Venho notando ultimamente que o materialismo e todas a teorias que o fundamental ou tentam fundamentá-lo não satisfaz ao desejo humano de ter paz, felicidade até quando possível e a realização plena de sua vida, pois a vida moderna produz indivíduos ansiosos e louco pelo consumismo como se o mesmo pudesse dar vazão aos sentimentos frustrados, apenas os sacia momentaneamente. Tirando essas observações e constatações, estou chegando na conclusão que se o homem não pode dar todas as respostas que necessita, então devemos explorar um outro meio, menos material e movido pelo sentimento, pela intuição, ou seja lá o nome que podemos dar a esse outro fundamento de vida. Minha dúvida atual é: vale a pena abraçar um vida calcada pelo plano espiritual? Vale a pena entregar a sua vida a manuais feitos no passado e que reforçam esse aspecto espiritual para um bom viver? Onde fica a razão em tudo isso? E se em caso positivo: quais das duas religiões cristãs pode-se extrair esse bom viver?
2007-03-11
03:16:19
·
6 respostas
·
perguntado por
Wallygator
4
em
Família e Relacionamentos
➔ Outras - Família e Relacionamentos
Catolicismo ou protestantismo? As duas vês de Jesus Cristo. O que me atrai no catolicismo: tradição, segurança enquanto instituição, efeito simbólico, busca pelo espiritual, vida simples, regrada, tolerância pelos pobres e consigo mesmo na pobreza, chegando-se a buscar esta pobreza material como uma virtude, arquitetura dos templos, e muitos outros que não me recordo no momento. P.S. - eu sou católico não tão praticante, mas procuro, ultimamente, estar perto desta realidade.
Protestantismo: a cena de uma pessoa sentada num templo qualquer, lendo uma bíblia, mesmo que essa pessoa seja rica materialmente, isso me fascina. A busca pelo espiritual mas tolerância quanto aos aspectos de aquisição material, chegando tal aquisição significar bem aventurança e benção de Deus. Pregação simples e direta. Comunicação direta com Deus. Dons sendo distribuídos mais facilmente. E modernamente falando, um ótimo meio de ultrapassar obstáculos e ter pensamento positivo. Vantagem prática: o dinheiro vem
2007-03-11
03:24:04 ·
update #1
de qualquer jeito, e encara-se essa vinda como bem vinda. Minha dúvida se torna cruel porque estou pensando em termos racionais em como abraçar de fato uma religião que me sirva como meio eficaz para encarar os desafios e sobrepor as inevitáveis frustrações vindos dos mesmos. Ou seja, é constatar que existem dois meios, duas filosofias de vida que serve a muita gente, que dependendo de como aderem a esses dois modos de ver o mundo, conseguem um vida mais plena de paz e tolerância para consigo e os outros. É a busca da inteligência emocional que todos buscam, um meio de se adptar ao mundo em que vivemos e que é controlado por poucos que ditam as normas a serem seguidas, normas essas que são produtos de um mundo que valoriza o ter e não o ser, então é constatar que não devemos ser mais um dos que são controlados por esse sistema e que existem duas forças espirituais à disposição para enfrentarmos o nosso pior inimigo: você mesmo.
2007-03-11
03:29:10 ·
update #2
Wallygat, creio que você está se perdendo em devaneios filosóficos, enchendo-se de filosofias, achismos, conceitos, fundamentos,etc e tal, mas, mudar sua vida nada disso faz, nem nunca fará. Vc não tem que ser católico, protestante, espírita, bla, bla, blá... o que você precisa conhecer é o Autor e consumador da fé, que não vai ficar te enrolando, com conversinhas baratas. Percebo que ignorante vc não é; então, considerando que Deus te criou, deu a inteligência que vc tem, com certeza pode tirar todas as tuas dúvidas; mas Ele o Senhor Jesus Cristo, porque religião não leva ninguém a lugar nenhum. Outra coisa, o manual a que vc se refere é a Bíblia Sagrada? Eu te asseguro que todas as tuas respostas estão lá! Só que ao invés de ficar de conversa mole, vá até o teu quarto, dobre teus joelhos, e, sinceramente peça à Deus, através do Seu filho Jesus que fale ao teu coração, que tire tuas duvidas, que te mostre qual o caminho a seguir, porque o Deus que criou este manual funciona, não é como os outros que nada fez,mas, de tudo quer se dono! Jesus te ama, rapaz, creia, tá?
2007-03-11 03:58:35
·
answer #1
·
answered by Reginaldo- SKILLO 4
·
1⤊
0⤋
Sabe eu sou espírita!
Estudamos alguns livros de auto ajuda para nos conhecer melhor e assim conseguinte, ter melhores condições de ajudar -mos os nossos semelhantes.
Como dizia Jesus conheça a ti mesmo!
E o que mais me deixa a vontade nessa doutrina é que somos responsáveis por nosso atos, antes ou depois de ter nascido, e que tem seres iluminados que disponibilizam tempo para nos ajudar e não castigar por uma ato de imaturidade espiritual, como é pregado em outros tempos.Temos o livre arbítrio, e assim somos responsável por nossas escolhas boas ou ruins.
Mesmo que eu ainda não tenha encontrado o equilíbrio, me sinto muito segura que existe forças maiores torcendo para que façamos a melhor escolha.Caso façamos a escolha errada ele nos dão força para reparar e passar por toda a prova que escolhemos>
2007-03-11 11:39:46
·
answer #2
·
answered by fabiana f 3
·
0⤊
0⤋
Wally, apesar de ter sido criada dentro da religião católica, depois de mto tempo formei uma opinião sobre religiões, e suas formas de impor a verdade.
Atualmente, não sigo religiões, nada que eu seja obrigada a fechar meus olhos e aceitar respostas prontas.
Procuro seguir "filosofias" de vida, e tenho, aproximadamente 2 anos, aprendido mto com a Fraternidade Branca. Conceito de alquimia e transmutação fundado pelo grande alquimista Francês Saint German.
Saint German através da transmutação acredita na possibilidade de podermos transformar qq coisa ruim em boa, qq sentimento negativo em positivo através de nossas projeções e afirmações.
Existe mta coisa na internet sobre Fraternidade Branca, caso queira pesquisar.
Enfim, independentemente de religião ou filosofia vc só deve fazer aquilo que for bom pra vc e posso lhe oferecer algum crescimento pessoal e espiritual!
Bom domingo e bjs!
2007-03-11 10:29:53
·
answer #3
·
answered by Cacau 4
·
0⤊
0⤋
Meu amigo, perceba que: ou vamos por amor ou com dor, a escolha é pessoal. O equilíbrio entre o material e o espiritual é o caminho. Mas cada ser humano descobre no tempo que começa a se perguntar, a formular perguntas, geralmente é a dor que faz isso, a confusão de hoje é tão óbvia que cega!. A evolução do ser humano tem sido lenta, pois os defeitos ou os egos tem reforçado a moda tudo por poder, dinheiro, status e luxúria (desejos materiais), e amor e Deus ninguem sabe o que é. Estude na www.fiadasec.org e conheça a si mesmo. Desegoisticação deve ser matéria prioritária nas escolas.
2007-03-11 10:26:16
·
answer #4
·
answered by commando saúde usuário pop 5
·
0⤊
0⤋
Existe só um caminho: Jesus Cristo. Foi Ele mesmo quem dissse:"Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém, vem ao Pai senão por mim. Vc. quer a sugestão de duas Igrejas cristãs: Católia Apostólica Romana e Igreja Evangélica de ConfissãoLuterna no Braisl (IECLB).
2007-03-11 10:25:31
·
answer #5
·
answered by waldir s 3
·
0⤊
0⤋
O espiritismo, mais especificamente o Kardecismo. Me sinto muito bem e apoiado espiritualmente.
2007-03-11 10:25:08
·
answer #6
·
answered by Hector Paez 3
·
0⤊
0⤋