resposta
resuomo sobre Titã (mitologia)=Na mitologia grega, os Titãs – masculino – e Titânides – feminino - (em grego ΤιÏάν, plural ΤιÏᾶνεÏ) estão entre a série de deuses que enfrentaram Zeus e os deuses olÃmpicos na sua ascensão ao poder. Outros oponentes foram os Gigantes, TÃfon e OfÃon.
Dos vários poemas gregos da idade clássica sobre a guerra entre os deuses e os Titãs, apenas um sobreviveu. Trata-se da Teogonia atribuÃda a HesÃodo. Também o ensaio Sobre a música atribuÃdo a Plutarco, menciona de passagem um poema épico perdido intitulado Titanomaquia (“Guerra dos Titãs”) e atribuÃdo ao bardo trácio cego Tamiris, por sua vez um personagem lendário. Além disso, os Titãs desempenharam um papel importante nos poemas atribuÃdos a Orfeu. Ainda que apenas se conservem fragmentos dos relatos órficos, estes revelam diferenças interessantes em relação à tradição hesiódica.
Os mitos gregos da Titanomaquia caem na classe dos mitos semelhantes na Europa e Médio Oriente, em que uma geração ou grupo de deuses confronta os dominantes. Por vezes os deuses maiores são derrotados. Outras os rebeldes perdem, e são afastados totalmente do poder ou ainda incorporados no panteão. Outros exemplos seriam as guerras dos Aesir com os Vanir e os Jotunos na mitologia escandinava, o épico Enuma Elish babilónico, a narração hitita do “Reino do Céu” e o obscuro conflito geracional dos fragmentos ugaritas. O Livro da Revelação cristão também descreve uma “Guerra no Céu”.
[editar] A primeira geração de Titãs
Originalmente os Titãs eram filhos de Urano e Gaia:
* Titãs:
o Oceano, o rio que circundava o mundo.
o Céos, titã da inteligência.
o Créos, deus dos rebanhos e das manadas, esposo de Euribia (filha de Ponto) e pai de Palas.
o Hipérion, o fogo astral.
o Jápeto, esposo da oceanide ClÃmene e pai de Prometeu, ancestral da raça humana.
o Cronos, que destronou Urano e foi rei dos deuses.
* Titanides:
o Febe, a da coroa de ouro.
o Mnemosine, personificação da memória e mãe das Musas com Zeus.
o Reia, rainha dos deuses com Cronos.
o Témis, encarnação da ordem divina, das leis e costumes, e mãe das Horas e das Moiras com Zeus.
o Tétis, deusa do mar.
o Téia, deusa da vista.
O matrimónio entre irmãos era corrente na mitologia grega, e vários Titãs e Titanides se uniram, dando origem a uma segunda geração de Titãs:
* Oceano e Tétis geraram as ninfas (Oceanides), os rios (Oceanidas) e os mananciais.
* Hipérion e Téia a Helios (o sol), Selene (a lua) e Eos (a aurora).
* Céos e Febe a duas filhas, Leto e Astéria.
* Cronos e Rea formaram o casal mais importante, pois foram os reis dos deuses e tiveram seis filhos:
o Héstia, deusa do lar.
o Hera, deusa rainha do Olimpo.
o Hades, deus dos infernos.
o Deméter, deusa da agricultura.
o Posêidon, deus dos oceanos.
o Zeus, deus supremo, pai de todos os deuses do Olimpo.
Os Titãs não formam um conjunto homogéneo. Trata-se, em geral, de divindades muito antigas que, por uma razão ou outra, continuaram a ter uma certa vigência dentro da mitologia grega clássica e, ao constituir-se o esquema genealógico dos deuses, foram incluidas entre os descendentes de Urano.
resumo sobre deuses=Visão geral
O espectro da mitologia grega é enorme. Abrange desde os crimes mais cruéis dos primeiros deuses e as sangrentas guerras de Tróia e Tebas, à infância de Hermes e o sofrimento de Deméter por Perséfone.
[editar] A era dos deuses
Assim como seus vizinhos, os gregos acreditavam num panteão de deuses e deusas que eram associados a especÃficos aspectos da vida. Afrodite, por exemplo, era a deusa do amor, enquanto Ares era o deus da guerra e Hades o dos mortos.
Algumas deidades como Apolo e DionÃsio revelavam personalidades complexas e uma variedade de funções, enquanto outros como Helios ("sol") eram pouco mais que personificações. Existiam também deidades de lugares especÃficos, como deuses de rios e ninfas de nascentes e cavernas. Tumbas de heróis e heroÃnas locais eram igualmente veneradas.
Apesar de centenas de seres poderem ser considerados deuses ou heróis, alguns não representavam mais que folclore ou eram honrados somente em lugares (Trophonius) e/ou festivais especÃficos (Adonis).
Rituais de maior abrangência e os grandes templos eram dedicados, em sua maioria, a um seleto cÃrculo de deuses, notadamente os quinze do Olimpo, Heracles e Asclepio. Estas deidades eram o foco central dos cultos pan-Helênicos.
Muitas regiões e vilas tinham seus próprios cultos a ninfas, deuses menores ou ainda a heróis e heroÃnas desconhecidos em outros lugares. A maioria das cidades adoravam os deuses maiores com rituais peculiares e tinham para estes lendas igualmente próprias.
Os deuses do Olimpo= * Zeus
à o senhor do Olimpo. Destronou Cronos, o seu pai, para reinar no Olimpo. Representa a ordem e a vitória da humanidade sobre as forças selvagens da natureza(No caso,representadas pelos titãs) à ele quem distribui o bem e o mal e governa toda a humanidade. O seu sÃmbolo é o trovão e a águia. Zeus devorou a sua primeira esposa, Métis, quando esta estava grávida de Atena, a deusa da sabedoria, com medo de que a criança viesse a ser um dia mais poderosa do que ele. No entanto, Atena acabou por irromper da cabeça de Zeus quando Hefesto lhe abriu ao meio com um machado. Hera foi a sua segunda esposa, apesar de Zeus ter gerado filhos de muitas deusas e mulheres. Entre os seus descendentes contam-se Apolo, Ãrtemis, Dionisio, Hércules, as Graças, as Musas, QuÃron, Perséfone, Hebe, Hermes, Minos, Perseu, Castor e Pólux entre outros.
* Hera
Equivalente, em Roma, a Juno, deusa protectora das mulheres e do casamento e do nascimento. à irmã e esposa de Zeus, e mãe dos deuses Hefesto e Ares.
* Atena
Deusa da guerra justa, da sabedoria, das artes, da estratégia e ofÃcios, equivalente, em Roma, a Minerva. Atena era filha de Zeus, tendo nascido da sua cabeça, já completamente desenvolvida. Na Odisseia, de Homero, é a protetora de Ulisses e do seu filho Telémaco. O seu principal centro de culto era a cidade de Atenas, disputada para ser adorada por Atena e Posseidon. Posseidon ofereceu uma fonte de agua salgada para os habitantes da cidade, enquanto que Atena ofereceu uma oliveira. Os atenienses optaram pela deusa e assim a cidade passou a se chamar Atenas. O Partenon, situado na acrópole da cidade é o maior templo dedicado à deusa e até hoje atrai visitantes de todo o mundo. O mito do nascimento de Atena é de particular importância para entendermos a mentalidade dos gregos. Zeus tomara Métis (Sabedoria, Prudência) como primeira esposa. Estando ela grávida de Atena, o deus a engoliu, para que ela não tivesse um filho mais poderoso que o pai. Atena nasceu, então, da cabeça de Zeus quando este foi atingido na cabeça durante uma batalha. Nesse momento a deusa Atena saiu de dentro do ferimento da cabeça do pai, completamente desenvolvida e armada, pronta para defender seu pai.
* Eros
Filho de Ares e Afrodite, em algumas versões considerado filho do Caos, sua versão romana é a de Cupido, ele é o deus do amor.
* PoseÃdon
PoseÃdon é o deus do mar, e o terceiro filho dos titãs Cronos e Réia e irmão de Zeus e Hades. O deus equivalente na mitologia romana é Neptuno. Támbem conhecido como deus dos terremotos e dos cavalos. O simbolo mais comumente associado a ele é o tridente.
* Héstia
Filha de Cronos e Réia, irmã de Hera, Zeus, PosÃdon, Hades e de Deméter, deusa virgem da lareira e do lar, seu nome romano é Vesta. à provavelmente a deusa mais desconhecida, por serem suas atribuições ao lar, sendo a si dirigidas as preces do bom funcionamento da casa. Não se conhecem aventuras ou passagens da presença desta deusa.
* Apolo
Segundo as mitologias grega e romana, é o deus da luz do Sol, da música, da poesia e da profecia, e ainda o protector das musas. à irmão gémeo de Ãrtemis, filho de Zeus e Latona. Apolo é representado nas estátuas da antiguidade como um deus muito belo, personificando o ideal grego de beleza masculina. Eram particularmente importantes os cultos que lhe eram prestados em Delos, onde teria nascido, e em Delfos, onde se situava o seu principal santuário. Apolo é constantemente confundido com Helios.
* Ãrtemis
Segundo a mitologia grega, a deusa da castidade, dos animais selvagens, da luz da Lua e da caça (a romana Diana). Irmã gêmea de Apolo, era adorada em centros de culto espalhados um pouco por todo o mundo grego, sendo um dos maiores o templo de artemis que se situava em Ãfeso. Este enorme templo, várias vezes reconstruÃdo nos tempos da antiguidade clássica, era uma das Sete Maravilhas do Mundo. Ãrtemis é constantemente confundida com Selene.
* Deméter
Filha de Cronos e Réia é a deusa da colheita. Seu nome do grego significa mãe da terra (de=terra, meter=mãe). Deusa responsavel pelas estações. Teve uma linda filha com Zeus, chamada Persefone. Hades deus dos infernos(sub-mundo) ficou encantado com a sua beleza e resolveu raptá-la para levá-la para seu reino. Após o rapto de Persefone, Demeter saiu em sua busca durante 9 dias e 9 noites, mas em vão, já que ninguem sabia onde estava a sua filha. Então Helios, o deus que tudo vê, lhe contou o que tinha acontecido. Zeus ficou indiferente, então, Demeter, passou a viver na terra, em Attica, e decidiu que não só ela ficaria de luto pela perda da filha, como toda a natureza também. Todas as plantas começaram a morrer e as pessoas começaram a morrer de fome. Zeus ficou preocupado e instruiu Ãris para conversar com Demeter, mas de nada adiantou. Zeus então enviou Hermes para conversar com Hades. Hades concordeou em liberar Persefone, mas lhe deu uma semente para comer. Com esse truque de lhe dar uma comida do sub-mundo ele conseguiu garantir que Persefone voltaria para ele. Quando ela voltou para a sua mãe as flores brotaram e toda a terra foi coberta de verde e assim foi por 8 meses, enquanto Perséfone ficou junto da sua mãe, mas nos 4 meses seguintes ela retornou ao sub-mundo e por la permaneceu por 4 meses, nesse periodo sua mãe entrou de luto e com ela toda a natureza. Todo ano esse ciclo se repete.
* Hermes
Equivalente, em Roma, a Mercúrio. Filho de Zeus e Maia, tinha a função de mensageiro dos deuses. Usava sandálias com asas, um chapéu de abas largas, e segurava uma vara (caduceu) onde se enrolavam duas serpentes. Hermes era o protector dos ladrões, viajantes e mercadores.
* DionÃsio
Na mitologia grega, o deus do vinho é filho de Sémele e de Zeus, e também do excesso orgiástico. Era servido por mulheres, as ménades, de quem se dizia serem capazes de despedaçar um animal apenas com a força dos seus braços, quando sob a influência do deus. Foi identificado com o deus romano Baco, cujos ritos eram menos cruéis e deram origem às bacanais.
* Afrodite
Segundo a mitologia grega, é a deusa do amor e da beleza. Por vezes, considera-se que é filha de Zeus (por exemplo, nos textos de Homero), outras vezes diz-se que nasceu da espuma do mar (como nos textos de HesÃodo). Casada com Hefesto, o deus do fogo, era-lhe infiel. à a mãe de Hermafrodito (com Hermes), Eros o deus do amor, Anteros, Fobos, Deimos e Harmonia (com Ares), Hymenaios e Priapo (com DionÃsio) e Enéias (com o mortal Anquises). A deusa equivalente na mitologia romana é Vénus.
* Hefesto
Deus do fogo, dos metais e da metalurgica, filho de Zeus e Hera. Trabalhava admiravelmente os metais e construiu inúmeros palácios de bronze, além da esplêndida armadura de Aquiles e o cetro e a égide de Zeus. Segundo uma tradição, nasceu coxo, pelo que sua mãe lançou-o do alto do monte Olimpo, foi recolhido por Tétis e EurÃnome, com as quais permaneceu durante nove anos. Voltando ao Olimpo, ao defender Hera contra Zeus, este atirou-o do céu e, precipitando durante um dia inteiro, caiu na ilha de Lemos. Suas forjas, com vinte foles, foram depois do Olimpo colocadas no Etna, onde tinha os Ciclopes como companheiros de trabalho.
* Ares
Deus da Guerra. Seu sÃmbolo era o cão ou o abutre. Pai de Rômulo e Remo, que fundaram Roma.Era mais cultuado pelos romanos do que pelos gregos. Ele se preocupava com a guerra e a batalha,e entrava rápidamente em uma briga. Marte em Roma.
* Hades
Irmão de Zeus e PosÃdon, Hades divide com eles o domÃnio do Universo. Enquanto o primeiro detém os Céus e o segundo os Mares, Hades é o senhor do mundo subterrâneo, a morada dos mortos, que comporta o Inferno ou Hades, local genérico para a moradia dos mortos, o Tártaro, abrigo dos grandes criminosos e inimigos dos deuses, e o os Campos ElÃseos, habitação dos bem-aventurados, virtuosos e benquistos dos deuses, as pessoas evitavam dizer seu nome, e diziam "apelidos", como Plutão, que deu nome ao deus romano.
[editar] Panteão
Os deuses da mitologia grega representam forças e fenômenos da natureza e também impulsos e paixões humanas. Moram no Monte Olimpo e de lá controlam tudo o que se passa entre os mortais. O Panteão Grego inclui semideuses, heróis e inúmeras entidades, como os sátiros e Ninfas, espÃritos dos bosques, das águas ou das flores..
2007-03-10 12:05:49
·
answer #2
·
answered by neto 7
·
1⤊
0⤋
Na mitologia grega, os Titãs – masculino – e Titânides – feminino - (em grego ΤιÏάν, plural ΤιÏᾶνεÏ) estão entre a série de deuses que enfrentaram Zeus e os deuses olÃmpicos na sua ascensão ao poder. Outros oponentes foram os Gigantes, TÃfon e OfÃon.
Dos vários poemas gregos da idade clássica sobre a guerra entre os deuses e os Titãs, apenas um sobreviveu. Trata-se da Teogonia atribuÃda a HesÃodo. Também o ensaio Sobre a música atribuÃdo a Plutarco, menciona de passagem um poema épico perdido intitulado Titanomaquia (“Guerra dos Titãs”) e atribuÃdo ao bardo trácio cego Tamiris, por sua vez um personagem lendário. Além disso, os Titãs desempenharam um papel importante nos poemas atribuÃdos a Orfeu. Ainda que apenas se conservem fragmentos dos relatos órficos, estes revelam diferenças interessantes em relação à tradição hesiódica.
Os mitos gregos da Titanomaquia caem na classe dos mitos semelhantes na Europa e Médio Oriente, em que uma geração ou grupo de deuses confronta os dominantes. Por vezes os deuses maiores são derrotados. Outras os rebeldes perdem, e são afastados totalmente do poder ou ainda incorporados no panteão. Outros exemplos seriam as guerras dos Aesir com os Vanir e os Jotunos na mitologia escandinava, o épico Enuma Elish babilónico, a narração hitita do “Reino do Céu” e o obscuro conflito geracional dos fragmentos ugaritas. O Livro da Revelação cristão também descreve uma “Guerra no Céu”.
A PRIMEIRA GERAÃÃO DE TITÃS:
Originalmente os Titãs eram filhos de Urano e Gaia:
Titãs:
Oceano, o rio que circundava o mundo.
Céos, titã da inteligência.
Créos, deus dos rebanhos e das manadas, esposo de Euribia (filha de Ponto) e pai de Palas.
Hipérion, o fogo astral.
Jápeto, esposo da oceanide ClÃmene e pai de Prometeu, ancestral da raça humana.
Cronos, que destronou Urano e foi rei dos deuses.
Titanides:
Febe, a da coroa de ouro.
Mnemosine, personificação da memória e mãe das Musas com Zeus.
Reia, rainha dos deuses com Cronos.
Témis, encarnação da ordem divina, das leis e costumes, e mãe das Horas e das Moiras com Zeus.
Tétis, deusa do mar.
Téia, deusa da vista.
O matrimónio entre irmãos era corrente na mitologia grega, e vários Titãs e Titanides se uniram, dando origem a uma segunda geração de Titãs:
Oceano e Tétis geraram as ninfas (Oceanides), os rios (Oceanidas) e os mananciais.
Hipérion e Téia a Helios (o sol), Selene (a lua) e Eos (a aurora).
Céos e Febe a duas filhas, Leto e Astéria.
Cronos e Rea formaram o casal mais importante, pois foram os reis dos deuses e tiveram seis filhos:
Héstia, deusa do lar.
Hera, deusa rainha do Olimpo.
Hades, deus dos infernos.
Deméter, deusa da agricultura.
Posêidon, deus dos oceanos.
Zeus, deus supremo, pai de todos os deuses do Olimpo.
Os Titãs não formam um conjunto homogéneo. Trata-se, em geral, de divindades muito antigas que, por uma razão ou outra, continuaram a ter uma certa vigência dentro da mitologia grega clássica e, ao constituir-se o esquema genealógico dos deuses, foram incluidas entre os descendentes de Urano.
2007-03-10 10:18:27
·
answer #3
·
answered by Wallace Stegner 4
·
1⤊
0⤋