A pessoa infectada pode desenvolver sintomas de 2 a 14 dias após a picada, em média, uma semana. Estes sintomas podem praticamente não existir ou serem muito fracos, o que dificulta o diagnóstico.
Nas pessoas que desenvolvem o quadro mais característico, a febre pode ser moderada a alta, chegando até 39 a 40 graus. Esta febre pode durar de 2 a 3 semanas e geralmente a pessoa tem que restringir as suas atividades, necessitando repouso no leito. É comum ter dor de cabeça intensa, dor no corpo, calafrios e edema dos olhos e conjuntivas.
Nos primeiros dias de febre pode aparecer a mácula, de onde vem o nome da doença. São lesões de pele, róseas, nos punhos e tornozelos, que progridem para o tronco e face e após, mãos e pés. Em 2 a 3 dias, estas lesões adquirem um certo volume e podem ser sentidas ao toque quando ficam de uma coloração mais forte. Após 4 dias podem ficar arroxeadas. Nas áreas de maior atrito, podem se unir e formar uma placa que se parece com um hematoma. Pode haver descamação nas áreas mais intensas. O local onde houve a picada pode formar uma úlcera necrótica semelhante à lesão de picada de aranha.
A doença pode evoluir para cura espontânea em 3 semanas. Porém nas formas mais graves, as lesões de pele são mais hemorrágicas podendo até ocorrer áreas de necrose nos dedos, nas orelhas, no palato mole e nos genitais. Podem ser acompanhados de sangramento de gengivas, do nariz, vômitos e tosse seca.
Pode levar até a morte.
2007-03-11 09:04:53
·
answer #1
·
answered by Salguod! 3
·
0⤊
0⤋
coceira , muita coceira!
2007-03-12 11:04:30
·
answer #2
·
answered by Fëanor 3
·
0⤊
0⤋
Babesiose
A Babesiose é uma doença causada por um protozoário não transmissível ao homem. A transmissão da doença ao cão se dá pela picada de um carrapato infectado (Rhipicephalus sanguineus).
foto: carrapato O carrapato pica um cão doente, se infecta e vai picar um cão sadio, transmitindo assim a doença. O parasita (babesia) infecta os glóbulos vermelhos do sangue, local onde se multiplica. Há rompimento desses glóbulos (momento em que ocorre febre), e os parasitas vão se alojar em novas células e assim por diante.
A destruição de um grande número de células vermelhas irá causar a anemia. Assim, um cão doente apresentará como sinais clínicos: perda de apetite, desânimo, letargia, icterícia (amarelão) ou palidez nas mucosas (gengivas e conjuntiva), típicos de um cão anêmico.
O diagnóstico é feito através dos sinais clínicos, histórico de infestação por carrapatos e um exame de sangue, que detectará o parasita (pesquisa de hematozoários).
O tratamento é eficaz e a mortalidade é baixa quando o cão é tratado a tempo. Em alguns casos é necessária a transfusão sanguínea, quando o quadro de anemia é bastante grave. O cão fica curado, mas nada impede dele ter a doença outras vezes, se for picado por um carrapato contaminado. O controle do carrapato é importantíssimo para se evitar a doença. (veja: controle de carrapatos, erlichiose).
Obs.: A Babesia é chamada de Nambuivú em algumas regiões do país.
Silvia C. Parisi
médica veterinária - (CRMV SP 5532)
2007-03-11 23:48:34
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A minha cachorrinha teve Babesiose que se diagnosticada a tempo tem cura. Também tem Erliquiose e Hepatozoonose. Ela ficou mais quieta, desanimada e quente. Ela teve febre. Levei ao veterinário e ele mandou fazer exame de sangue que constatou a doença e ele passou alguns remédios. Leve o seu cão o mais rápido possível ao veterinário para consultar e se for, tratar a doença. Fique esperto, doença de carrapato pode levar a morte.
2007-03-11 22:39:40
·
answer #4
·
answered by Viviane M 4
·
0⤊
0⤋
Febre, desidratamento , hemorragia e dor de cabeça e outros
2007-03-11 19:36:42
·
answer #5
·
answered by ABC 2
·
0⤊
0⤋
Coceira constante e queda de pelos, tratamento com CLIPATIC.
2007-03-11 17:50:21
·
answer #6
·
answered by el xamâ 3
·
0⤊
0⤋
Tenho um cachorro que teve a doença do carrapato. Os sintomas que ele apresentou foram falta de apetite, apatia (não se alegrava quando chegávamos), vômito e diarréia intensos. Tivemos que interná-lo em uma clínica veterinária para tomar soro e fazer o tratamento adequado. Ah, é contagioso, portanto o animal tem que ficar afastado dos demais.
Se for esse o seu caso, corra logo p/ o veterinário.
2007-03-11 16:44:36
·
answer #7
·
answered by ecaol2 2
·
0⤊
0⤋
Num ceio, carro à pato fica doente? Ô amigão sério não sei, será que carrapato fica doente? Cachorro fica sim, dá febre, fica com os olhos remelentos, apático, com muitas coceiras. è só dar banho com um bom carrapaticida, lavar e varrer o local em que o cão dorme e manter sempre limpinho, cuidado pois febre comatosa pega em gente, se for picado pelo carrapato contaminado.Ah sim eles tambem transmitem verminose, é bom vermifugar o animal.Drontal/Endal/Vermiflux etc....
2007-03-11 16:10:19
·
answer #8
·
answered by kung-fu 3
·
0⤊
0⤋