O Serviço Social tem na Questão Social sua base e sua fundação como especialização do trabalho. A QS é aprendida como um conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura que tem uma raiz comum:”A produção social é cada vez mais coletiva,enquanto a apropriação dos seus frutos mantém-se privada.”
Profissão que emerge de um determinado conflito social,vindo da profissionalização da filantropia, das damas de caridade (moças de família rica).Conceito que foi mantido até os anos de 1960.
O Serviço Social nasce para atender aos interesses do capital. Com o desenvolver do capitalismo,surge cada vez mais a desigualdade social,sendo esta cada vez mais gritante. Para amenizar este conflito, e agindo sobre as expressões da Questão Social,surge o Serviço Social,que assume um posicionamento político.
É considerado como uma profissão de caráter liberal,assegurado por lei. É eminentemente prática,que exige respostas, competências práticas e rápidas. O profissional deve ser livre de preconceitos, e entender o outro, os contextos em que o indivíduo recorreu ao auxílio, independentemente da situação em que se encontra. O profissional de Serviço Social está na instituição para garantir os direitos do cidadão.
Na sociedade contemporânea,nós vamos viver a Globalização,que trouxe algumas complicações para a classe trabalhadora. Aliado a ela,temos a Revolução Tecnológica, caracterizada pela microeletrônica(digital),comandadas por um cérebro cibernético(inteligência virtual). Avanço na medicina(clonagem,células tronco,transgênicos) Elementos que caracterizam a pós-modernidade. Também com ela,viveremos um processo de Neoliberalismo,que é a organização do Estado(Novo Liberalismo). Isto é problemático,porque o Estado será chamado para atender demandas econômicas, mas irá atenderem com menos proporção as demandas sociais.
A Globalização é um processo de livre circulação de mercadorias (capital,dinheiro, produtos),entendendo também a circulação de riquezas. Vindo o agravamento da Qustão Social,além de toda problemática, a desarticulação de sindicatos,achatamento salarial, aumento da miséria ,violência,contraversão. Fenômenos revoltantes de todo um complicante, que “surgirão” batendo à porta de um assistente social em busca de auxílio. Os Assiatentes Sociais trabalham na tensão entre a reprodução da desigualdade que gera exclusão,desemprego,e outro que causa a rebeldia e resistência. Entre estes dois movimentos,ele faz pressão sobre o Estado,juntamente com a população,através de fóruns populares,passeatas,manifestações diversas,para que se criem situações que possam contribuir na superação destas dificuldades.
"Pensar o Serviço Social na contemporaneidade requer os olhos abertos para o mundo contemporâneo para decifrá-lo e participar da sua criação. Um dos maiores desafios que o Assistente Social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano. Nós assistentes sociais temos ousado sonhar, lutar, resistir e apostar na história, construindo o futuro no presente".Marilda Vilela Iamamoto
2007-03-12 03:27:19
·
answer #1
·
answered by Vanyle 6
·
1⤊
0⤋