O Brasil é o maior produtor mundial de carrapichos, o que não significa que eles não existam em outras partes do mundo. Pois bem, o cientista suíço, após seu merecido descanso, retornou ao laboratório onde realizava suas pesquisas e percebeu que algo estava grudado na manga de seu paletó. Eram dois carrapichos - nem dez, nem cinqüenta - apenas dois.
O cientista tentou desgrudar os carrapichos com um, dois, três tapas na manga de seu paletó e nada. E aí surgiu o estalo da criatividade: "Ué, não tem cola na minha roupa, não tem cola no carrapicho, como é que isso gruda tanto?" Ele aproveitou o microscópio que estava à sua disposição, colocou os dois sob as lentes e descobriu como eram as garras dos carrapichos. É importante frisar que isso não tinha nada a ver com a pesquisa original desse cientista - esse é o tal insight, o estalo criativo. E sabem o que ele inventou? O velcro. E assim esse homem enriqueceu a partir do acaso.
2007-03-12 02:24:08
·
answer #1
·
answered by Adri.pr 4
·
0⤊
0⤋
Partindo da inteligência genial de Lavoisier, de que na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma, tanto o carrapicho, quanto as bolinhas que grudam e saem com dificuldade das roupas e cabelos, assim como dos pelos dos animais, que são as sementes dos vegetais, não fazem isso atoa, não. Elas assim procedem para serem levadas para outras plagas, jogadas ao chão, germinarem e darem outros vegetais, que alimentarão os animais ou servirão de fertilizante para o solo, que por sua vez produzirão outros vegetais que alimentarão os animais e o próprio homem e assim sucessivamente. É o ciclo da vida.
2007-03-11 12:39:22
·
answer #2
·
answered by ciririka 7
·
2⤊
0⤋
Sei de pessoas que tiveram avc esquêmico e tomaram o chá das folhas e hoje estão perfeitos.
2015-01-24 00:17:50
·
answer #3
·
answered by Eneci 1
·
0⤊
0⤋
Os carrapichos são as sementes de várias espécies herbáceas que ocorrem, tanto em áreas de vegetação natural; bem como, em áreas cultivadas; desde áreas de cultivos agrícolas, pastos ou mesmo em áreas de ajardinamentos.
Cada espécie tem o seu meio de disseminação, por exemplo:
> existem árvores que quando os frutos estão maduros, eles se abrem e as sementes que apresentam abas que mais parecem asas são levadas pelo vento ,promovendo a disseminação daquela espécie e garantindo a sua propagação;
> assim, os carrapichos que apresentam uma superfície cheia de pequenas garras, utilizam-se desta característica para que sejam disseminados, através de nossas roupas , pele humana e ou no corpo de outros animais.
Espero ter respondido a contento.
Saudações
2007-03-12 14:33:32
·
answer #4
·
answered by JORGE EDSON M. ALVES 2
·
0⤊
0⤋
É a maneira que a planta se adaptou para propagar a espécie da maneira mais eficiente.
2007-03-12 12:38:42
·
answer #5
·
answered by mixirico 3
·
0⤊
0⤋
Nenhuma utilidade.
As plantas daninhas interferem de várias formas nos gramados: prejudicam a sua formação, condução e estética e concorrem por água, luz, nutrientes e espaço físico, chegando em muitos casos a dizimá-los por completo. A introdução das plantas daninhas ocorre, na maioria das vezes, no ato da implantação do gramado, principalmente naqueles constituídos pela grama-batatais (Paspalum notatum), espécie predominante na região centro-sul do Brasil (Demattê, 1983), cuja propagação é feita de forma assexuada por meio de mudas normalmente originárias de áreas de pastagens, comumente infestadas por diversas espécies de plantas daninhas. Também, a infestação pode ser favorecida pela degradação do gramado, em função da compactação do solo e de cortes sucessivos, com a retirada da grama aparada sem a devida reposição dos nutrientes.
a espécie Desmodium incanum possui os seguintes nomes comuns: carrapicho-beiço-de-boi, pega-pega, amores-do-campo, baba-de-boi, marmelada-de-cavalo, amores-de-vaqueiro, carrapicho, agarra-agarra e mata-pasto. É uma planta perene, herbácea, prostrada ou ascendente, de caule pubescente, com 30-60 cm de comprimento e vagem aderente de 2 a 3 cm de comprimento, que se propaga por sementes. É nativa da América tropical e ocorre em quase todo o Brasil, sendo encontrada em gramados, beira de estradas e culturas perenes, presente freqüente em gramados e pastagens formados pela espécie Paspalum notatum.
A Zornia latifolia é uma angiospermae da família leguminosae-papilionoideae popularmente conhecida como urinária, erva-de-ovelha, alfafa-do-campo, carrapicho, chapinha, ubiruana, urinana e zórnia. É uma planta perene, herbácea, prostrada, ramificada, de ramos asparso-seríceos, de 30 a 60 cm de comprimento e se propaga apenas por sementes. É nativa do Brasil e sua ocorrência é muito freqüente em todas as regiões tropicais brasileiras, podendo ser encontrada em gramados mal manejados, beira de carreadores e terrenos baldios.
beijinhos
2007-03-12 03:02:43
·
answer #6
·
answered by Leyloca 6
·
0⤊
0⤋
O nome popular da planta que origina os famosos carrapichos é Bardana e seu nome científico é Arctium lappa.
http://www.giardinaggio.it/erbemedicinali/medicinali/bardana.jpg
Tem inúmeras aplicações na fitoterapêutica e na homeopatia:
http://www.jardimdeflores.com.br/ERVAS/A15bardana.htm
http://www.plantamed.com.br/ESP/Arctium_lappa.htm
Esta resposta refere-se à utilidade do carrapicho.
Quanto sua importância na Fitogeografia e Botânica faça outra pergunta mais específica após escolher a melhor resposta dentre todas que aqui estão.
Tudo sobre o velcro:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Velcro#Hist.C3.B3ria
Abraços
.
2007-03-12 00:14:19
·
answer #7
·
answered by Xulliann 6
·
0⤊
0⤋
antigamente as pessoas que viviam na zona rural, depois que chegavam do trabalho, não tinham nada pra fazer, e também não tinham televisão, enquanto as esposas faziam o jantar os maridos pra passar o tempo, ficavam catando os carrapichos da roupa,
taí a sua utilidade preencher a vida vazia de nossos antepassados.
2007-03-11 14:27:26
·
answer #8
·
answered by Geisi 3
·
0⤊
0⤋
Para caras espertos ,usarem para uma ide ia .E fazerem travas e feches de calçados e roupas assim por diante
2007-03-11 12:37:34
·
answer #9
·
answered by nico 1
·
0⤊
0⤋
nenhuma utilidade, mas o carrapicho foi importante para enriquecer um inglês, que só de encontrar um carrapicho grudado na sua roupa, conseguiu revolucionar o mundo, com a invenção do velcro, e olha que foram só dois carrapichos, sendo que o Brasil é o maior produtor mundial de carrapicho, e ainda assim não descobriu o velcro primeiro.
2007-03-11 12:31:05
·
answer #10
·
answered by johnkireh 2
·
0⤊
0⤋