É ter atestado de vândalo, ladrão e imigrante ilegal...
Reparem na reportagem e percebam as duas coisas e digam o que acham... vou colocar a matéria inteira por que na página é meio chato de achar ... todo caso ... http://www.terra.com.br/istoe/
A expressão very important person (VIP), em inglês, define alguém com muito prestígio, poder e importância. Em português, nem tanto. Para muitos brasileiros que viajam a trabalho ou de férias para a Europa e os Estados Unidos, VIP quer dizer “viajante inocente preso”. O novo termo foi cunhado por um grupo de turistas do Estado do Pará – dentre eles homens e mulheres da alta sociedade de Belém –, que amargou mais de 20 horas de maus-tratos, discriminação e prisão em Nassau, capital das Bahamas, no final de fevereiro. Sem ao menos suspeitar de que algo parecido pudesse acontecer em sua viagem dos sonhos ao Caribe, eles foram retidos no próprio aeroporto e engrossaram as crescentes estatísticas dos cidadãos brasileiros barrados no Exterior
2007-03-12
08:50:58
·
15 respostas
·
perguntado por
Dan@
6
em
Governo e Política
➔ Imigração
e deportados sem motivo aparente.
Os 12 viajantes paraenses desembarcaram na paradisíaca ilha tropical com reservas em hotéis de luxo, passagens de ida e volta, passeios pagos e dinheiro, muito dinheiro. Tudo estava pronto para desfrutar o que há de melhor no arquipélago: o mergulho com tubarões, um esporte caro e inesquecível. Mas os sonhos desses empresários, dentistas, designers e advogados foram abortados pelos oficiais da imigração. Sem nenhumaexplicação, eles foram encaminhados para uma “sala VIP” e algemados. Daí em diante, foram horas de medo e terror. Apesar de todas as evidências de que eram turistas ricos e estabelecidos, foram tratados como típicos fora-da-lei. Literalmente, a pão e água. “Fomos levados para uma penitenciária como imigrantes ilegais ou bandidos”, disse o dentista Elias Serruya, 44 anos, um dos detidos. Vinte quatro horas depois, todos foram deportados para o Brasil.
2007-03-12
08:51:30 ·
update #1
A cada dia, mais e mais brasileiros passam por esse constrangimento no Exterior. Na sexta-feira 2, a União Européia barrou a entrada de 202 deles em cidades como Madri, Paris, Lisboa, Milão e Barcelona. São as vítimas da Operação Amazon 2, realizada pela Agência de Controle de Fronteiras Externas da União Européia (Frontex), que já mandou de volta mais de 500 turistas brasileiros desde o ano passado. Apesar da magnitude, a Operação Amazon 2 não inspirou nenhuma reação mais enérgica do Itamaraty.
O publicitário carioca Daniel Brito, 27 anos, é um dos deportados. Em agosto de 2006, depois de fazer uma turnê por França, Portugal e Espanha, Brito desembarcou em Londres, na Inglaterra. Nem bem pôs os pés no aeroporto Heathrow, Daniel foi detido pela polícia de imigração. “Disseram que eu era um suspeito em potencial”, indigna-se. Brito levava consigo toda a documentação exigida aos viajantes pela União Européia: seguro saúde, dinheiro para se manter, cartão de crédito internacional,
2007-03-12
08:51:54 ·
update #2
endereço de permanência e período de visita comprovados pelas passagens de ida e volta para o Brasil. Mesmo assim, foi interrogado por três vezes. Dez horas depois, foi mandado de volta para Barcelona, último local que tinha visitado. O motivo? “Disseram que meu salário não correspondia com a realidade de um brasileiro de minha idade”, conta.
A Inglaterra e os países da União Européia não exigem emissão prévia de visto de entrada para os turistas brasileiros, como fazem os Estados Unidos. O carimbo é dado na entrada. Ou seja: o risco de viajar 12 horas de avião e ouvir um não é alto. Desde 2001, depois dos atentados terroristas em Nova York, Washington, Madri e Londres, essa tarefa ficou cada vez mais difícil e desagradável. Qualquer sinal de nervosismo é interpretado como uma confissão implícita de culpa. Do quê? Não importa. Qualquer um pode ser barrado. “Eles escolhem ao acaso. Não há um critério”, opina a secretária executiva Carina Lima, 28 anos, de São Paulo.
2007-03-12
08:52:37 ·
update #3
Em dezembro passado, Carina foi para a Espanha passar 16 dias. Iria se hospedar com amigos em Madri e visitar parentes em Valencia. Já tinha passagem de volta comprada. Ao desembarcar no aeroporto Barajas, começou o pesadelo. “Foi a pior coisa que ocorreu na minha vida”, conta. Seu crime: é mulher jovem, solteira, viajava sozinha e com pouco dinheiro em espécie: 160 euros. De nada adiantou mostrar seu cartão de crédito internacional, com limite de mil euros, suficiente para a estadia. Sem nenhuma justificativa, foi enviada a uma sala desconfortável e obrigada a entregar todos os seus pertences, inclusive remédios. “Fiquei desesperada. O local parecia uma cadeia e ninguém me explicava o que estava acontecendo.” Várias pessoas amontoadas dividiam beliches imundos e apenas um único espaço para o banho. “Não tinha nem como filmar aquele lugar horrível, pois eles tiraram o meu celular”, conta. Ela passou a noite em claro, chorando. Depois de dois dias, foi deportada sem explicações.
2007-03-12
08:52:57 ·
update #4
Escoltada até o avião por policiais, a moça acredita que foi considerada pelas autoridades espanholas uma garota de programa. “Jamais esquecerei os sorrisos irônicos e as piadinhas das quais fui vítima.” Carina alega que procurou o Itamaraty, mas não teve nenhum apoio.
O Itamaraty diz que presta assistência jurídica aos repatriados que procuram ajuda. Segundo o Ministério, são raras as repatriações que envolvem desrespeito às leis internacionais e aos direitos humanos. Quando isso ocorre, o caso é investigado. A grande maioria dos brasileiros repatriados, segundo uma autoridade do Itamaraty que pediu para não ter o nome publicado, viaja com a intenção de trabalhar ilegalmente. Na prática, o governo parece estar lavando as mãos para o problema. “Não podemos reverter uma ação soberana de um Estado”, diz a fonte. O máximo que o Itamaraty fez foi pedir informações sobre ao alcance e a duração da Operação Amazon 2. Vai continuar esperando? Os turistas brasileiros gastam por ano
2007-03-12
08:54:05 ·
update #5
mais de US$ 5 bilhões no Exterior e merecem mais respeito. Como não existe uma corte internacional que julgue casos de viajantes comuns presos injustamente e deportados, não há, na prática, a quem recorrer.
O Ministério da Justiça calcula que 15 mil turistas são repatriados a cada ano. Dez anos atrás, eram cinco mil. O País que mais deporta brasileiros é o México. Por ano, cerca de dez mil são capturados antes de tentar pular o muro que divide o país com os Estados Unidos. Mais de mil brasileiros são deportados deste país anualmente. Mas uma coisa é barrar imigrantes ilegais na fronteira. Outra, viajantes de turismo ou negócios no aeroporto. A médica mineira Márcia Barbosa, ex-presidente da Sociedade Mineira de Cardiologia e membro da American College of Cardiology, foi uma dessas vítimas.
2007-03-12
08:55:13 ·
update #6
Em 2004, depois de mais de 30 viagens ao Exterior para participar de congressos na área de saúde, Márcia foi barrada ao desembarcar em Dallas. Ela iria participar de um curso de ressonância magnética do coração. Não era sua primeira vez na terra de George W. Bush. Mesmo assim, teve o visto negado junto com outro médico e dois empresários. “Fomos interrogados como verdadeiros criminosos”, diz. Doze horas depois de ser fotografada como bandida, foi escoltada até a porta do avião e mandada de volta. “Nunca me senti tão indignada, humilhada e impotente em minha vida”, conta Márcia
OBS: NÃO QUER LER ... NÃO RESPONDA ... OK!
2007-03-12
08:55:48 ·
update #7
Todas as respostas estão ótimas... não consigo escolher ...
Estou colocando em votação
Obrigada pelas respostas!!!
2007-03-15
01:15:06 ·
update #8
Olha, nao tomem muito a serio, dos 186 milhoes de Brasileiros alguns vao passar porisso. A policia do aeroporto tem que "mostrar trabalho". Nao importa se sao ricos ou pobres. Ha uma "cota" para cada pais, para eles verem que estao mostrando seu interesse em encontrar terroristas. E cada vez que encontram algum errinho sao promovidos, infelizmente!
2007-03-12 20:45:03
·
answer #1
·
answered by Fast Pace 4
·
1⤊
0⤋
Oa povos latino americanos (fora brazil)aqui na america tbm sao muito mal tratados !vc nao sabe o quanto!
2007-03-14 19:25:20
·
answer #2
·
answered by chulé 2
·
1⤊
0⤋
Não é muito complicado explicar: antigamente, para os europeus e americanos, O Brasil era um longíquo país, onde proliferavam índios nas ruas, papagaios e mulheres peladas. Essa era a imagem. Hoje, com a televisão e satélites, todos têm acesso imediato às informações. Nossos telejornais demonstraram claramente, que 80 % do tempo é dedicado aos assaltos, balas perdidas,corrupção, ladrões presos, onibus incendiados, crianças massacradas.
Aqui, nos preocupamos mais com o Iraque do que conosco. O total de mortos aqui, é maior que lá, e nem em guerra estamos.
Portanto, para os demais povos, o brasileiro é visto como um povo sem educação e pronto para levar vantagens, seja roubando ou matando. Infelizmente, os turistas que chegam,são assaltados e qual imagem eles propagam quando voltam?
Um exemplo típico ocorre ao chegar em Foz do Iguaçu. Basta atravessar a fronteira e fazer compras em Ciudad de Leste. Todos os movimentos são acompanhados por inúmeras câmeras e vários seguranças, escolados que estão com a desonestidade dos brasileiros.
Para a temporada na Disneyworld, onde o poder aquisitivo é maior, as pessoas passavam por palestras mostrando como se comportar, não quebrando brinquedos, mantendo os banheiros limpos, onde jogar papéis e plásticos...
Infelizmente, nossa imagem é essa, e mesmo pessoas de bom nível acabam tendo disabores.
Em tempo: nossa mídia não fez alarde, mas nunca se viu na Alemanha tanto furto de aparelhos de som, de automóveis, como na última Copa do mundo, exatamente onde estavam brasileiros, e olhe grande parte não era "pé de chinelo".
Colhemos aquilo que plantamos...
2007-03-14 13:12:21
·
answer #3
·
answered by Gilberto C 5
·
1⤊
0⤋
Dan@,
Querida o que posso dar como testemunho pois, eu moro na Europa há muito anos, a imagem do brasileiro é muito ruim em geral.
Como o comportamento dos imigrantes de um modo geral não condiz com a cultura do local, estas pessoas não são bem vindos, cada pais tem seus próprios problemas para ter que assumir também o dos outros.
O que posso te dizer sobre estas reportagens é que tem algo que não foi dito de verdade, porque vejo pessoas educadas que viajam para europa e são brasileiras que são muito bem recebidas, convivo no meio dos diplomatas e vejo os problemas de nossas Embaixadas ( não são pessoas ricas, alguns de nossos ricos são muito prepotentes, acham que para eles tudo é permitido).
Tudo depende muito do seu comportamento e postura em um País estrangeiro.
O mundo não é o Brasil que tudo se pode e quando se erra fica-se em puni!!
Na europa e nos Estados Unidos existe um Estado de Lei.
♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ Um abraço! ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪
2007-03-12 19:33:29
·
answer #4
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
1⤊
0⤋
naum li e te respondo....brincadeirinha.....depois vou ler juro...mas na minha opiniaum eles estaum mais ou menos certos com esse procedimento...vamû ser sincero...sinceridade mesmo...a maioria das mulheres que viajam para paises de primeiro mundo, a primeria coisa que tem em mente é se prostituirem, se naum for a primeira é a segunda, para depois voltarem cheia da grana com ares de quem trabalhou muito duro como imigrante ilegal no primeiro mundo....pode me xingar...pode protestar...mas que é verdade é.....mas naum fique muito preocupada com a nossa denegrida imagem e injustiças cometidas contra nos no exterior, fique mais preocupada com o que esta acontecendo aqui, veja o a imagem que nos temos no exterior realmente como uma imagem ou um espelho como preferir...pessoas de bom senso e com algum discernimento naum saem por ai reclamando com o espelho quando a imagem refletida nele é desagradavel, afinal ele é só um espelho e reflete fielmente o que tem frente a ele, naum adianta limpar o espelho temos que limpar a nossa cara...isso seria mais sensato...mas leia isso abaixo:
Se voce quer fazer parte de um incipiente grupo de trabalho para elaboraçao de projetos de lei de iniciativa popular que ajudem a combater as falhas estruturais de nossa legislaçao que nada mais fazem que incentivar e promover a criminalidade e a impunidade, e acabar com a imunidade parlamentar e com o expediente dos politicos "pularem" de um cargo eletivo para outro sem terminar o seu mandato
conecte-se com
billysambava@hotmail.com
e/ou
billysambava@gmail.com
2007-03-12 17:26:19
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
colega esta e` a mais pura realidade !!! eu moro nos E.U.A. atualmente e olha ja hgouve casos de algumas maes da escola do meu filho ,me perguntar se eu andava de biquini tb , sabe `e cruel mas `e verdadeiro ,e o Brasil esqueca ! OU VC ACHA QUE AJUDOU DE ALGUMA MANEIRA BOA AQUELA PALHACADA DAQUELA MANIFESTACAO QUE FIZERAM PARA O BUSH ? E` LOGICO QUE NAO!!! SO PEGOU MAL PARA NOS BRASILEIROS ,PARA O BRASIL E PARA OS IMIGRANTES BRASILEIROS QUE SAO ENCARADOS COMO BURROS ,IGNORANTES E SUAS MULHERES COMO P..... FAZAR O QUE NE` ? ESTA E` APENAS AS CONSEQUENCIAS DOS DESMANDOS DA IGNORANCIA DO NOSSO POVO E DOS NOSSOS GOVERNANTES CORRUPTOS ............
2007-03-12 17:20:56
·
answer #6
·
answered by fafa 5
·
1⤊
0⤋
isso que dá lula ir visitar ditadores como kadhafi, chavez, fidel...o Brasil não fiscaliza suas fronteiras tbm, células terroristas em potencial estabelecidas no sul do país...falta de fiscalização nos aeroportos brasileiros, basicamente, qualquer um entra no país...e mais a leva de imigrantes ilegais que o brasil exporta, tudo contribui para o brasil ser mal-visto lá fora
2007-03-12 16:50:59
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Dana, o brasileiro estão mal visto lá fora
os escândalos políticos
piorou muito a imagem do Brasil
e o povo reelegendo isso
passamos atestado de otários
2007-03-12 16:12:34
·
answer #8
·
answered by Loid 5
·
1⤊
0⤋
eles estao apavorados com as bombas terroristas
e descontam nos turistas terceiro mundo
eu ja morei ilegal nos usa
mas entrei por baixo do pano
desembarcar em aeroporto é dor de cabeça
sugiro pra rico dizer pro hotel la
mandar alguem ir buscar no aeroporto
pra falar com o aduana
2007-03-12 16:11:35
·
answer #9
·
answered by jaderdavila 6
·
1⤊
0⤋
Infelizmente isto acontece mesmo! Mesmo nós que já moramos no exterior sofremos grande discriminação. Toda mulher brasileira é prostituta! Vc fala que é brasileira já estao te dando cantada! na verdade isso tudo é reflexo da corrupção idílica em que estpa afundado nosso país! O povo nao tem emprego, tem que imigrar para poder sobreviver! Aumenta cada vez mais o número de prostitutas brasileiras em toda parte do mundo... E isso por quê... Porque o povo brasileiro nçao tem lugar nem no seu próprio país! Nao tem dignidade no lugar que nasceu, como pode exigir dignidade do resto do mundo! O povo precisa acordar! basta de ser manipulado por políticos corruptos que nada fazem a nao ser em prol do próprio bolso! Vanmos boicotar as eleições! O povo precisa mostrar que nao está satisfeito!
2007-03-12 16:04:15
·
answer #10
·
answered by elidarolim 4
·
1⤊
0⤋