O clero possuía grande importância no mundo feudal, cumprindo um papel específico em termos de religião, de formação social, moral e ideológica.
Na Idade Média, a Igreja Católica dominava o cenário religioso. Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média. A igreja também tinha grande poder econômico, pois possuía terras em grande quantidade e até mesmo servos trabalhando. Os monges viviam em mosteiros e eram responsáveis pela proteção espiritual da sociedade. Passavam grande parte do tempo rezando e copiando livros e a bíblia.Colocando-se como a única intermediária entre a humanidade e Deus, a Igreja passou a deter o monopólio da salvação. Sua organização hierárquica, no topo da qual estava o papa, era extremamente centralizada e rígida. A serviço de Deus, os membros do clero cumpriam um rigoroso regime de obediência e disciplina.
Seu raio de ação, entretanto, não se limitava à vida espiritual. Na verdade, ao longo dos séculos, a Igreja tornou-se proprietária de grande patrimônio – possuía terras, vassalos e servos – acumulados graças às doações feitas por aqueles que queriam, por seu intermédio, ser libertados da condenação divina.
Em meio a uma sociedade constituída de pessoas iletradas, mantinha o controle absoluto do saber erudito. Detendo informações e conhecimento importantes, garantia que seu domínio se estendesse ao longo de séculos de maneira quase inabalável O filme o Nome Da Rosa relata bem isso!
2007-03-10 16:48:56
·
answer #1
·
answered by deipe2004 5
·
11⤊
0⤋
resposta
resumo sobre o papel da igreja na sociedade feudal=As propriedades territoriais da Igreja organizavam-se de forma semelhante aos domínios senhoriais leigos. Ao longo da Idade Média, a Igreja tronou-se a maior proprietária de terras da Europa.
Para a Igreja, o homem tinha um destino espiritual, ou seja, uma outra vida após a morte, seja no céu ou no inferno. Por isso, na Terra, ele deveria preocupar-se exclusivamente com sua salvação. A missão da Igreja era ajudá-lo nessa tarefa.
Para ajudar o homem a se salvar, a Igreja passou a condenar o comércio que visava lucros, pois, segundo os ensinamentos da Igreja, os bens materiais foram dados ao homem como meios para facilitar sua salvação e não para seu enriquecimento. A finalidade do trabalho não era, portanto, o enriquecimento. Assim, cada um deveria ficar na posição em que se encontrava e não desejar ser mais do que era ao nascer.
Por isso, os objetos destinados à venda tinham deter seu preço justo. Não era permitido ao comerciante ter lucro. Ele poderia apenas acrescentar ao custo as despesas que teve como intermediário.
O comércio do dinheiro, ou seja, empretar dinheiro a alguém cobrando-lhe juros era ainda algo mais condenável. Embora hoje essas condenações pareçam estranhas, na época elas estavam perfeitamente de acordo com a realidade. Num sistema em que se produzia apenas para o consumo e no qual o comércio só ocorria em momentos de calamidade, os comerciantes poderiam aproveitar-se da situação e ter lucros excessivos, se a Igreja não os ameaçasse com o inferno.
Quando os reis ou os nobres precisavam tomar dinheiro emprestado, recorriam aos judeus, pois sobre eles não pesava a proibição da usura, uma vez que as penas do inferno nada significavam. A Igreja estimulava as entrigas entre os nobres e os reis. Com isso promovia a divisão e o enfraquecimento do poder da nobreza e, assim, podia exercer sua própria autoridade política."oder sobre bens materiais e sobre as pessoas que dependiam desses bens."1onte:
1 - ARRUDA, José J. HIstória Integrada - vol 2. São Paulo, Ática.1997
(caso você queira comprar esse livro, clique aqui)
2007-03-12 09:56:38
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
nooooooooooooooooossa uma decada
2017-02-01 18:05:13
·
answer #3
·
answered by Rubem 1
·
1⤊
1⤋
Bom,se eu não estiver enganada... ela fazia o papel político na época,era a autoridade máxima!
Usava o seu poder sobre a população e sobre os governantes,para se enriquecer!
2007-03-11 00:34:42
·
answer #4
·
answered by nyna 3
·
2⤊
2⤋
hj em dia k os poderes estam separados...nem sempre foi assim...
o clero era controlado na sociedade feudal...eles difundiam a palavra mas sempre defendiam 1º o feudo
só mt mais tarde isso veio a alterar
2007-03-14 13:34:05
·
answer #5
·
answered by apenas_so 4
·
0⤊
1⤋
sim, mas não profundamente.
2007-03-13 06:12:12
·
answer #6
·
answered by bunkerjerico 4
·
0⤊
1⤋
A Igreja era utilizada como meio de organização e unificação social durante a fragmentação política do feudalismo,cumpria sua parte difundindo o cristianismo e tbem era instrumento para controlar os servos, que morriam de medo do inferno
2007-03-12 13:53:58
·
answer #7
·
answered by Vaninha 5
·
0⤊
1⤋
A igreja na sociedade medieval atuou de forma direta apoiando e justificando o sistema escravista e a servidão, utilizando de argumentos como abaixo.
"A causa primeira da escravidão é o pecado que submeteu o homem ao jugo do homem e isso não se realizou sem a vontade de deus que desconhece a iniquidade e soube repartir as penas como pagamento dos culpados."(Santo Agostinho)
2007-03-11 14:16:58
·
answer #8
·
answered by HENRIQUE 3
·
0⤊
1⤋
Segundo os escritos históricos, a função da Igreja na Idade Média era a de guiar as pessoas moralmente para que elas seguissem o caminho correto que levaria até o céu. Entretanto, o papel político e econômico sempre tiveram mais relevância para quem ocupava os cargos pontifícios.
2007-03-11 11:56:58
·
answer #9
·
answered by Gisa 3
·
0⤊
1⤋
matar ,roubar,dispersar o medo,porém não podemos julgar a igreja hoje(que é totalmente pacifista) pelos erros do passado,a igreja catolica hoje apesar de ser muito atrasada possui boas intenções ,apesar de sempre ter umas maçãs podres no meio.
2007-03-10 17:27:07
·
answer #10
·
answered by wladdyx 3
·
1⤊
2⤋