English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-03-11 10:35:25 · 4 respostas · perguntado por Anonymous em Educação e Referência Conhecimentos Gerais

4 respostas

A falta de raciocínio lógico das coisas.
Um abraço.

2007-03-14 12:05:22 · answer #1 · answered by NP 6 · 0 0

resposta
resumo sobre o que é irracionalismo=De várias maneiras e em muitas ocasiões os seres humanos agem "irracionalmente": ato reflexo, ato falho, instinto, sentimentos (raiva, medo, alegria, tristeza), subconsciente, manifestação de desejos reprimidos, projeção de nossas insatisfações em objetos externos, fetichismo sexual, Complexo de Édipo, etc
Alguns desses, nós identificamos na esfera psicológica, outros na esfera física/biológica.
Sigmund Freud descobriu ou identificou muito desses aspectos psicológicos, tanto no indivíduo isolado quanto em grupos.
Ao analisar o indivíduo, Freud concluiu que nossa consciência é a menor parte de nossa mente, pois na verdade, a mente é muito mais preenchida pelo subconsciente.
Já em sua análise de grupos/psicologia social, Freud mostra como os seres humanos agem irracionalmente, motivados por impulso. Em grupo, cada indivíduo assume uma identidade grupal, e essa identidade grupal, que é maior que cada identidade individual, orienta as decisões do grupo.

Karl Marx sabia que "o animal é imediatamente um com sua atividade vital. O homem torna sua própria atividade vital objeto de sua vontade e sua consciência (O Capital).
Marx também disse que o ser social dá origem ao pensamento, mas ele mesmo é envolvido no pensamento. Ao tentar compreender a mim e a minha condição, nunca posso permanecer perfeitamente idêntico a mim, pois o eu (self) que está tentando entender, bem como o eu que está sendo entendido, são agora diferentes do que eram antes. E se eu tentasse compreender tudo isso, exatamente o mesmo processo se estabeleceria.
E a máxima materialista "não é a consciência do homem que determina seu ser, porém, ao contrário, é seu ser social que determina sua consciência".

Na sabedoria oriental milenar, o homem pré-existe ao seu pensamento de modo que eles invertem a máxima de Descartes de "Penso, logo existo" para "Existo, logo penso". E não é necessária essa afirmativa para saciar a dúvida racionalista: "eu existo?" A meditação já se encarrega de responder essa pergunta pelo simples ato de sentir a vida, focar sua atenção de forma unidirecional, perceber que os pensamentos são apenas ferramentas, mas nós não somos nossos pensamentos.

O homem possui pensamento, mas apesar disso, agimos pelo irracionalismo. O pensamento se encarrega de planejar, antes e durante a ação, ele diz "como vamos fazer", mas o irracionalismo diz "quando, porquê e onde". E somos capazes de dar explicações racionais ao "quando, porquê, onde" quando perguntados sobre, mas o que motiva o homem não é sua razão, mas sim sua vontade. É o sentimento que impulsiona para a ação material, e é a ação material (res extensa) que determina nosso modo de vida (e não produção mental, res cogitans).
Toda teoria de que o homem é "irracional", pode abrir margem para questionarmos também: "somos seres determinados?"

Mileto, convido-o a participar também do fórum "você abdica de sua privacidade em nome de algo?"

2007-03-12 04:56:08 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

AUSÊNCIA DA RAZÃO

2007-03-13 23:45:12 · answer #3 · answered by ÍNDIO 7 · 0 0

É fazer perguntas desta maneira, ou responder da minha maneira.

2007-03-11 16:38:35 · answer #4 · answered by DyavolloBR 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers