English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Em um país tão carente de educação e pobre na Lingua Portuguesa, o que leva pessoas envolvidas em um mundo digital tão valioso como a internet escrever palavras do tipo: kuando, ke, naum, porke e etc.... Sendo que muitas vezes você encontra essas palavinhas em sites de de informações seguras ???

2007-03-10 03:52:07 · 15 respostas · perguntado por A...P. 1 em Sociedade e Cultura Idiomas e Línguas

15 respostas

São pessoas que estudaram, aprenderam um pouco o idioma e morrem de inveja dos coitados analfabetos que não tiveram a oportunidade de estudar. um abraço

2007-03-13 16:27:04 · answer #1 · answered by adericleverson 7 · 1 0

Prezada Ana Paula.
Tudo depende dos "sites" que você frequenta. Meus filhos, por exemplo, por exigência minha, só frequentam "sites" onde usam latim e português correto; existe um "site" muito bom, que que as pessoas só se comunicam em latim, você pode conhecer jóvens do mundo todo que dominam o idioma de Cicero, cujo conhecimento tanto melhora o domínio de nosso idioma. Existem também listas e blogs no Brasil, onde lêem Harry Potter em latim (Harry Potter fala latim rsrsrs), vários dos jóvens que frequentam estas listas estudam letras, alguns são professores de filosofia e literatura, etc. Meus filhos também possuem amigos na China, que estudam português em grandes universidades chinesas, de modo que possam treinar chinês, e ajudar estudantes daquela imensa e poderosa nação a aprender nosso idioma.

Resumindo, a internete é livre, tem de tudo. Há jóvens de baixa cultura, que se comunicam em um português abreviado e dialetal. Mas há também milhares de jóvens brasileiros e portugueses, que se comunicam em linguagem castiça e em latim. Aconselho-a a juntar-se a estes. Para começar, uma lista excelente é

latim_hoje@yahoogrupos.com.br

Eu, em particular, não faço parte desta lista, pois a maioria dos membros é muito jovem (entre 15 e 25 anos) e você sabem, e possuem gostos diferentes dos meus. Por exemplo, estão todos encantados com os 300 de Esparta, este filme baseado nos quadrinhos de Frank Miller, e que conta a história de Leônidas enfrentando o exército persa com sua guarda pessoal. Eles também estão lendo Harry Potter em latim, e acho que sou muito velho para Harry Potter. Mas meus filhos e minha filha adoram Harry Potter, e já devoraram os dois volumes com a história do bruxinho em latim (Harrius Potter et Philosophii Lapis; Harrius Potter et Camara Secretorum).

A propósito, a lista de latim é livre, mas se você quiser entrar nos blogs de português, latim e grego clássico, é preciso de um convite. Mas acredito que, se você frequentar as listas, acabará sendo convidada.

2007-03-14 03:39:35 · answer #2 · answered by Eduardo C 3 · 0 0

Não há absolutamente nenhum mal no surgimento dessa nova linguagem. A sociedade anda e necessita-se de novas maneiras de comunicação que se adeqüem à nova realidade.
O problema está em a escola não dar segurança ao aluno sobre em que situações usar uma linguagem e em que outras usar outra linguagem.
É a mesma questão dos termos jurássicos "falar certo" e "falar errado". Hoje sabemos que isso não existe. Existem apenas momentos em que se deve usar um nível de linguagem e outras situações em que se deve usar outro nível.
Eu posso perfeitamente escrever em linguagem de internet em um momento, falar "tu tá em casa?" em outro momento ou usar a linguagem culta "tu estás em casa?" em um momento mais formal. O importante é ser capacitado para usar todos esses níveis.
Então seria tolice ir contra as novas formas de linguagem, pois a sociedade NECESSITA delas. O que tem que ser feito é treinar os alunos na leitura, a fim de lhes proporcionar competência para enfretar diversas situações comunicativas.

Viva a comunicação! Viva a diversidade lingüística!

2007-03-12 16:56:18 · answer #3 · answered by Alyson Vilela 6 · 0 0

Comunicar no Messenger com o teclado obriga a rapidez. A rapidez é o mais importante. Assim, é mais fácil escrever uma letra em vez de duas! Essas soluções de facilidade, aliadas ao fato (ia escrevendo facto!) de a ortografia portuguesa ter uma base etimológica forte ( e por que não dizê-lo, arbitrária) fez com que se procedesse a uma espécie de "fonetização" da língua. Por exemplo; "não" só não é estranho porque nos habituámos, "naum" está mais próximo do que efetivamente falamos. A verdade é que há dificuldades artificiais na língua portuguesa e já era tempo de se proceder a uma reforma ortográfica! Não defendo a completa "fonetização" da escrita portuguesa, mas a limpeza do lastro etimológico que apenas existe por motivos de elitismo. Dentro de pouco tempo, essa forma de escrever fará lei! E convenhamos que a língua oral e a língua escrita ficarão mais próximas uma da outra, sem que daí advenha qualquer prejuízo.

2007-03-10 17:45:26 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

O BRASIL TER UM VOCABULÁRIO TÃO RICO E O BRASILEIRO USAR UM VOCABULÁRIO TÃO POBRE, É MESMO CONTRADITÓRIO

2007-03-10 17:23:01 · answer #5 · answered by Kriska 5 · 0 0

Em parte é compreensível, porque surge dos erros do digitador naturalmente, devido à rapidez que nos é exigida para digitar um texto no mundo em que domina esta nova tecnologia. Mas tornou-se uma nova lingüagem mesmo, a partir de uma deformação das palavras da língua portuguesa transformando tudo em um novo código, um verdadeiro léxico de língua estrangeira. A minha opinião é de que tudo é muito criativo, e que não há mais como mudar ou dar um fim à expansão da novidade. Ao menos para páginas e documentos sérios ou "oficiais" da internet, que fossem exigidas as normas e as regras da ABNT. Acho que ainda é tudo o que poderia ser feito para dar um equilíbrio a este impulso criativo.

2007-03-10 17:01:48 · answer #6 · answered by Blizzard 3 · 0 0

tudo isso e usado para abreviar as palavras, mas geralmente e usado em celular, e sala de bate papo. mas as pessoas acostuma e comeca a usar direto esquecendo muitas vezes o modo correto de se escrever.

2007-03-10 12:59:54 · answer #7 · answered by phill 3 · 0 0

Dias passados ao responder a uma pergunta de alguém que queria saber qual a faculdade ela deveria cursar; respondi-lhe que ela deveria retornar ao primeiro ano da escola primária e que ela não estava preparada para enfrentar uma faculdade, justamente por esse tipo de grafia dela. Isso realmente não é aceitável.

2007-03-10 12:06:38 · answer #8 · answered by Pitt-Bull 5 · 0 0

Querida Ana Paula, já tentei discutir sobre isso aqui e poucos entenderam, levei um sermão absurdo, espero que você tenha uma melhor sorte. Na minha humilde opinião é falta de leitura, muitos só lêem scrap do orkut e emails dos amiguinhos.

2007-03-10 12:02:18 · answer #9 · answered by Yumi 7 · 0 0

eu odeio isso, se for um q, tudo bem, agora não sei porque as pessoas falam axim e acham q estão bombando.

2007-03-10 12:01:47 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers