English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-03-10 04:52:24 · 7 respostas · perguntado por saulo 2 em Artes e Humanidades Filosofia

7 respostas

Moral, nada mais é que, honestidade, responsabilidade.

2007-03-10 09:26:50 · answer #1 · answered by Nta 2 · 0 1

a moral é a sua consciência.
Ela define prá você mesmo o que é certo ou errado.

2007-03-10 11:55:59 · answer #2 · answered by Lau 4 · 0 0

Saulo,

Vou usar o pensamento do Filósofo porque é o mesmo que o meu.

Como Sócrates é o fundador da ciência em geral, mediante a doutrina do conceito, assim é o fundador, em particular da ciência moral, mediante a doutrina de que eticidade significa racionalidade, ação racional.

Virtude é inteligência, razão, ciência, não sentimento, rotina, costume, tradição, lei positiva, opinião comum. Tudo isto tem que ser criticado, superado, subindo até à razão, não descendo até à animalidade - como ensinavam os sofistas.

É sabido que Sócrates levava a importância da razão para a ação moral até àquele intelectualismo que, identificando conhecimento e virtude - bem como ignorância e vício - tornava impossível o livre arbítrio.

Entretanto, como a gnosiologia socrática carece de uma especificação lógica, precisa - afora a teoria geral de que a ciência está nos conceitos - assim a ética socrática carece de um conteúdo racional, pela ausência de uma metafísica.

Se o fim do homem for o bem - realizando-se o bem mediante a virtude, e a virtude mediante o conhecimento - Sócrates não sabe, nem pode precisar este bem, esta felicidade, precisamente porque lhe falta uma metafísica. Traçou, todavia, o itinerário, que será percorrido por Platão e acabado, enfim, por Aristóteles.

Estes dois filósofos, partindo dos pressupostos socráticos, desenvolverão uma gnosiologia acabada, uma grande metafísica e, logo, uma moral.


♫ ♪ ♫ Um abraço Helda! ♫ ♪ ♫

2007-03-10 07:34:22 · answer #3 · answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7 · 0 0

É o conjunto de práticas, costumes e padrões de conduta no ambiente que vivemos.Tudo que é jurídico é moral, mas nem tudo que é moral é jurídico. A moral torna-se autônoma quando tem por por fonte a natureza humana inserindo no indivíduo uma moral ética.

2007-03-10 05:30:08 · answer #4 · answered by Paloma 4 · 0 0

É o conjunto de regras, costumes, normas, leis e padrões seguidos por determinada sociedade e sujeitos à mudanças de tempos em tempos.

2007-03-10 05:12:07 · answer #5 · answered by DeBarros 7 · 0 0

Saulo, aqui tens alguns conceitos de Moral, bem como algumas citações sobre o assunto:
A palavra Moral tem origem no latim - morus - significando os usos e costumes.
Moral é o conjunto das normas para o agir específico ou concreto. A Moral está contida nos códigos, que tendem a regulamentar o agir das pessoas.
Segunto Augusto Comte (1798-1857), "a Moral consiste em fazer prevalecer os instintos simpáticos sobre os impulsos egoístas." Entende-se por instintos simpáticos aqueles que aproximam o indivíduo dos outros.

Roux A. La pensée d'Auguste Comte. Paris: Chiron, 1920:254.

Moral: (substantivo) 1. o mesmo que Ética. 2. O objeto da Ética, a conduta enquanto dirigida ou disciplinada por normas, o conjunto dos mores. Neste significado a palavra é usada nas seguintes expressões: "a moral dos primitivos", "a moral contemporânea" etc.

Abbagnano N. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1970:652.


Para Piaget, toda Moral é um sistema de regras e a essência de toda a moralidade consiste no respeito que o indivíduo sente por tais regras.

Piaget J. El juicio moral en el niño. Madrid: Beltrán, 1935:9-11.

Eu sei o que é moral apenas quando você se sente bem após fazê-lo e o que é imoral é quando você se sente mal após.

Ernest Hemingway. Death in the afternoon. (1932)


Se ele realmente pensa que não há distinção entre virtude e vício, então, Senhor, quando ele abandonar nossa casa, deixe-nos contar nossos talheres.

Samuel Johnson. James Boswell's Life of Johnson. 14/07/1763.

2007-03-10 05:05:58 · answer #6 · answered by Miguel P 6 · 0 0

O termo moral é derivado do latim mores, que significa relativo aos costumes. Pode ser definido também como a aquisição do modo de ser conseguido pela apropriação ou por níveis de apropriação, onde se encontram o caráter, os sentimentos e os costumes. Em alguns dicionários entende-se que moral é parte integrante de um conjunto de regras dos costumes e prescrições a respeito de comportamentos e condutas, que podem ser consideradas válidas, éticas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupos ou pessoa determinada, estabelecidas e aceitas pelas comunidades humanas durante determinados períodos de tempo.(Aurélio Buarque de Hollanda).

Portanto, o termo moral significa tudo o que se submete a todo valor onde devem predominar na conduta do ser humano as tendências mais convenientes ao desenvolvimento da vida individual e social, cujas aptidões constituem o chamado sentido moral dos indivíduos.

Portanto o q é mral p/ uim determinado grupo pode não ser p/ outro relativamente à sua época e lugar.

2007-03-10 05:02:31 · answer #7 · answered by Quiroga90 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers