English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Ou se existe época para o plantio das castanhas?

2007-03-12 06:24:54 · 3 respostas · perguntado por Lizete M 1 em Casa e Jardim Jardinagem e Paisagismo

3 respostas

Aprenda como cultivar a castanha-do-Brasil e onde obter as sementes

Assunto
Agricultura e Pecuária

Palavras-chave
Castanha-do-Brasil, castanha-do-Pará, castanha-da-Amazônia, cultivo, sementes.

Identificação da demanda
Como se cultiva a castanha-do-Brasil e onde pode-se obter as sementes?

Solução apresentada
Introdução
A castanha do Brasil (Bertholletia Excelsea H. B.K. Lecythidaceae) também é conhecida como castanha-do-pará e castanha-da-amazônia. Trata-se de uma árvore intimamente ligada à cultura das populações tradicionais da Amazônia. Seus produtos e sub - produtos são utilizados há várias gerações, como fonte de alimentação e renda. A castanha é encontrada nas matas de terra firme em vários países da Amazônia. Uma castanheira pode atingir facilmente a altura de 50 metros e 2 metros de diâmetro na base, com idade estimada entre 800 e 1200 anos. O fruto da castanha se chama ouriço, pesa cerca de um quilo e pode conter de 15 a 24 sementes. Além de calórica, a amêndoa da castanha possui cálcio, fósforo, magnésio, potássio, cobre, vitamina A, B1, B2 e C. Quando desidratada, a amêndoa da castanha possui 17% de proteína, cerca de cinco vezes mais do que o conteúdo calórico do leite de vaca in natura.

Processo Produtivo
A castanha-do-Brasil é uma espécie encontrada principalmente em solos pobres, bem estruturados e drenados, argilosos ou argiloso-arenosos, sendo que sua maior ocorrência é nos solos de textura média e pesada. Não é encontrada em áreas com drenagem deficiente nem em solos excessivamente compactados, dando-se bem em terras firmes e altas. Vegeta naturalmente em clima quente e úmido. Ocorre em áreas onde a precipitação média varia de 1400 a 2800 mm/ano, e onde existe um déficit de balanço de água por 2-5 meses. A produção de castanha é totalmente extrativista e ocorre no período das chuvas, no inverno amazonense, que vai de dezembro a junho, com possíveis variações. Como dependem do ritmo da floresta, os trabalhadores extrativistas são obrigados a ficar durante vários meses dentro da mata para aproveitar os períodos produtivos. Durante a estadia na mata, os extrativistas utilizam querosene, óleo, sal, botas, facões, açúcar, farinha e outros produtos.

Cultivo
O plantio das sementes, mudas ou enxertos em covas profundas e solo bem adubado, é feito na estação chuvosa. As castanheiras preferem regiões de clima quente e úmido; são cultivadas em pomares domésticos de todo o país, frutificando normalmente até São Paulo.
Um dos maiores problemas para a formação de mudas está relacionada à germinação da semente da castanheira, ocorrendo normalmente de 12 a 18 meses após a semeadura. Com o avanço das pesquisas é possível indicar, nos dias atuais, três processos diferentes de formação de mudas de castanheira:

1) Semeadura com sementes com tegumento;
2) Semeadura com sementes com tegumento escarificado (esmerilhado);
3) Semeadura de sementes sem tegumento.

O processo mais eficiente é o da semeadura de sementes sem tegumento, o qual requer um trabalho mais cuidadoso na retirada de tegumento, mas que possibilita uma germinação de 70% com apenas 3 meses de semeadura.

A fim de que o processo de retirada do tegumento seja facilitado, deve - se colocar as sementes em água por um período de 48 horas. Em seguida deve-se utilizar uma prensa apenas para trincar o tegumento, sendo que o descasque total pode ser feito com um alicate especial, com a ponta semelhante ao bico do papagaio ou empregando um canivete comum. No momento de descascar, utilizar a faca ou canivete, com muito cuidado, para que apenas seja rachada a casca ou tegumento da semente. Após, proceder à retirada total da casca utilizando um alicate ou estilete. Prestar atenção para não danificar a amêndoa, evitando assim o comprometimento do crescimento da muda.

As sementes oleaginosas têm grande susceptibilidade a fungos, exigindo controle da umidade da sementeira e tratamento com fungicida. Recomenda-se, portanto, tratar as sementes com uma solução de fungicida a base de propiconazole na concentração de 0,2% (2 g do produto em 1 litro de água), durante 90 minutos, com agitação a cada 10 minutos. As sementes após o uso do fungicida devem ser secadas à sombra, de preferência em papel jornal, durante duas horas. Selecionam-se então as mesmas, eliminando aquelas que apresentaram rachaduras durante o descascamento.

Sementeira
A sementeira que deve ser usada é a suspensa, feita de madeira, com caixa na altura de 1 m acima do solo, sendo que a mesma pode ser construída embaixo de um ripado com 50% de sombra, ou ter cobertura própria (Fig. 1).Com o objetivo de prevenir o ataque de roedores utiliza-se uma saia de lata nas perna-mancas verticais da sementeira, na altura de 50 cm a partir do solo, e cobre-se com uma tela de arame toda a extensão da caixa da sementeira. Como substrato utilizar areia lavada, colocando a mesma e espalhando com as mãos ou uma ripa, sem prensar, nivelando e regando após a colocação.

Semeadura
O semeio deve ser considerado uma das etapas mais importantes, deitando-se as sementes sob a areia colocando o polo radicular de onde se originará a raiz (parte mais grossa) voltada para baixo, e o caulicar a uma profundidade de 1 cm da superfície do substrato, e quando existir dúvida sobre o lado do polo radicular colocar a semente na posição horizontal. A rega deve ser feita logo em seguida, repetindo a cada dois dias, ou segundo seja necessário.

Germinação
As sementes iniciam a germinação 10 dias após a semeadura, podendo se estender até cinco meses, sendo que aos 80 dias já ocorreu 70% da germinação.
----------------------------------

beijinhos

2007-03-13 01:00:20 · answer #1 · answered by Leyloca 6 · 0 0

O fruto da castanheira (do Pará), chamado de ouriço, abriga sementes ricas em gordura e nutrientes em seu interior. No entanto, sua casca é tão dura que é impossível de ser aberta pela maioria dos animais. Porém, um pequeno mamífero de dentes fortes é capaz de fazer um buraco nessa armadura impenetrável. A cutia pode encontrar até 30 castanhas lá dentro, o que é muito para comer de uma vez só. As sobras são enterradas na terra, para uma refeição posterior. Mas a memória do pequeno roedor não é perfeita: algumas sementes são esquecidas no solo da floresta amazônica e darão origem a uma nova geração. O ouriço é deixado no chão e, quando começa a temporada de chuvas, se enche de água – a partir do buraco deixado pela cutia – e se transforma em um berçário para sapos e insetos. Nada é desperdiçado

2015-12-02 03:35:12 · answer #2 · answered by rafael 1 · 0 0

Oi Lizete
Infelizmente nenhuma resposta será válida. É preciso saber a que espécie você se refere. Existe um número enorme de espécies que produzem castanhas. Praticamente todas recebem o nome de castanheira.
Na minha opinião, você deve fazer outra pergunta com mais informações sobre a espécie.

Abraços

.

2007-03-12 09:18:50 · answer #3 · answered by Xulliann 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers