English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Oi pessoal, farei um trabalho do curso de Letras, e preciso entender melhor para explicar.....

2007-03-10 01:43:10 · 2 respostas · perguntado por JaqueGiorni 1 em Educação e Referência Nível Superior

2 respostas

A maioria dos judeus da região central do país falavam húngaro e, integrados no processo de emancipação, participavam da vida econômica, social e cultural do país.

Sob a influência da Haskalá, o Iluminismo, os "judeus magiares" buscavam uma adequação do judaísmo à modernidade, advogando reformas litúrgicas. O movimento chamado de neologista cresceu enormemente e, em 1859, seus adeptos construíram em Budapeste a maior sinagoga da Europa e a segunda maior do mundo: a da rua Dohány, em estilo arquitetônico romântico e com capacidade para três mil pessoas.

Por outro lado, o norte da Hungria tornou-se um centro de ortodoxia e do estudo talmúdico. No noroeste estavam os judeus ortodoxos influenciados pelas tradições e a língua alemã. A ieshivá da cidade de Pressburgo foi das mais famosas do mundo. No nordeste, residiam os chassidim, principalmente nas regiões de Szatmar, Belz, Bereg (inclusive Munkacz), Satora, Vizhnitz e Sighet, que praticamente só falavam o iídiche.

Anti-semitismo latente

O desenvolvimento econômico deste período também não beneficiou toda a sociedade húngara e um sentimento de insatisfação permeava vários de seus segmentos. A pequena nobreza e parte dos intelectuais magiares não viam com bons olhos o capitalismo, a perda de privilégios e a ascensão dos judeus. Padres católicos se opuseram à emancipação, camponeses eslovacos responsabilizavam os judeus por sua pobreza. Os judeus se transformaram no bode expiatório perfeito para todos os males do país.

Estavam criadas as condições para uma nova eclosão do anti-semitismo. Ataques irrompem em vários pontos do país: jovens universitários são espancados em 1882; no povoado de Tiszaeszlar ocorrem libelos de sangue e, em Budapeste, o exército tem de ser acionado para impedir um pogrom. Os liberais nacionalistas que ainda estavam no poder apelaram contra a intolerância e a situação aparentemente se acalmou. Mas, como a maioria dos judeus continuavam em difícil situação econômica e alguns acreditavam que a situação não tinha como melhorar, cerca de 100 mil deixaram a Hungria nas 4 décadas após a emancipação, permanecendo cerca de 900 mil. Estes formavam uma comunidade próspera e numerosa que, apesar das nuvens que se aproximavam, adentrou o séc. XX

http://www.ebp.org.br/veredas/mensagens/445.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Neologismo

http://usuarios.cultura.com.br/jmrezende/neologismos.htm

2007-03-11 08:04:30 · answer #1 · answered by ♥ ŠÜZÎ ♥ 7 · 0 0

essa e difil de responder.

2007-03-10 01:51:35 · answer #2 · answered by Shark 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers