O que é Pantomima
Pantomima! Isto é, um teatro gestual que faz o menor uso possível de palavras maior uso de gestos. É a arte de narrar com o corpo. É uma modalidade cênica que se diferencia da expressão corporal e da dança, basicamente é a arte objetiva da mímica, é um excelente artifício para comediantes, cômicos, clowns, atores, bailarinos, enfim, os intérpretes.
Nesta modalidade, os pantomímicos precisam buscar a forma perfeita, a estética da linha do corpo, pois através do gesto tudo será dito, uma boa pantomima está na habilidade adquirida pelo pantomímico em se transfigurar no ato da interpretação, passando para a platéia a mensagem de Jesus Cristo. É uma das artes que exige o máximo do artista para que este receba o máximo de retorno do público, ou seja, a atenção da platéia para que a Palavra seja passada devidamente.
Por mais que seja difícil e trabalhoso introduzir a pantomima em um grupo de dramaturgos, Jesus nos capacita, Ele sabe o quanto a pantomima costuma impressionar e chamar a atenção da platéia, muitas vezes esta técnica é mais utilizada do que a dramaturgia, por ser de fácil assimilação, por chamar a atenção, por ser praticamente universal.
Estar com a mente ligada, atenta e concentrada na Palavra que se almeja passar ao público é de extrema importância a fim de transformar a Palavra em pantomima utilizando a imaginação. Como a pantomima é extremamente dependente do espaço onde será ministrada, não é porque temos uma pronta que não há nada a ser acrescentado e modificado, sempre há o processo de adaptação ao elenco, ao espaço e ao objetivo, portanto, a imaginação do diretor é fundamental nesta modalidade.
Pantomima Não é Mímica
Mímica é movimento. Ela está presente na pintura, na música, na escultura, balé, na linguagem do surdo-mudo, na dublagem, dança, na alegria, tristeza, no ódio, no amor. Mas quantas vezes uma pessoa está dizendo algo, e sua cara está provando justamente o contrário? Mímica todos nós, animais, fazemos. Também na natureza os pássaros, o mar, o vento. Na vida, todo movimento é mímica. Mímica é toda a vida. Onde não há vida, não há movimento, mímica.
Mímica é também ir ao Golfo Pérsico, ao Oriente Médio, e sair vivo, ou sem mímica. Pantomima, é saber o porquê, quais os verdadeiros motivos, que levaram os soldados ao Oriente Médio, e porque tudo aquilo está acontecendo lá. Pantomima é a arte da mímica, do movimento corporal que conta, objetivamente os porquês de uma história, com princípio, meio e fim... Em Chaplin, Buster Keaton e Jaques Tati, encontramos a pantomima cinematográfica com sua gramática e técnica próprias da época. Na dança, temos também o balé-pantomima, que procura contar objetivamente uma história. Pantomima não é código nem idioma que se necessita aprender.
Tampouco é, através de gestos, expressões corporal e facial, tradução, imitação de palavras ou frases. A pantomima não imita nada. Cria. Ela não tem sinônimos, portanto não pode ser sofista.
Também não tem o direito, como certas palavras, livros e artes, de ser ambígua, incompreensível, subjetiva, complicada.
A pantomima tem por lei a objetividade, sem ser didática, chata. Então a pantomima é quadrada? Não. Nem redonda ou retangular. É espiral e infinitamente dialética. Faz o espectador lembrar que tem cérebro. Que raciocina mesmo quando ri. Até quando sonha. Também quando chora.
Pantomima é a síntese dos pensamentos e dos sentimentos. Por isso, é que também no Brasil, a pantomima, como todas as Grandes Artes, é pouco conhecida. Mas isso é outro assunto. Chama-se analfabetismo.”
ESPERO QUE ISSO TE AJUDE, PARA MIM FOI ATÉ INTERESSANTE, APESAR DE SABER UM POUCO E ASSIM COM ESSA PERGUNTA TER UM OPUCO MAIS DE CONHECIMENTO.
2007-03-12 06:15:48
·
answer #3
·
answered by priska 2
·
0⤊
0⤋