A questão epistemológica que se levanta é da maior relevância científica e do maior interesse sociológico. Em síntese, não e apenas através das verbalizações que o homem procura representar a realidade: ele o faz até mesmo pela maneira como se dispõe territorialmente, face a essa realidade. E suas formas organizacionais da vida social, além de mediações empíricas, são portadoras de uma ideologia implícita, que forma um arcabouço interno quase disfarçado se não fora a agudeza de penetração do espírito científico do investigador sustentador virtual do sistema social. É necessário um método apurado, tal como desenvolveu Durkheim, para que se possa ver, descrever e, o que e mais importante do ponto de vista científico, classificar a(s) realidade(s). Essa nos parece uma das mais notáveis contribuições científicas da Sociologia, cujos méritos devem ser prioritariamente creditados a Durkheim.
GESTÃO DE PESSOAS
A Gestão de Pessoas vem passando por um amplo processo de transformação, na medida em que os sistemas tradicionalmente utilizados como referencial - centrados em cargos - vem demonstrando fragilidades diante do ambiente turbulento e mutável pelo qual vem passando as organizações.
No contexto em que mudanças ocorrem a todo o momento, a organização precisa estar alinhada em torno de definições estratégicas claras, sustentadas por uma gestão com amplo envolvimento e participação.Uma organização que pretende ter de si mesma uma visão estratégica precisa levar em conta que há um fluxo de conhecimentos que afeta a produção como um todo.
É preciso, portanto, estabelecer um compromisso com a força de trabalho, baseado em respeito mútuo em uma comunicação aberta, ou seja, com o envolvimento dos clientes internos e externos.
O momento atual exige ampla transformação, uma nova "filosofia de gestão", o que implica uma grande mudança no paradigma anterior.
Torna-se fundamental ao gestor aprender a criar novas formas organizacionais em torno de equipes e processo.
As duas formas principais de modelos de sucesso atualmente é a GESTÃO POR COMPETÊNCIAS E O DESENVOLVIMENTO DE VERDADEIROS LÍDERES que vamos discorrer a seguir:
Ao estabelecer um modelo de gestão por competências, faz-se necessário adotar algumas atitudes básicas relacionadas as ações gerenciais:
1. Conscientização de que cada tipo de organização necessita de pessoas com perfis específicos e que cada posto de trabalho existente na empresa tem características próprias e deve ser ocupado por profissionais que apresentem um determinado perfil de competências.
2. Reconhecimento de que aqueles que ocupam funções de liderança são responsáveis pela oferta de oportunidades que permitam o desenvolvimento e a aquisição de novas competências.
3. Crença de que sempre haverá a demanda para o desenvolvimento de novas competências e o que hoje é exigido para a boa execução de um trabalho, poderá agregar novas exigências amanhã.
Estas premissas devem ser difundidas até que façam parte da cultura geral e serem internalizadas nas atitudes e comportamento de todos.
DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA
A arte de saber delegar é cada vez mais uma necessidade dentro de uma organização, nomeadamente no que se refere à sua gestão.
CONCLUSÃO
A relação entre o método positivista e a gestão de pessoas está na capacidade de em ambos os métodos o líder ou gestor ou indivíduo apropriar-se da visão periférica que ocupa, isto é, a visão do todo, ou do conjunto mais amplo para focalizar qual o método de atuação melhor se apropria para o relacionamento humano e o entendimento dos fatos e problemas ocorridos no seu contexto. De forma conjunta, de forma planejada e eficaz.
Abcs
MARCIO LANDIN
2007-03-12 13:11:47
·
answer #1
·
answered by ÍNDIO 7
·
0⤊
0⤋
Interessante.
2007-03-12 19:37:01
·
answer #2
·
answered by pangea t 5
·
0⤊
0⤋
Isa, podemos dizer que o método positivista, ou durkheimiano, teve suas idéias difundidas a partir do séc. XIX pelo seu fundador August Comte, autor da célebre frase "Ordem e Progresso". Basicamente, o positivismo observa a sociedade a partir de conceitos naturais, ou seja, analisa fatos sociais como sendo "coisas", por exemplo, na corrente positivista, o suicídio é um fato natural, pois existe em todas as sociedades.
O positivismo vai perdendo sua influência a partir do séc. XX, cedendo espaço para novas teorias, como a marxiana, por exemplo, que vai entender a sociedade a partir da divisão de classes - proprietários e não proprietários dos meios de produção, sendo que dentro da sociedade capitalista, a primeira classe tem sua mão de obra explorada pela segunda.
A gestão de pessoas busca amenizar conflitos entre ambas as partes de forma a gerar uma relação harmoniosa dentro da organização, com o objetivo, é claro, de obter lucro. Daí a crítica existente ao conceito "gestão de pessoas", que busca reprimir a luta de classes existente.
2007-03-12 17:16:57
·
answer #3
·
answered by Thalita 1
·
0⤊
0⤋
gestão de pesoas?adminitrar pessoal? gente?
chicote em uma mão e torrão de açucar na outra; não falha; vacilou chicote no lombo, acuou dá um torraozinho de açucar que fica feliz, manso e melhor pra conversar e ensinar.
2007-03-12 14:45:27
·
answer #4
·
answered by lcmvip 5
·
0⤊
0⤋