English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Tenho um filho com 10 anos e que já está com a sua sexualidade bem avançada. Ele já está na quinta série e noto que a cada dia suas curiosidades aumentam> Eu e seu pai já conversamos com ele a respeito, mas noto algum constrangimento de sua parte .Como fazer para que ele tire as suas dúvidas conosco e não com os amigos ? Gostaria que me indicassem algum livro para crianças nesta faixa etária e que trate deste assunto com naturalidade e de acordo com a sua idade, onde eu e o seu pai possamos ler juntos com ele e que ele não se sinta constranghido e aprenda com o tempo que isto é uma coisa natural e que tudo tem o seu tempo.

2007-03-11 13:37:04 · 5 respostas · perguntado por Help 4 em Família e Relacionamentos Outras - Família e Relacionamentos

5 respostas

Sexualidade infantil: Como esclarecer a curiosidade da criança sobre a sexualidade

Hoje em dia a sexualidade tem estado cada vez mais presente na televisão. Seja nas cenas de beijos intermináveis das novelas, na campanha para o uso da camisinha ou na polêmica sobre a clonagem humana.
Desta forma, rodeada de tanta informação surge a curiosidade da criança em relação à sexualidade. Alguns pais disfarçam e mudam de assunto, tudo para não responder às dúvidas. Outros pais estimulam achando engraçadinho ver crianças de 2, 3 anos se beijarem na boca, e fazem questão de perguntar: - Quem você namora na escola? Para Cristina Adadd de Figueiredo, psicóloga, a criança não deve ser estimulada para pensar em namoro. "Acho errado as creches que fazem até uma festa de dia dos namorados. As crianças tem que pensar em brincar, o namoro é exclusivo dos adultos. "
Cristina, diz que os pais devem esclarecer de maneira clara e simples a curiosidade sexual da criança na medida em que ela vai se dando. "Os pais muitas vezes, por ansiedade, disparam a falar além da necessidade. Por exemplo, quando uma criança pergunta de onde ela veio não quer dizer que ela queira saber detalhes do ato sexual em si. Uma reposta objetiva sobre o encontro do espermatozóide com o óvulo satisfaz sua curiosidade", diz ela.
É importante também que os pais não se refiram aos órgãos genitais utilizando apelidos ou expressões como "coisa" ou "lá embaixo" para substituir os termos corretos (pênis, vagina, útero, esperma). Isto pode acentuar a idéia de "proibição" relativa à sexualidade, o que é prejudicial ao desenvolvimento psicológico da criança.

Alguns livros que ajudam a responder as perguntas das crianças:
Papai, Mamãe e Eu
Marta Suplicy - Editora FTD. É um livro que fala do nascimento do bebê, masturbação com desenhos divertidos e informativos.

De onde vem os bebês
Andrew C. Andry e Steven Schepp - Editora José Olimpio. Sucesso em vários países, exatamente pelo seu valor educacional, interessa não apenas aos pais, educadores e a todos os que se sintam comprometido com esse grande pequeno mundo.

De onde viemos?
Arthur Robins, Peter Mayle, Paul Walter - Editora Nobel. Este livro é indicado para o público infantil, que está começando a ter dúvidas sobre sexo. São ilustrações e textos curtos, simples e diretos que explicam os fatos da vida, sem absurdos e sem folclore.

Fórum Bebê 2000

2007-03-11 13:51:15 · answer #1 · answered by doidinha da silva mãe teve alta 7 · 1 0

Abre o jogo pra ele ué...
Ele deve estar assim pq está vendo as mudanças em seu corpo e ninguem explica que aquilo é extremamente natural e que todo mundo, que é normal pelo menos, tem.
Tem que ser natural, não percam tempo e não tenham vergonha de falar. Senão ele irá aprender da pior maneira possivel que é da forma como vemos na sociedade.

É natural...todos os animais tem, precisam e tem que cuidar. Agora, também vamos falar sério...não permita-o que ele gere apego pelo corpo, ensine conceitos do que é castidade e ensine conceitos até mesmo que vai contra isso....Dê a ele as portas, ele escolherá o que quiser...

2007-03-11 13:49:30 · answer #2 · answered by ? 4 · 1 0

Amiga, acho que nesse caso, tudo o que os pais podem fazer é dar liberdade à criança para que ela pergunte tudo o que quiser saber. Não acho que seja produtivo que os pais chamem a criança para esse tipo de conversa, pois acabarão falando além do que a criança tem maturidade para entender. Os pais devem sempre se comportar como amigos, deixar bem claro para a criança sempre que eles são seus melhores amigos e que para eles devem contar todos os segredos e tirar todas as dúvidas sobre qualquer assunto. Fazendo assim, não haverá constrangimento por parte da criança. Ela se sentirá a vontade. Bem, pelo menos foi assim que eu fiz com minha filha. Boa sorte.

2007-03-11 13:48:23 · answer #3 · answered by lilinha32 7 · 0 0

Se vcs tratarem com naturalidade, ele vai ficar tranquilo. Mas pelo que percebi, vcs têm problemas em abordar a temática "SEXO". Mesmo que leiam, não vão administrar direito essa situação. O problema não é o menino, mas vcs.

2007-03-11 13:48:13 · answer #4 · answered by lidia_lua 4 · 0 0

Help, procure um psicologo para que êle possa orientá-la melhor. Ninguém melhor que um especialista para você ficar tranquila. Boa sorte

2007-03-11 13:47:14 · answer #5 · answered by Alberto Bento 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers