English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Eu já fui a favor da maioridade penal de 16 anos, mas hoje refletindo me pergunto; em que isso vai ajudar? Será que os mandantes vão respeitar essa lei? Afinal, a maioria dos criminosos jovens são laranjas de adultos que os usam para cometer crimes.

2007-03-11 17:49:02 · 13 respostas · perguntado por Heitor Silveira 1 em Governo e Política Lei e Ética

13 respostas

Na realidade eu imagino o seguinte: reduzindo a maioridade penal para 16 anos, o que impede os "adultos" a aliciarem menores de 15, 14, 13 anos?
E aí onde isso vai parar?
Daqui a pouco um recém nascido vai ter que responder pelos seus atos!
Eu acredito que a melhor forma é punindo quem alicia menores!! Ou seja, aumentando a penalidade para quem se utiliza de menores...

bjs...
vivi, ♥

2007-03-11 17:55:55 · answer #1 · answered by vivi 5 · 3 0

A redução da maioridade penal não resolve nada. Pois vocês acham que os bandidos não vão aliciar crianças de 10,11,12,13,14,15, ou com menos idade? Essa gente não tem medo não, são barra pesada.
O que vai mudar essa situação é política de longo prazo. Como um programa de controle de natalidade rigoroso incluindo a legalização do aborto. Por que abortos são feitos todos os dias e é hipocrisia dizer que é crime. Crime é ver uma criança sem pai na rua, sem escola e sem perspectiva de um futuro melhor!
Outra ação para mudar isso é investimento pesado na educação, começando na Pre-escola, indo ao ensino fundamental e médio aí sim o ensino superior. Pois o governo faz o contrário começando no superior. Daqui a 5 anos vamos estar formando uma cambada de despreparados por falta de uma boa escola.
Terminando nos presídios brasileiros uns 90% não terninaram a escola, não tiveram a figura paterna, são extremamente pobres, não tiveram acompanhamento religioso de crença alguma, e a grande maioria são negros. Resumindo cadeia é coisa pra pobre, preto e ****.

2007-03-11 18:41:30 · answer #2 · answered by Cherry 1 · 3 0

Depois vão quere reduzir para 14,12,10,8...

2007-03-12 03:25:50 · answer #3 · answered by qqcoisa 6 · 2 0

é simples n vai ajudar em nada,a unica coisa q vai ajudar mesmo, vai ser quando as leis começarem a ser cumpridas e a impunidade acabar,fora isso n adianta vim com essas soluções ridiculas q n vai dar em nada, me surpreendo com a burrice dos politicos

2007-03-11 18:20:24 · answer #4 · answered by vandinha adams 2 · 2 0

Olá...

Sou a favor, mas para 16 anos, pois acredito que tais jovens já tem ciência tal qual adultos, mas não acredito que isso iria alterar a proporção da criminalidade. Talvez somente inibisse os maiores de indicarem os mais jovens para realizar o delito, todavia os jovens de 14 anos já são aliciados. Enfim, acho que a validade prática seria mínima no que se relaciona a prevenção.

1º) Imputabilidade penal => Qualquer alteração tem que ser vista com a devida cautela. Por exemplo: O direito de dirigir está atrelado a maioridade penal, isso também seria permitido?!;

2º) Quanto a pena de morte, instituir tais penas (pena de morte, prisão perpétua, trabalhos forçados, tortura, etc) é como retornar ao Código de Hamurabi e a Lei de Talião.

3º) A Lei pode não ser perfeita, mas se fosse cumprida, já seria uma grande coisa. Afinal, nenhuma lei será efetivamente aplicada, se todas não forem devidamente respeitadas em conjunto. Neste país as pessoas falam em alterar a lei como mudar de roupa... Mudam e mudam a lei e nada muda... Por quê será?!

B-jos para todos.

2007-03-12 04:06:31 · answer #5 · answered by Si 7 · 1 0

"Afinal, a maioria dos criminosos jovens são laranjas de adultos que os usam para cometer crimes."
ta ai a resposta.

2007-03-11 18:27:35 · answer #6 · answered by vaqueiro1971 5 · 1 0

Acho que não vai ajudar em nada, porque a criminalidade juvenil é uma questão muito mais complexa do que as pessoas preferem acreditar. Pôr a molecada na cadeia resolverá só uma pequena parte do problema, isso enquanto não fizermos nada para impedir que a própria sociedade crie novos jovens delinqüentes, que é o que acontece hoje. A violência no Brasil não é só uma questão de polícia. A solucão do problema depende de transformações profundas no nosso sistema educacional, na nossa estrutura socioeconômica e nos valores que a mídia, a escola e as famílias transmitem às crianças. Sem essas reformas de verdade, daqui a pouco a gente vai acabar querendo construir casas de detenção para recém-nascidos, sem conseguir, nem assim, fazer o nosso sistema de segurança pública funcionar.

2007-03-11 18:14:19 · answer #7 · answered by Drika 3 · 2 1

Não vai mudar em nada vão condenar ladrões que roubam no supermercado para comer junto com monstros como os que arrastaram o menino João Hélio.
Já disse isso e torno a dizer Enquanto o Brasil não se consientizar que um país sério se constroi através de um sistema educacional sólido e que toda a populção tenha acesso será sempre a Republica das Bananas.
Deixem de lado este imediatismo estupido e construam o um país decente a longo prazo senhores governantes.

2007-03-11 17:59:45 · answer #8 · answered by Anonymous · 2 1

eu acredito que a maioridade penal tem que ser a idade que cometeu o primeiro crime! se matou matou alguem e tem 16 anos, paga por isso... se soh tem 10 anos, matou do mesmo jeito..entao paga do mesmo jeito!!

2007-03-12 01:05:42 · answer #9 · answered by Lis 1 · 0 1

Plebiscito já para:
1. redução da maioridade penal para 12 anos ou menos (através de aplicação de teste psicológico para aferir a maturidade mental);
2. Pena de morte para crimes hediondos.

Na Alemanha um menor de 8 anos, foi condenado à prisão perpétua após cometer um crime hediondo e se verificar, através de teste de maturidade mental, que ele tinha maturidade apesar da pouca idade.

Devemos pressionar o governo para assegurar a Educação e as oportunidades de emprego para todos, mas isso produz efeito a longo prazo.

Devemos pressionar os Congressistas (dia e noite) para votar a redução da maioridade penal (não para 16 anos mas para 12 no máximo !!!!) e a instituição da pena de morte para crimes hediondos.

O ECA - Estatuto da criança e do adolescente é hoje uma cartilha para formar marginais. A certeza da impunidade leva ao crime. Temos que instituir o MEDO ou mesmo o PAVOR ao crime. Se o tal "DIMENÓ" souber que vai pagar com a vida o crime hediondo que praticar, ele não o cometerá.

Na Índia há muito mais MISÉRIA e ao mesmo tempo muito menos VIOLÊNCIA. Essa impunidade tem que acabar !!!

A defesa da prisão perpétua é uma falácia, pois mais cedo ou mais tarde ocorrerá a fuga do bandido ou a concessão de algum indulto.

Ao cometer o crime hediondo ele tem que saber que tirou o Passaporte para o Céu... ou talvez e mais provavelmente, para o INFERNO !!!!

É uma questão de opção !

2007-03-11 18:20:21 · answer #10 · answered by gattolocco 3 · 1 2

fedest.com, questions and answers