O Access é um produto da Microsoft que permite criar banco de dados de maneira rápida e fácil, para soluções de problemas simples que precisam trabalhar com cadastros, registros, etc. É uma versão vem simplificada e amigável dos tradicionais SGBD (Sistemas Gerenciador de Banco de Dados).
Basicamente, consistem em você utilizar uma tabela de dados, que pode ser criada com um assistente ou na guia Design. Nele você pode criar tabelas, relacionamentos, janelas de edição/inclusão de registros e consultas para gerar gráficos, relatórios impressos e diversas outras soluções para escritório....
Exemplo:
Cadastro de clientes
Pedidos
Compras
Estoque
Relatório de clientes, fornecedores e produtos
Lista de produtos do estoque em baixa
Tabela de preços.
Etc..........
2007-03-12 07:56:27
·
answer #1
·
answered by Ricardo 3
·
8⤊
1⤋
O Microsoft Access é um sistema simples de banco de dados. Um banco de dados é um tipo especial de arquivo que permite armazenar informações de forma organizada.
Exemplos:
- Lista telefônica (contendo nomes, endereços, e-mails)
- Cadastro de clientes (contendo nome, endereço, telefone, CPF, RG)
Este tipo de informação poderia simplesmente ser armazenada em uma tabela em um arquivo do Word ou do Excel, mas um sistema de banco de dados é bem mais poderoso do que isso. Com o Access, por exemplo, você poderia desenvolver um pequeno sistema de controle comercial, composto de várias tabelas diferentes e interligadas:
- Tabela de clientes
- Tabela de produtos com controle de estoque
- Tabela de pedidos (interligada à tabela de clientes e de produtos)
Além disso com um sistema de banco de dados é possível desenvolver relatórios para analisar os dados contidos nele.
O Access possui estes e outros recursos e eles são apresentados de forma bem simples.
2007-03-12 09:11:25
·
answer #2
·
answered by denisgomes 7
·
3⤊
1⤋
Para banco de dados. Através dele vc pode criar uma tabela para cadastrar, por exemplo, os filmes de uma locadora de video. mas existem outras linguagens muito mais sofisticadas para isso.
2007-03-12 07:51:11
·
answer #3
·
answered by Tiago R 1
·
1⤊
0⤋
ótimo programa para criação de dados
2015-03-31 07:57:20
·
answer #4
·
answered by ? 2
·
0⤊
0⤋
O Access da Microsoft é um SGBD - Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados.
Em termos gerais você usa o Access para armazenar dados (cadastros p. ex.) e recuperar informações (como listas, tabelas, gráficos...).
2007-03-12 08:56:24
·
answer #5
·
answered by orion 4
·
1⤊
1⤋
sei la eu
2007-03-12 07:58:04
·
answer #6
·
answered by darlin h 1
·
2⤊
6⤋
O Microsoft Access (nome completo Microsoft Office Access), também conhecido por MSAccess, é um sistema relacional de administração de banco de dados da Microsoft, incluído no pacote do Microsoft Office Professional, que combina o Microsoft Jet Database Engine com uma interface de usuário gráfica (graphical user interface). Ele permite o desenvolvimento rápido de aplicações que envolvem tanto a modelagem e estrutura de dados como também a interface a ser utilizada pelos usuários.
Microsoft Access é capaz de usar dados guardados em Access/Jet, Microsoft SQL Server, Oracle, ou qualquer recipiente de dados compatível com ODBC. Desenvolvedores de software e arquitetos de dados experientes costumam usá-lo para desenvolver complexos e potentes programas de aplicação.
O desenvolvimento da estrutura de dados se dá de forma muito intuitiva, bastando que o desenvolvedor possua conhecimetos básicos em modelagem de dados e lógica de programação.
Programadores relativamente inexperientes e usuários determinados podem usá-lo para construir aplicações simples, sem a necessidade de utilizar ferramentas desconhecidas. O programa oferece suporte substancial para técnicas de orientação-objeto (OO), porém não chega a ser uma ferramenta completa de desenvolvimento OO.
Microsoft Access também foi o nome de um programa de comunicação da Microsoft, destinado à competir com ProComm e outros programas. Essa versão provou ser um fracasso e foi abandonada. Anos depois a Microsoft reusou o nome para o seu programa de banco de dados.
Um dos benefícios do Access do ponto de vista do programador é sua relativa compatibilidade com o SQL – buscas podem ser visualizadas e editadas como sendo indicações de SQL, e estes por sua parte podem ser usados diretamente em Macros e Módulos VBA para manipular tabelas do próprio Access. Usuários podem misturar e usar ao mesmo tempo VBA e Macros para formulários de programação e lógica, além de serem oferecidos possibilidades com técnicas de orientação-objeto.
O escritor de relatórios do Access, mesmo sendo capaz da criação sofisticada de relatórios, não é tão potente quanto outro escritor de relatórios de dados – Crystal Reports. MSDE (Microsoft SQL Server Desktop Engine) 2000, a mini-versão do MS SQL Server 2000, é incluído com a edição de desenvolvedor do Office XP e pode ser usado ao lado do Access como uma alternativa ao Jet Database Engine.
Versões anteriores do MSDE e do Microsoft Exchange Server de fato usam o motor do Jet para lidar com volumes elevados de dados e inserir uma camada de aplicação "falsa" para as aplicações que se encontram acima dela. A falta de conhecimento à respeito deste fato têm contribuído à uma desmerecida falta de respeito quanto à família de produtos Access/Jet, particularmente quando se diz respeito a projetos de "grande porte".)
A função "cortar e colar"(cut and paste) do Access pode torná-lo uma ferramenta útil para a conexão entre diversos bancos de dados (por exemplo, entre o Oracle e o Microsoft SQL Server durante conversões de dados ou bancos de dados).
Access disponibiliza várias funções de exportação e importação (import and export), que permitem a integração entre o Windows e outras aplicações de plataforma, muitas das quais podem ser executadas dentro das próprias aplicações ou manualmente pelo usuário. Serve, como exemplo, o bastante compacto formato SNP para a compartilhação de relatórios perfeitamente formatados entre usuários que não dispõem de uma versão completa do Access.
Diferentemente dos RDBMS completos, o motor de banco de dados Jet da Microsoft não dispõe de gatilhos de bancos de dados e procedimentos armazenados (stored procedures).
A partir do MS Access 2000 (Jet 4.0), há um sintaxe que permite a criação de pedidos de busca com parâmetros, semelhante à criação de procedimentos armazenados, porém tais procedimentos são limitados à uma declaração por procedimento. [1]
O Microsoft Access permite que formulários contenham códigos que são ativados à medida que mudanças são feitas à uma tabela subjacente (contanto que as modificações são feitas apenas com aquele formulário), e é comum usar buscas "pass-through" e utras técnicas no Access para ativar procedimentos armazenados em RDBMSs que suportam este tipo de sistema.
Em arquivos de projeto de banco de dados do Access ADP (suportado em MS Access 2000 e adiante), as ferramentas relacionadas aos bancos de dados são completamente diferentes, uma vez que este tipo de arquivo é conectado ao MSDE ou ao Microsoft SQL Server, ao invés de usar o motor Jet. Deste modo, ele suporta a criação de quase qualquer objeto no servidor subjacente (tabelas com restrições e gatilhos, visualizações, procedimentos armazenados e UDF's).
Contudo apenas formulários, relatórios, macros e módulos são armazenados no arquivo ADP (outros objetos são armazenados no banco de dados "back end").
2007-03-12 08:05:09
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
5⤋
Para ter acesso a alguma coisa.
Beijos
2007-03-12 07:50:54
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
9⤋