Era Uma Vez o Rock ‘n’ Roll
Por Tacieli Macionk
Era uma vez que o Rock ‘n’ Roll foi sinônimo de revolução ou rebeldia. Hoje em dia, uma tal juventude sai pelas ruas com roupas listradas e quadriculadas, cabelo escorrido com franjas escondendo os olhos e dizendo que curtem o tal rock. Acho que eles nem ao menos pararam para conhecer a história daquilo que eles dizem “curtir”.
O rock nasceu para mudar, para alegrar e reivindicar, não para virar essa música pobre e com letras fúteis que serve apenas para fazer os adolescentes se rebelarem contra o mundo e chorarem por nada. Elvis é que tem o direito de se revirar no caixão (ou aonde é que esteja, pois dizem que Elvis não morreu) ao ver que a música que praticamente nasceu com ele se transformou.
Nos anos 70, as bandas como Led, Doors e Janis cantavam uma revolução, pediam a liberdade. Nos anos 80, o Heavy Metal mostrou que o lado pesado dos instrumentos tem alma. O Hard Rock eternizou baladas que até quem nasceu depois dos anos 90 ouve. O Punk Rock sempre teve a ideologia marcante de querer mostrar ao mundo que as coisas estão erradas. E hoje em dia... hoje em dia alguns têm coragem de dizer que essa tal música “Emo” é Rock ‘n’ Roll. Realmente eles querem revolucionar! Querem acabar com o que um dia foi o Rock.
2007-03-10
02:57:35
·
10 respostas
·
perguntado por
Murilo
3
em
Sociedade e Cultura
➔ Grupos e Culturas
➔ Outras - Grupos e Culturas
Concordo com algumas coisas e discordo de outras.
Elvis não foi nenhum intelectual! Era um cara cheio de bossa, chinfroso, com uma voz excelente e um rebolado que enlouquecia as gatinhas. Tinha muito carisma e uma música que não deixava ninguém ficar parado. Ponto.
Nos anos 70 a luta dos jovens pelo fim da guerra do Vietnam e por uma sociedade mais Liberal na França e Europa (68) tomaram conta da música. No Brasil começava a surgir o rock nacional.
Em termos musicais eu te diria que os anos 70 viram o surgimento daquilo que talvez tenha sido o momento mais rico do rock - o chamado rock progressivo. Evoluindo do chamado "psicodelismo", o rock buscou novas inspirações no jazz e na música erudita. Foi a época de Jethro Tull, Pink Floyd, Emerson Lake & Palmer, Yes, Rick Wakemann, Focus e tantos outros. Paralelamente e quase das mesmas fontes, surgia também o Heavy Metal de Huriah Heep, Black Sabbath, Slade, Deep Purple, Led Zeppelin. E The Who que ficava meio que entre as duas vertentes...
Os anos 80 viram a retração do progressivo, o crescimento do Heavy Metal e o surgimento de um movimento meio que de "volta às raízes", com uma musicalidade mais crua e violenta como a realidade das cidades - o punk rock.
Entretanto aqui cabe uma pausa e um parêntesis: A não ser naqueles momentos como no final da década de 60 e durante os anos 70, quando havia grandes movimentos sociais, a música sempre foi principalmente diversão. Poucos como Bob Dylan primaram sempre por um forte conteúdo social. O punk - claro - sempre foi um grande e sonoro NÃO! a tudo, mas nunca teve uma proposta concreta de mudança da sociedade.
E os Emos da vioda sempre existiram. Sempre teve um monte de babacas fazendo sucesso com uma musicalidade fácil e se dizendo muito rockeiros. Quem eram eles? Não lembro mais, como daqui a alguns anos, talvez ningém lembre mais que um dia houve alguma coisa chamada Emo...
E, como diria a Titia Rita, esse tal de Roque Enrou - que já deve ter hoje fácil uns 60 anos, continua tão cheio de energia e hormônios como um garoto de 15 anos.
2007-03-11 01:13:26
·
answer #1
·
answered by O Pantera 5
·
1⤊
1⤋
Eu não tenho paciencia para ler
2007-03-11 04:04:48
·
answer #2
·
answered by Lucas M 3
·
1⤊
0⤋
O Rock'n Roll nasceu do Blues, de harmonia simples, tricordiana, e o ritmo 4/4 advindos da música dos brancos mas com o acréscimo da sétima menor e da nona e da pungência do sofrimento que só os negros, em seu calvário da escravidão, poderiam ter produzido. O Blues mais rápido, o Rythm and Blues, virou o Rock. Os brancos, como Elvis, se abeberraram na fonte dos negros, apesar do radical racismo que sempre os caracterizou até os dias de hoje. É a mesma a origem do Jazz norte-americano, à medida em que os músicos talentosos expandiam a noção da improvisação instrumental inerente ao Blues. No entanto, o Rock já carrega em si a limitação musical, por causa da simplicidade harmônica. Só compositores muito inspirados puderam produzir o chamado "Classic Rock", porque era um caminho ainda não trilhado. De lá prá cá é só repetição e mesmice. A época de Janis foi propícia para os branquelos se manifestarem contra o hermetismo de sua cultura e a estupidez de sua política externa (guerra do Vietnã). Hoje, esses dois aspectos da vida norte-americana continuam sendo verdadeiros só que os compositores e instrumentistas ficam aquém do desafio. E, por isso, existe essa profusão de música insossa e chata, sob a égide do Rock'n Roll.
2007-03-17 02:00:52
·
answer #3
·
answered by zeca do trombone 5
·
0⤊
0⤋
Talvez falte o seu conhecimento neles,pois eles respondem o vêem e aprendem,foi isto que foi ensinado a eles ,então esta é a verdade deles.Mais valeu sua aula.
2007-03-16 03:40:47
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
tudo o que e novo sofre criticas cabe a nos sabermos o que gostamos ou nao mas julgar nao e a soluçao
2007-03-15 18:44:17
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O que era ja era e passou nada mais volta a ser como era o rock para mim hoje nao me diz nada nao presta é violento nao transmite nada a nao ser odio e impor a violencia algum tempo atras eu vi numa reportagem uma banda de rock ou heavy metal que ate partiam guitarras e mandavam-se para cima da multidao magoando pessoas.
Odeio literalmente o rock nao falem do elvis nem de outras bandas essas estao no auge .
2007-03-14 11:58:36
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Antigamente as mudanças eram vistas com mais severidade.
Hoje a moçada apronta e ninguem nem nota mais.
Fumaça
2007-03-12 07:16:43
·
answer #7
·
answered by FAROFA 7
·
1⤊
1⤋
O mundo mudou.
Se você conversar com um roqueiro inteligente e comprometido você iria se espantar.
Não me lembro direito.
No passado havia uma composição com certa harmonia.
Hoje o critério de harmonia mudou completamente para eles.
Esse assunto é divisor de águas.
Não sei te dizer porque não sou músico ou roqueiro contemporaneo.
Parece que o valor é a nota musical em si, independente da harmônia.
Existe uma lógica oculta nas composições.
Procure conversar com algum roqueiro que saiba tocar alguma coisa.
2007-03-10 12:12:02
·
answer #8
·
answered by vitor m 6
·
1⤊
1⤋
Poxa, legal esse texto!
2007-03-12 07:24:01
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
A minha opinião é a seguinte: - Em primeiro lugar EMO é o contrário de OME e ñ estão preocupados com o rock e sim por ele ser tão visado pelos jovens em massa e querem usar essa enorme fonte para tentarem transformar todos em um bando de viados isso sim, se do contrário diga-me então!!!
2007-03-10 12:28:30
·
answer #10
·
answered by titomalucobeleza 3
·
0⤊
1⤋