) elaborou a Declaração dos Direitos da Criança, que defendia o direito das crianças de todo o mundo de receber tratamento adequado dos pais e da sociedade, o que não acontece com nosso menores, ainda queremos baixar a maioridade para puni-los ao invez de percebermos que é necessário fazer alguma coisa para que isso acabe e o caminho é dar essa educação, e não punilos baixando a maioridade; o que pode criar problemas muito serios no futuro, porque teremos adultos com cabeças vazias e praticando crimes bem pesados.
No Brasil existe uma Instituição chamada de Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor (Funabem), instituição criada em 1964, vinculada ao Ministério da Previdência e Assistência Social. Tem como finalidade definir e executar a política brasileira relativa ao menor desamparado, ou seja ao menor favelado, eu pergunto o que ela esta fazendo para esses menores abandonados, ou favelados?. Ela Utiliza dotação própria, e recursos financeiros do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Social e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Será que esse dinheiro tem diso bem aplicado? com tanta corrupção existente no Brasil, sim porque esse dinheiro é disponibilizado todos os anos, cade?
Crianças e adolescentes marginalizados ou em situação de risco, (quem vive na favela vive em situação de risco) seja pessoal ou social, e infratores dos 7 aos 18 anos constituem sua clientela prioritária. Eles aparecem aos montes na rua fazendo assalto aos cidadãos de bem, não estão nestas instituições. Para viabilizar o atendimento busca uma ação descentralizada, por meio de unidades de atendimento de âmbito estadual, as chamadas Fundações Estaduais do Menor (Febem). Não existem gente voces têm ouvido falar, acho que acabaram desde o tempo do governo do Brizola, construiu os CIEPS com esse dinheiro das Nações Unidas UNICEF
Atualmente, em decorrência do alto índice de revoltas provocadas pelos internos, e o baixo grau de formação alcançado por essas crianças e adolescentes, este modelo educacional (ver A Educação no Brasil) é muito questionado. Tem apresentado mais características de confinamento e punição (prisão) que educacional ou de correção, para uma adaptação no mundo exterior.
Nesse sentido, estão sendo criados, em colaboração com outros órgãos federais, estaduais e municipais, Centros Comunitários Rurais, tais como os já implantados em Duque de Caxias, (RJ); Mamangauape (PB); Rio Claro (SP) e Vale do Gurgueia (PI), que, além da educação fundamental, profissionalizam os jovens. Também estão sendo incentivados o programa que procura famílias substitutas que possam receber os menores, e as casas de passagem, como a já existente no Recife (PE), que após a triagem inicial encaminha o jovem para uma instituição mais de acordo com o seu perfil e carências.
Ver também Família (sociologia); Centros Integrados de Educação e Promoção Social (Cieps),
Gente os Cieps estão abandonados, muitos deles nem funcionam mais é uma locura essa politica berasileira. voces estão a ver esse discurso todo? é onde a ONU se baseia para dizer que a sociedade Brasileira evoluiu, porque so depois e essas instituições informarem esses dados é que eles mandam fiscais aqui para ver se isso é mesmo realidade
e sabem o que eles fazem - melhoram pelo menos aqueles que serão visitados pelos fiscais da ONU, e depois eles deixam para lá, ou seja dão o chamado jeitinho Brasileiro, e depois xau.
então estamos fritos, temos que reagir mesmo para o Estado acabar co a violencia, porque estão desviando a nossa atenção com discursos baratos e demagogos.
abraços
2007-03-12 18:37:53
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋