English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-03-11 03:46:39 · 3 respostas · perguntado por drica o 1 em Artes e Humanidades Filosofia

Estou fazendo um trabalho, e gostaria que alguém me ajudasse explicando com suas palavras como Sócrates e Platão entendiam a Ética, não adianta colocarem conteúdos de páginas da net, pq eu já li quase todas. =)

2007-03-11 06:58:32 · update #1

3 respostas

Olá,

O pressuposto básico da Ética de Sócrates era a que basta saber o que é bondade para que se seja bom. Assim, Sócrates defende a identidade entre os interesses individuais e os comunitários como único caminho para a felicidade, o que implica na valorização da bondade, da moderação dos apetites, na busca do conhecimento. Contudo, Sócrates não responde ao questionamento de como chegar a estes valores absolutos que guiariam o homem. Ao contrário, propõe um método para se chegar à resposta, demolindo as visões correntes, mostrando quão ilusórias eram as certezas, abalando as convicções arraigadas através de questionamentos implacáveis.

A resposta de Platão ao questionamento de Sócrates sobre a Ética é a volta a uma sociedade mais simples. Mas não uma volta ao passado real, antes a um passado imaginário situado em algum lugar no futuro no qual os velhos valores – renovados a partir das indagações e críticas de Sócrates – possam orientar uma sociedade estável que tende à perfeição.

Enquanto Platão sonha com uma sociedade ideal na qual não praticar o bem torna-se uma impossibilidade tal a extensão das instituições que eliminam a vida privada, Aristóteles propõe que a Lei deve ser capaz de compreender as limitações do ser humano, aproveitar-se das suas paixões e instintos, e produzir instituições que promovam o bem e reprimam o mal.


Partindo dos mesmos pressupostos de Sócrates, Platão busca uma definição concreta para esta Ética objetiva. Seu conceito de que seria a Idéia geral de Bem que precisava ser buscada é uma reconstrução adequada à sua noção deste mundo como um reflexo do Mundo das Idéias, acessível apenas aos dotados de um raciocínio filosófico avançado

Há elos que ligam os conceitos de Ética defendidos por Sócrates – a noção que basta saber o que é o Bem para praticá-lo – por Platão – segundo o qual é essencial conhecer a Idéia Geral do Bem – e por Aristóteles – para quem o Bem equivale à moderação das paixões. Todos os três estabelecem como fonte da Ética a noção que a Felicidade – entendida no sentido mais amplo da eudaimonia – era a recompensa dos virtuosos.

Os três autores buscaram constituir uma Teoria Ética que parte das premissas que, de um lado, existe uma Ética objetiva e de outro que o homem só pode ser feliz se seguir estes princípios. O tratamento dado ao tema, contudo, varia em cada autor.

Assim se para Platão a Lei deve moldar o real, para Aristóteles o real deve moldar a Lei, única forma de seu cumprimento ser possível a todos. A exposição destes conceitos na Ética de Aristóteles parece estar diretamente dirigida contra a Utopia platônica que, na visão de Aristóteles, está condenada ao fracasso porque não respeita os impulsos do homem, seus apetites e paixões.

2007-03-11 06:15:52 · answer #1 · answered by ana 6 · 0 0

Não chegaram a uma resposta conclusiva e sim que há várias verdades aceitáveis em torno da ética. Isso, se olhado de uma forma imparcial (que seria o correto), o que nos levaria a uma quantidade infinita de respostas, pois tudo são possibilidades.

2007-03-11 07:36:43 · answer #2 · answered by fenix88 1 · 0 1

nao sei

2007-03-11 04:00:02 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers