PROPORCIONALIDADE DAS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
Para Fayol existe uma proporcionalidade da função administrativa, isto é, ela se reparte por todos os níveis da hierarquia da empresa e não é privativa da alta cúpula. Em outros termos, a função administrativa não se concentra exclusivamente no topo da empresa, nem é privilégio dos diretores, mas é distribuída proporcionalmente entre todos os níveis hierárquicos. À medida que se desce na escala hierárquica, mais aumenta a proporção das outras funções da empresa e, à medida que se sobe na escala hierárquica, mais aumenta a extensão e o volume das funções administrativas.
Diz Fayol que, em todos os tipos de empresas, a capacidade essencial das pessoas situadas nos níveis inferiores é a capacidade profissional característica da empresa e a capacidade essencial dos grandes chefes é a capacidade administrativa.
Suas conclusões são as seguintes.
a) A capacidade principal de um operário é a capacidade técnica.
b) À medida que se eleva na escala hierárquica, a importância relativa da capacidade administrativa aumenta, enquanto a da capacidade técnica diminui. A equivalência entre capacidades se estabelece no nível do terceiro ou do quarto grau da hierarquia.
c) A capacidade principal do diretor é a capacidade administrativa. Quanto mais elevado o nível hierárquico do diretor, mais essa capacidade domina.
d) As capacidades comercial, financeira, de segurança e contabilidade têm máxima importância para os agentes do 5 ou 6 grau hierárquico. À medida que se sobe, a importância relativa dessas capacidades, no valor de cada categoria de agentes, diminui e tende a nivelar-se.
e) A partir do 4 ou 5 grau hierárquico, o coeficiente aumenta à custa dos das outras funções que diminuem.
2007-03-13 05:19:46
·
answer #1
·
answered by sandra d 5
·
0⤊
0⤋