English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

alguem conhece alguma samambaia que cresça bastante que fique bem grande. pois tenho uma que diz que cresce bastante mas ate agora nada... so chegoi a uns 60 cm. poderia informar o nome e os cuidados com ela. precisava de alguma que chegasse a mais de 1 metro. e quais cuidados para ela nao ficar com as pontas secas. obrigada.

2007-03-11 10:44:04 · 2 respostas · perguntado por flor f 1 em Casa e Jardim Jardinagem e Paisagismo

2 respostas

O nome "samambaia" vem do tupi "ham ã’bae" e significa "aquele que se torce em espiral". Seu habitat natural não são apenas bosques e florestas: algumas samambaias podem viver nas rochas, outras em penhascos à beira do mar e há aquelas que vivem na água.


Discorrer brevemente sobre o valor de três samambaias empregadas em medicina:

Feto-Macho (Dryopteris filis-mas) - Família das polipodiáceas. Seu rizoma contém substâncias usadas no combate a tênias e lombrigas.

Erva-silvina (Polypodium vaccinnifolium) - Família das polipodiáceas. Muito comum nos troncos de mangueiras. Possui propriedades adstringentes, muito empregada no tratamento das hemoptises dos tuberculosos.

Capilária (Adiantum capillus-veneris) - Família das polipodiáceas. Avenca nativa do Canadá e EUA. Suas folhas encerram uma substância com propriedades adstringentes, receitada contra falta de ar e tosse.

Licopódio (Lycopodium clavatum) - Família das licopodiáceas. Erva cujos esporos constituem um pó amarelo que contém açúcar, uma cera e um óleo graxo, antigamente era usado como veículo na confecção de pílulas.

Outras samambaias:

As nove principais famílias botânicas reúnem cerca de 10 mil espécies de samambaias, oferecendo uma enorme variedade de tamanhos e formas, lembrando rendas, chifres, espinhas de peixe, etc.

Chifre-de-veado (Platycerium bifurcatum)
Paulistinha (Nephrolepsis)

Família das Polipodiáceas
Gêneros mais conhecidos:
Asplenium (ex: asplênio ninho-de-passarinho)
Adiantum ex: avencas)
Davallia (ex: renda-portuguesa)
Nephrolepsis (ex: paulistinha)
Polypodium (ex: samambaia-de-metro, do amazonas, etc.)
Pteris (samambaia-prata)

Família das Equisetáceas
Gênero mais conhecido:
Equisetum (ex: cavalinha)

Família das Equizeáceas
Gênero mais conhecido:
Lygodium (ex: samambaia-trepadeira)

Família das Ciateáceas
Gêneros mais conhecidos:
Cyathea e Alsophila (ex: samambaiaçús)

Família das Dicksoniáceas
Gênero mais conhecido:
- Dicksonia (ex: Dicksonia sellowianna, usada na fabricação de xaxins)
---------------------------------

beijinhos

2007-03-12 03:22:43 · answer #1 · answered by Leyloca 6 · 1 0

Os fetos ou samambaias são plantas vasculares que não produzem sementes - reproduzem-se por esporos que dão origem a um indivíduo geralmente insignificante e de vida curta (o protalo) que produz gâmetas para dar origem a uma nova planta.

As plantas totalmente desenvolvidas, são formadas por um caule, normalmente um rizoma e as folhas, chamadas frondes neste grupo, são muitas vezes compostas ou recompostas, ou ainda em forma de língua, e possuem na sua face inferior (ou abaxial) pequenos órgãos chamados soros que contêm os esporos.

Esta definição geral inclui, não só as conhecidas samambaias de grandes folhas verdes, mas também vários outros grupos de plantas que tradicionalmente foram classificados na divisão Pteridophyta, mas que actualmente são considerados em várias divisões.

Este artigo refere-se às "verdadeiras" samambaias, incluídas num grupo, ainda sem nome científico, os Fetos leptoesporangiados (por partilharem o leptosporângio, ver abaixo). Este é o grupo mais diversificado de plantas verdes depois das espermatófitas, com mais de 12.000 espécies presentes no mundo, principalmente em climas tropicais.

O esporófito das samambaias - a planta adulto|adulta que normalmente vemos - é formada por:

* Um rizoma, ou seja, um caule rastejante, em grande parte subterrâneo, sem nós e constituído apenas por tecidos primários (epiderme, parênquima, xilema e floema), embora algumas espécies desenvolvam um tronco vertical - os fetos arbóreos;
* Rizóides, normalmente finas e resistentes, nascentes nas bases das folhas;
* Frondes ou folhas verdes (com capacidade fotossintética) formadas por:
o Um pecíolo, também chamado estipe, cujas características são muitas vezes usadas para classificar os fetos em géneros e famílias;
o A lâmina, ou seja, a parte verde da folha, que é muitas vezes composta em pinas ou recomposta em pínulas; o eixo ou nervura central da lâmina tem o nome de raque ráquis;
o soros que são conjuntos de esporângios, normalmente na página abaxial das frondes - estas, também chamadas folhas ou frondes férteis podem ser diferentes das folhas vegetativas;

Ao contrário das folhas das espermatófitas, que crescem lateralmente, as frondes dos fetos crescem a partir dum meristema apical, na sua extremidade, desenrolando-se à medida que crescem, num processo conhecido por vernação circinada.

Esporos dos fetos

Os esporos dos fetos modernos são todos de um único tipo, e a taxa seria homoesporous. Os esporos individuais são na maior parte 20 -- 60 micrômetros no comprimento ou no diâmetro. Os spores podem ser tetrahedral ou quase globose, e a cicatriz (laesura) na superfície (proximal) interna pode ser triradiate; ou os spores podem ser mais ou menos reniforme ou feijão-dado forma e bilateral, com um único laesura reto. O tipo com o laesura do triradiate é chamado trilete, e esse com o laesura linear, monolete. Alguns ferns evoluíram a circunstância sabida como heterospory, em que dois tipos de spores são produzidos por uma espécie dada: spores pequenos na maior parte 20 -- 30 micrômetros de comprimento (chamado macho) e os spores grandes 200 -- 700 micrômetros no diâmetro (chamado fêmea).
fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Samambaia

um abraço!

2007-03-11 17:50:04 · answer #2 · answered by Gregorio 7 · 1 0

fedest.com, questions and answers