A sua obra Fenomenologia do espírito é um projeto completamente inédito: descreve o processo típico da formação da consciência.. Trata-se de expor a seqüência das experiências indispensáveis que, a partir de um primitivo estado de torpor, fazem ascender o homem ao pensamento filosófico moderno.
O percurso da Fenomenologia nos conduz a 3 níveis de expansão da consciência:
1. da indistinção à razão: toda a consciência surge de uma confusão primeira com a coisa sentida, erguendo-se contra ela e negando-a – a consciência percebe então coisas, representações compostas de sensação e de pensamento. Eleva-se, em seguida, a um grau mais elevado, ao determinar conceptualmente as coisas. Descobrirá mais tarde as leis que a regem. O gênero humano, seja num empreendimento original, seja numa revisão, efetua sempre esta ascensão que, segundo Hegel, o conduz da certeza sensível ao entendimento.
2. a experiência da vida social: O desejo esbarra noutro desejos. A consciência encontra outras consciências, entra em conflito com elas, luta para se fazer reconhecer e, no termo do combate, cai na servidão ou conquista o domínio. A atenção de Hegel volta-se agora para a sociedade.
3. As superestruturas: designamos desta forma o florescimento de formas espirituais que desabrocham no fim da Fenomenologia. O homem culto – a consciência filosófica – ressuscita em pensamento e congrega sob a sua autoridade os espíritos de todos os povos, dispersos no tempo e no espaço.
Da uma passada no link abaixo.
Acho q tem o q vc esta procurando
2007-03-11 04:55:09
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋