English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Alguns estudantes mineiros que estavam no exterior, mais propriamente na França procuraram o embaixador americano Thomas Jefferson para auxiliar o Brasil em armamentos, como a França havia ajudado os EUA na sua Independência. Porém como os EUA tinham negócios com Portugal essa ajuda nos foi negada. Posteriormente esse embaixador foi presidente nos EUA e continuou a nos dar as costas.

2007-03-11 13:15:55 · 6 respostas · perguntado por jacintopinta 2 em Governo e Política Política

6 respostas

Bom, sinceramente, eu desconheço. Pelo que me consta, o movimento de "Conjuração Mineira" não logrou êxito suficiente para fazer qualquer contato significativo com os americanos ou qualquer outro . Todavia, assim como é possível que tenha havido tal contato, se houve é perfeitamente compreensível que o governo norte-americano tenha negado auxílio a um movimento independentista na América portuguesa, e por uma razão muito simples: eles não tinham condições de ajudar.
É preciso ter em conta que os Estados Unidos do século XVIII pós-independência estava a "anos luz" de ser a superpotência que vc conhece hoje. Ao contrário, os Estados Unidos da América eram então um Estado frágil, mercantil e ainda sob a constante ameaça de recolonização forçada por parte da Corôa Britânica com a qual inclusive se viriam envolvidos num novo conflito pela posse de territórios ao Noroeste. Tivesse tal ajuda sido pedida à França, que já era naquele momento uma potência militar, esta ainda provavelmente teria sido recusada diante da crise em que se veu envolvida a monarquia dos Luíses agravada pelo déficit orçamentário gerado pelos altos custos do apoio à Revolução Americana.
Contudo, o governo dos Estados Unidos saiu na frente no reconhecimento da soberania dos novos países da América tão logo estes emanciparam-se de suas metrópoles. Inclusive, foi o primeiro a reconhecer a independência do Brasil, antes até de Portugal.
Abraço,

Clayton.


PS.: vc poderia ter citado a sua bibliografia, onde vc leu sobre isso?

2007-03-11 16:06:48 · answer #1 · answered by Lavs Deo! 7 · 2 0

Eles mal tinham conquistado sua indepedência, não poderiam enfrentar uma outra potência como Portugal que, além de tudo, era aliada da Inglaterra.

2007-03-11 13:23:40 · answer #2 · answered by M.M.D.C. 7 · 2 0

Acho certo não se meterem em outros países afinal de contas o problema não e deles !!! Assim como sou contra dos EUA ocuparem o Afeganistão e o Iraque !!

2007-03-11 13:20:59 · answer #3 · answered by romeojpa 6 · 2 0

Jacinto, eu nao sabia desta, talvez seja " especulacao estorica". Ainda que fosse verdade, os Estados Unidos tem como prioridade o seu povo, o que e diferente do que esta acontecendo no Brasil . A resposta do Clayton e muito informativa e muito sensata. Estamos passando p0or uma epoca de certa inrracionalidade em favor de uma propaganda antiamericana promovida pelos grandes viloes politicos. E uma pena que, como marionetes, individuos seguem a este grupo "vermelho" de uma forma totalmente insensata. Devemos estar em busca do bem estar do pais e investir em diplomacia. O Chavez, arrogante e vulgar, e responsavel pelomovimento anti America e promove compras de armas e apoia o trafego de drogas na America do Sul. Bjs da Gigi.

2007-03-11 16:20:41 · answer #4 · answered by Gigi 6 · 1 0

O mesmo aconteceu com a Cuba de Castro eles foram pedir dinheiro para os EUA e eles negaram, ai tem as conseqüências!!

2007-03-11 13:21:03 · answer #5 · answered by Os Okampas 7 · 0 0

Confesso que desconhecia esse detalhe histórico . Obrigado pela informação.

2007-03-11 13:20:02 · answer #6 · answered by STAN 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers