Microscópio é o instrumento que serve para ampliar, com a finalidade de observação, a imagem de objetos minúsculos. A imagem pode ser formada por meios ópticos, acústicos ou eletrônicos e recebida por reflexão, processamento eletrônico ou por uma combinação dos dois métodos. Os microscópios são intensivamente usados nos mais diversos ramos da ciência, como biologia, metalurgia, espectroscopia, medicina, geologia e pesquisa científica em geral.
Microscópio óptico. Também conhecidos como lupas ou lentes de ampliação, os microscópios mais simples são dotados de uma lente convergente, ou sistema de lentes equivalente. Para facilitar o manuseio e a observação, algumas lentes são montadas em suportes, fixos ou portáteis, como os que se usam nas lentes de leitura. Os microscópios simples já eram utilizados em meados do século XV. Em 1674, o naturalista holandês Antonie van Leeuwenhoek produziu lentes suficientemente poderosas para observar bactérias de dois a três micrometros de diâmetro.
O microscópio composto consta, em essência, de um sistema óptico formado por dois conjuntos de lentes. Um conjunto, denominado objetiva, é montado perto do objeto examinado e forma no interior do aparelho uma imagem real. O outro conjunto, chamado ocular, permite ao observador ver essa imagem ampliada. A objetiva tem um poder de ampliação que varia de duas a cem vezes, enquanto o da ocular não ultrapassa dez vezes.
A objetiva e a ocular são colocadas nas extremidades diametralmente opostas de um tubo, o canhão, constituído de duas partes encaixadas, que podem ser estendidas e encurtadas, como tubos telescópicos. O movimento é possibilitado por dois parafusos, o macrométrico e o micrométrico, conforme seja ele rápido ou lento. Essa variação do comprimento do canhão resulta na aproximação ou afastamento do conjunto objetiva-ocular com relação ao objeto observado. A distância entre os dois sistemas de lentes, porém, permanece constante.
O canhão é montado numa armação articulada que sustenta também a platina (chapa sobre a qual é colocada a lâmina de vidro com o objeto a ser observado). Os raios luminosos provenientes de uma fonte qualquer, natural ou artificial, são projetados no objeto com ajuda de um espelho refletor móvel e de uma pequena lente, chamada condensador. Para ser ampliado, o objeto precisa ser posto a uma distância do instrumento pouco maior que a distância focal da objetiva. A ampliação obtida é função das distâncias focais dos dois sistemas de lentes e da distância que os separa.
Microscópio eletrônico. Em 1924 o físico francês Louis de Broglie mostrou que um feixe de elétrons pode ser considerado uma forma de movimento ondular com comprimentos de onda muito menores que os da luz. Com base nessa idéia, o engenheiro alemão Ernst Ruska inventou o microscópio eletrônico em 1933. Nesse aparelho, as amostras são iluminadas por um feixe de elétrons, focalizados por um campo eletrostático ou eletromagnético. Os microscópios eletrônicos produzem imagens detalhadas com uma ampliação superior a 250.000 vezes. Ao mostrar imagens de objetos infinitamente menores que os observados ao microscópio óptico, o microscópio eletrônico contribuiu para o progresso do conhecimento da estrutura da matéria e das células.
Microscópio acústico. Como as ondas sonoras têm comprimento de onda comparável ao da luz visível, surgiu, na década de 1940, a idéia de empregar som e não luz em microscopia. Os primeiros microscópios acústicos, porém, foram produzidos somente na década de 1970. Como as ondas sonoras, ao contrário da luz, podem penetrar em materiais opacos, os microscópios acústicos são capazes de fornecer imagens das estruturas internas, assim como da superfície, de muitos objetos que não podem ser vistos ao microscópio óptico.
Microscópio de tunelamento. A invenção, em 1981, do microscópio de tunelamento (MT) valeu ao alemão Gerd Binnig e ao suíço Heinrich Rohrer -- bem como a Ernst Ruska -- o Prêmio Nobel de física de 1986. O MT mede a corrente elétrica criada entre a superfície do objeto estudado e uma ponteira-sonda de tungstênio. A força da corrente depende da distância entre a ponteira e a superfície. A partir dessa informação, é possível produzir uma imagem de alta resolução, em que são vistos até os átomos. Para isso, a extremidade da ponteira-sonda deve consistir em um único átomo, e sua elevação sobre a superfície tem de ser controlada com uma posição de alguns centésimos de angström (o diâmetro de um átomo é de aproximadamente um angström, ou um décimo bilionésimo de metro). Durante seus movimentos invisíveis, a ponteira é guiada por alterações minúsculas no comprimento das pernas de um tripé de sustentação. Essas pernas são feitas de um material piezelétrico que muda de dimensões sob a influência de um campo elétrico.
Espero ter ajudado.
Bjs.
2007-03-10 11:01:47
·
answer #1
·
answered by ♫♫ A Eremita ♫♫ 7
·
1⤊
0⤋
aparelho utilizado para ver partículas e fragmentos muito pequenos e muitas vezes invisíveis a olho nú.
2007-03-10 22:07:24
·
answer #2
·
answered by marceloenterprise2003 6
·
1⤊
0⤋
O microscópio é um aparelho utilizado para visualizar estruturas minúsculas como as células.
Dividem-se basicamente em duas categorias:
Microscópio óptico: Funciona com um conjunto de lentes (ocular e objetiva) que ampliam a imagem transpassada por um feixe de luz
Microscópio de campo claro
Microscópio de fundo escuro
Microscópio de contraste de fase
Microscópio de interferencia
Microscópio eletrônico: Amplia a imagem por meio de feixes de elétrons, estes dividem-se em duas categorias: Microscópio de Varredura e de Transmissão.
Há ainda os microscópios de varredura de ponta que trabalham com um larga variedades de efeitos físicos (mecânicos, ópticos, magnéticos, elétricos, etc).
Para que ele serve: Para o estudo de microorganismos diversos e das diferentes celulas que formam o nosso corpoe os outros seres vivos.
Se nao existisse o microscopio:? a ciencia não conseguiria descobrir ods microorganismos responsáveis por muitas doenças nem estudar suas caracteristicas.
2007-03-10 21:15:57
·
answer #3
·
answered by Angel 5
·
1⤊
0⤋
São instrumentos de pesquisas, que serve para visualizar estruturas invisíveis ao olho nú.
atualmente se encontra três tipos de microscópio:
O óptico que usa feixes de luz pode ampliar uma imagem com nítidas ate 1000 vises
O ME microscópio eletrônico, em vez de utilizar luz este utiliza elétrons que atravessam a célula por exemplo criando sua imagem em um monitor
com uma capacidade de resolução superior ao óptico, foi de grande importante para a genética
E MER microscópio eletrônico de varredura possui uma resolução superior ao ME
2007-03-10 20:38:09
·
answer #4
·
answered by tiago farias 4
·
1⤊
0⤋
O microscópio é um aparelho utilizado para visualizar estruturas minúsculas como as células.
Acredita-se que o microscópio tenha sido inventado em 1590 por Hans Janssen e seu fiIho Zacharias, dois Holandeses fabricantes de óculos. Tudo indica, porém, que o primeiro a fazer observações microscópicas de materiais biológicos foi o neerlandês Antonie van Leeuwenhoek
Os microscópios de Leeuwenhoek eram dotados de uma única lente, pequena e quase esférica. Nesses aparelhos ele observou detalhadamente diversos tipos de material biológico, como embriões de plantas, os glóbulos vermelhos do sangue e os espermatozóides presentes no sêmen dos animais. Foi também Leeuwenhoek quem descobriu a existência dos “micróbios”, como eram antigamente chamados os seres microscópicos, hoje conhecidos como microorganismos.
Dividem-se basicamente em duas categorias:
Microscópio óptico: Funciona com um conjunto de lentes (ocular e objetiva) que ampliam a imagem transpassada por um feixe de luz
Microscópio de campo claro
Microscópio de fundo escuro
Microscópio de contraste de fase
Microscópio de interferencia
Microscópio eletrônico: Amplia a imagem por meio de feixes de elétrons, estes dividem-se em duas categorias: Microscópio de Varredura e de Transmissão.
Há ainda os microscópios de varredura de ponta que trabalham com um larga variedades de efeitos fÃsicos (mecânicos, ópticos, magnéticos, elétricos, etc).
2007-03-10 19:06:25
·
answer #5
·
answered by lindinha 2
·
1⤊
0⤋
É UM APARELHO Q AUMENTA 1.000 X OU + AQUILO Q É COLOCADO EM SEU VISOR .EX : BACTÉRIA
BJK DA BILUSCA!
2007-03-10 20:44:52
·
answer #6
·
answered by Bilusca 1
·
0⤊
0⤋
Um aparelho para analisar coisas tamanho "micro", muitas delas não são visíveis a olho nu, porém podem ser visualisadas com as diferentes lentes de aumento que fazem parte do microscópio. Muitas vezes um processo de coloração permite melhor delineamento das estruturas de bactérias ou fungos por exemplo. Em grandes universidades e centros de pesquisas existe o microscópio eletrônico que permite analisar estruturas ainda mais pequenas como os vírus e são realizadas pesquisas incríveis.
2007-03-10 19:05:45
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
um aparelho para pesquisa. Alguem da area lhe explik melhor.
2007-03-10 18:56:51
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
RESPONDIDO.
2007-03-13 17:31:32
·
answer #9
·
answered by ÍNDIO 7
·
0⤊
1⤋