Therapsida ou terapsídeos, conhecidos também como répteis mamaliformes, formam uma ordem da classe Synapsida (sinapsídeos). Os terapsídeos são os ancestrais dos mamíferos.
Os terapsídeos surgiram no período Permiano, no final da era Paleozóica, sendo descendentes dos répteis pelicossauros (Pelycosauria). Muitas espécies desapareceram no evento de extinção em massa ocorrido no fim do período Permiano, mas as espécies sobreviventes conseguiram se adaptar e alcançaram seu apogeu no período Triássico, já na era Mesozóica, quando dominaram o ambiente terrestre e se espalharam pela Pangea, ocupando muitos nichos ecológicos e dando origem a muitas novas espécies. Contudo, ao final do Triássico, houve uma outra grande extinção e os terapsídeos praticamente desapareceram e foram substituídos como grupo dominante pelos emergentes dinossauros (com quem não tinham parentesco direto). Algumas poucas espécies perduraram até o final do período Cretáceo, quando enfim desapareceram.
Os terapsídeos possuíam características similares aos mamíferos. Entre elas se destacam a heterodontia (variações no formato dos dentes); mecanismos de regulação da temperatura (homeotermia) e em algumas espécies mais evoluídas, presença de pêlos. Os mamíferos surgiram a partir de espécies da subordem Cynodontia, no período Triássico.
Ao contrário dos dinossauros, os terapsídeos são pouco conhecidos do público em geral, mesmo sendo os ancestrais diretos dos mamíferos e tendo um registro paleontológico bastante completo.
2007-03-12 04:07:39
·
answer #1
·
answered by tiago farias 4
·
2⤊
2⤋
O consumo do leite materno pelos infantes se desenvolveu junto com o desenvolvimento mamario das fêmeas.
O início se dá com os marsupiais, que permitiram uma continuação da vida uterina após o nascimento em um ambiente próprio instalado na mãe. Se a evolução desenvolveu o cordão umbilical, de forma semelhante desenvolveu as mamas, vertendo substâncias nutritivas a um tecido especial, semelhante ao adiposo.
É difícil de acreditar, mas não é pra acreditar mesmo. É pra duvidar, e assim chegar a resultados mais próximos da realidade
2007-03-12 07:52:01
·
answer #2
·
answered by Guilherme d 2
·
1⤊
0⤋
Olá Carlos..
Primeiramente,você precisa entender os ciclos da evolução animal (PANGEA),pois somos oriundos de bactérias extraterrestres que aqui chegaram nos primórdios da "criação",bactérias essas que chegaram de carona em meteoritos vindos de outros planetas e até galáxias, chegando a terra encontrando o CAOS (temperatura e umidade extremamente alta em uma calda de 70% de h2o deu se inicio ao que hoje existe como vida
(animal,vegetal,mineral e fungica.) e na classificação animal temos os viviparos,ovíparos e oviviparos, a sua pergunta se encaixa no primeiro caso,
Nos ovíparos e oviviparos os filhotes já nascem com seu alimento inicial pois não foram gestados dentro das mães e conseqüentemente não teve vinculo entre mãe e cria..
No caso dos animais mamíferos,as crias são geradas diretamente ligadas ao organismo da mãe alimentando-se de vitaminas e proteínas direto do sangue da mãe, o mesmo sangue que após o nascimento passara pelas glândulas mamarias para se transformar em leite, por isto nas primeiras mamadas o leite tem gosto de sangue (COLOSTRO),para que o filhote se acostume....
Um abraço....
2007-03-19 12:40:23
·
answer #3
·
answered by josemaurocigano 1
·
0⤊
0⤋
De uma regiao onde existem muitos mamoes.
2007-03-18 18:53:55
·
answer #4
·
answered by Meg 1
·
0⤊
0⤋
Vc. faz duas perguntas (2 em 1):
Vamos a ver se consigo responder em poucas palavras, o que não é fácil:
Com a extinção dos dinossauros, há cerca de 65 milhões de anos, o rumo da evolução foi modificado, abrindo caminho para a multiplicação da classe mais evoluída de vertebrados, os mamíferos (possuidores de mamas).
Durante toda a era dos répteis, pequenos mamíferos conviveram com os dinossauros. Os espaços vazios que eles podiam ocupar eram muito poucos, pois os habitats terrestres estavam cheios de grandes répteis. Somente após o desaparecimento dos dinossauros, os mamíferos puderam, enfim, apossar-se dos locais que ficaram vazios.
Assim, eles conseguiram evoluir e aumentar, progressivamente, o número de espécies até chegar à grande diversidade que hoje conhecemos.
Na verdade, se os dinossauros não tivessem sido extintos, os mamíferos não teriam tomado posse da Terra e, provavelmente, os seres humanos não teriam existido.
Nem todos os mamíferos possuem placenta.
Como exemplo, podemos citar o ornitorrinco e a équidna, pertencentes a um grupo de mamíferos que põem ovos, no entanto as suas células peitorais produzem leite com que alimentam as crias nos primeiros dias de vida.
Um outro caso especial é o grupo dos cangurus.
As fêmeas destes animais possuem uma bolsa chamada marsúpio, e nelas se destacam pequenas células cilíndricas que produzem leite para as suas micro crias.
Digamos que as mamas das fêmeas evoluíram a partir do tecido epitelial das fêmeas por acção de hormonas femininas.
As hormonas esteróides sexuais femininas, principalmente o estrogénio, desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das glândulas mamárias dos mamíferos.
Há cerca de 70 milhões de anos viveu um pequeno animal, insectívoro, placentário e com o corpo coberto de pêlos, chamado Boreoeutherian ancestral.
Dele evoluíram diversos animais, pois tem semelhanças filogenéticas com diversos animais.
Os cientistas estão tentando extrair o seu genoma de forma a reconstruí-lo, pois pretendem «rebobinar» a sua evolução.
O importante desta descoberta é que Charles Robert Darwin já havia descrito, um mamífero insectívoro, que estaria na base evolutiva da «árvore» filogenética de onde iria surgir, mais tarde, o ramo hominídea.
A Teoria da Evolução vem sendo comprovada cientificamente, e, a partir de 1984, com a descoberta e síntese do ADN, tornaram válidas as conjecturas do cientista que também apontava para a África o ancestral primitivo do homem, o Australopithecus bosei, Leakey.
Os Estados Unidos da América do Norte em 1925 proibiu o estudo da «Evolução» nas escolas e o resultado foi verificar que a URSS conseguia colocar em órbita o «Spoutnik» (trad =>«Olá») e os USA apenas conseguiam lançar «Kaputniks» que caíam (kaput) após uma ascensão máxima de 30 km.
Depois readmitiram o estudo da Teoria Evolucionista conseguiram novos avanços científicos e tecnológicos.
É evidente que isso incomoda e irrita de uma maneira «eficaz» todos os que vivem da exploração da ignorância (e do mêdo), e têm um púlpito, para dominicalmente lançarem a sua publicidade ridícula contra a ciência.
2007-03-17 14:18:06
·
answer #5
·
answered by António Nöel 5
·
0⤊
0⤋
As aves e os marsupiais. Os marsupiais são muito parecidos com os mamíferos, exceto por não terem leite e o final da gestação acontecer fora do útero da mãe. Uma grande prova de que os mamíferos também vieram das aves é o ornitorrinco, um mamífero com cloaca. Portanto as aves e os marsupiais evoluíram e se cruzaram para formar os mamíferos.
2007-03-16 16:08:13
·
answer #6
·
answered by Edson FJ 3
·
0⤊
0⤋
Anjo, não é que as mamas se desenvolveram justamente nesse momento, você? já ouviu falar em seleção natural? olha é mais ou menos assim: várias coisas diferentes se desenvolvem em um contexto ou hábitat, aquelas que se encaixarem melhor irão sobreviver e perpetuar.....
2007-03-13 02:22:36
·
answer #7
·
answered by Luma GM 1
·
0⤊
0⤋
das aves, que por sua vez vem dos répteis, que por sua vez vem dos anfíbios, que vem dos peixes,
2007-03-13 19:30:01
·
answer #8
·
answered by Athos F 2
·
0⤊
1⤋
Evolução ? O Charles Darwin era um bêbado retardado...evolução...kkkkk. Provem q existe evolução. Ninguém é obrigado a acreditar no criacionimos, mas acreditar em evolução é o fim da picada!! A teoria da evolução tem mais furos, sem explicação, que uma peneira!!
2007-03-12 07:38:16
·
answer #9
·
answered by SylvioS 4
·
1⤊
7⤋