Ok, vc quer moleza, né? Vou te ajudar:
Respostas:
26: IGREJA
27: As primeiras manifestações da literatura portuguesa são em verso, datam do séc. XII e estão reunidas em três colectâneas: o Cancioneiro da Ajuda (séc. XIII), o Cancioneiro da Vaticana e o Cancioneiro da Biblioteca Nacional (sendo estes cópias de textos mais tardios).Os primeiros poetas são João Soares de Paiva e Paio Soares de Taveirós, sendo da autoria deste último a célebre «Cantiga da Garvaia».
Remetendo, nas suas origens, para a tradição oral, esta produção lírica é difundida por trovadores (poetas) e segréis (instrumentistas) e jograis.
Pensa-se que o lirismo medieval sofre a inspiração latina mas se fortalece em poesia popular, estabelecendo as «harjas» moçárabes uma ligação à poesia românica, muito especialmente às cantigas de amigo.Quanto à ficção, se pusermos de lado os textos em prosa de feição historiográfica, nomeadamente os que se constroem em torno da figura de D. Afonso Henriques (Crónica Geral de Espanha de 1344 e Crónicas Breves de Santa Cruz de Coimbra, IV), há traduções de obras de matéria da Bretanha (um ciclo da Demanda do Santo Graal, e outro de José de Arimateia) e textos de cariz religioso e edificante (Boosco Deleytoso e Horto do Esposo, sécs. XIV e XV), além de prosa doutrinal, que encontra na família de Avis, no séc. XV, expoentes notáveis: O Livro da Montaria de D. João I, sobre a arte e os prazeres da caça; A Ensinança de Bem Cavalgar Toda a Sela e Leal Conselheiro, sobre a arte de montar e sobre a ética e a prática da vida quotidiana, respectivamente, de D. Duarte; e Virtuosa Benfeitoria, adaptação de Séneca sobre os benefícios dos nobres, do Infante D. Pedro).
Mas é o Amadis de Gaula que marca com relevância a ficção da época. Editado em Saragoça em 1508, o texto é, ao que parece, subsidiário de um texto português do séc. XV. Novela de cavalaria, com entrecho amoroso e guerreiro que obedece ao melhor das convenções do género, salienta-se por um esboçar de realismo em pormenores da acção e da incipiente psicologia e, sobretudo, pela atmosfera de sensualidade que une o par amoroso.
Ainda hoje se mantém hesitante a atribuição da sua autoria, quer para o lado português, quer para o lado espanhol, sendo certo que se trata de uma obra-prima da ficção peninsular.
28: TROVADORISMO http://www.graudez.com.br/literatura/trovadorismo.html
29: Paio de Soares Taveirós é o autor de Cantiga da Ribeirinha, ou Cantiga Guarvaia (o mais antigo texto do Trovadorismo português).
30: Cantiga Guarvaia
Espero ter te ajudado amigo, eu sou formada em Letras, por isso entendo bem disso...Sorte pra vc!!!
2007-03-12 06:38:08
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Primeiro..sua pergunta se intitula como portugues qnd na verdade é sobre literatura..o.O
E se isso é um trab escolar deverias fazer uma pesquisa séria!
Mas vamos tentar..na idade média a igreja detinha o poder sobre a cultura, todos os livros(o acervo cultural) estavam em poder da igreja.
Sobre o texto que deu origem a literatura portuguesa, alguem ai respondeu Lusiadas de Camões, porem lusiadas é datada de 1572, da escola Classicista, e esta não foi a primeira escola literária portuguesa, as primeiras manifestações da literatura portuguesa são em verso, datam do séc. XII(muito antes dos Lusiadas) e estão reunidas em três colectâneas: o Cancioneiro da Ajuda (séc. XIII), o Cancioneiro da Vaticana e o Cancioneiro da Biblioteca Nacional (sendo estes cópias de textos mais tardios).
Os primeiros poetas são João Soares de Paiva e Paio Soares de Taveirós.
As demais realmente não sei.
Bye
2007-03-12 07:18:48
·
answer #2
·
answered by Jenny Jen 4
·
1⤊
0⤋