Trata-se de reflexo espinahal ou medular, é comum após a transfixão de um objeto ou uma agullha na medula ainda vermos reflexos que independem do cerebro, existe um exercício na universidade que fazemos na aula de fisiologia que fazemos isso com uma rã para ver os reflexos medulares, ou seja as patas por alguns momentos ainda se movem mesmo após ter as terminações nervosas rompidas, trata-se do chamado reflexo medular, no caso da lagartixa isso é um dos mecanismos que ela se utiliza para realmente distrair os predadores.
2007-03-11 11:02:16
·
answer #1
·
answered by Olliver 6
·
0⤊
0⤋
Isso é um modo natural de defesa... O rabo da lagartixa se solta para que ele não seja pega pelos seus predadores, soltando o rabo e ele se mexendo distrai o inimigo e a lagartixa pode fugir .
2007-03-11 17:59:57
·
answer #2
·
answered by Rafael Slam 1
·
1⤊
0⤋
Pq ela solta o rabo pra fugir dos seus predadores,entao fica mexendo pra eles se confundirem e ela poder fugir.
2007-03-11 17:58:36
·
answer #3
·
answered by Prisca 4
·
1⤊
0⤋
A largatixa solta o rabo para ele ficar mexendo e distrair o predador enquanto ela foge !!!!!
2007-03-11 17:58:17
·
answer #4
·
answered by Menino do Rio 7
·
1⤊
0⤋
O rabo dela se meche mesmo longe do corpo pra servir de isca pro predador se confundir, e também serve para fazer algumas mulheres frescas fugirem correndo-.-
2007-03-14 18:24:54
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
despedindo-se do corpo do qual desprendeu-se,pq nunca mais dele irá fazer parte.
2007-03-13 21:55:04
·
answer #6
·
answered by ciririka 7
·
0⤊
0⤋
Isso acontece só em lagartixas de espécie indefinida. Fica rebolando o rabo pra ele ser comido pelo predador!
2007-03-12 11:34:06
·
answer #7
·
answered by ? 2
·
0⤊
0⤋
Dizem que é porque o veneno continua atuando.
2007-03-12 11:28:10
·
answer #8
·
answered by esperança viva 4
·
0⤊
0⤋
Na natureza, os animais possuem formas diferentes para se proteger e escapar dos seus predadores. Alguns possuem a cor parecida com a do ambiente, dificultando serem vistos; uns têm espinhos; outros têm veneno; há, ainda, aqueles que podem partir por vontade própria uma parte do corpo para escapar do perigo, como as lagartixa. O processo de soltar o rabo se chama autotomia (auto = voluntário, próprio; tomia = partir, cortar) e significa partir ou quebrar por vontade própria uma parte do corpo. A autotomia ocorre em alguns animais, como insetos, crustáceos ou répteis, mas nem sempre a parte que pode se partir é a mesma. No caso da lagartixa, como isto se dá na cauda. dá-se o nome de autotomia caudal.
A quebra da cauda da lagartixa só acontece porque elas, por natureza, têm a cauda apta a se quebrar. Em alguns dos ossos que formam a cauda da lagartixa existe um ponto onde pode ocorrer um tipo de fratura, permitindo que, caso ela faça uma força naquele ponto, o rabo se parta ali e se solta. Então é a lagartixa que controla em que ponto a cauda se quebra e em que momento ela quer partir a cauda. É um tipo de estratégia de defesa para se salvar quando está em perigo. Ela tenta fugir o mais rápido possível, mas quando isso não dá certo e o predador consegue alcançá-la e tenta capturá-la, a lagartixa simplesmente solta a cauda.
Quando ela faz isso, o pedaço solto fica se mexendo de um lado para o outro por alguns segundos. Esse movimento da cauda atrai a atenção do predador, que fica olhando e tentando pegar aquele pedaço saltitante de cauda. Com o predador distraído, a lagartixa aproveita para correr e salvar sua vida.
Com o tempo, aquele pedaço de cauda vai crescendo de novo, se regenerando. Só que a nova cauda, depois de regenerada, não é mais a mesma. Seu interior não é mais feito de osso, porque as vértebras não se regeneram, e sim de um outro tipo de tecido, cartilaginoso, que não terá mais aqueles pontos de quebra. Além disso, o pedaço novo fica com um tamanho menor do que o pedaço original. Se a lagartixa se meter em apuros e precisar soltar a cauda de novo, o corte só poderá acontecer naquele pedaço da cauda que sobrou quando ela escapou do predador da outra vez, porque lá ainda existem aqueles pontos que podem se quebrar.
Ao fazer uma nova autotomia, ela perderá mais um pedaço da cauda verdadeira, além daquele pedaço novo que havia regenerado. Ou seja: a cada autotomia, a cauda dela será cada vez mais curta.
Espero ter lhe esclarecido sua dúvida,
Abç
2007-03-12 09:58:52
·
answer #9
·
answered by Ruivinha.com 4
·
0⤊
0⤋
Oi!Isso é da natureza mesmo,ao cortar o rabo ela o mexe instantes antes para que isso seja um tipo de inércia que confundir o predador.VLW!
2007-03-12 08:03:35
·
answer #10
·
answered by ? 4
·
0⤊
0⤋
A quebra do rabo da lagartixa só acontece porque elas, por natureza, têm a cauda apta a se quebrar.
É assim: em alguns dos ossos que formam a cauda da lagartixa existe um ponto onde pode ocorrer um tipo de fratura, permitindo que, caso ela faça uma força naquele ponto, o rabo se parta ali e se solta.
Então é a lagartixa que controla em que ponto a cauda se quebra e em que momento ela quer partir a cauda.
É um tipo de estratégia de defesa para se salvar quando está em perigo.
Na verdade o nome do Fenômeno que provoca estas contrações(mexer) no rabo após esta quebra é a Sinapse que é o processo que ocorre entre duas células nervosas. São os impulsos químicos e/ou elétricos que passam da extremidade do axónio do neurônio de origem para as dendrites do neurónio de destino. Esse processo ocorre no chamado espaço sináptico, ou fenda sináptica que tem uma duração não definida, variando em cada indivíduo. Vlw?
Abçs.
2007-03-11 19:17:07
·
answer #11
·
answered by AleCarioca 2
·
0⤊
0⤋