As Escovas Definitivas a base de tioglicolato de etanolamina são as mais suaves. Porém vale lembrar que existe uma limitação de compatibilidade de coloração. Depois de começar a fazer a ED, você não poderá usar mais do que agua oxigenada 20vl no cabelo, caso queira pinta-los.
Também vale lembrar que a ED só sai do fio cortando. E que ela exige um gasto em manutenção, você precisa estar SEMPRE tratando adequadamente seus cabelos, reconstruindo, reestruturando.
Nenhum alisamento definitivo vai fugir disso, todos eles vão exigir manutenção de tratamento, para não ficarem detonados a longo prazo.
Abaixo segue um tutorial sobre Escova Definitiva - porém, acho que ele é mais ilustrativo, não aconselho você a fazer ED sozinha.
Recondicionamento termico ou Escova Definitiva é um processo em que consiste em alisar os cabelos definitivamente (só necessitando do retoque na raíz)
O resultado eh um cabelo liso, com efeito pranchado mesmo quando lavado e seco naturalmente...
Aqui você vê como pode fazer em casa e em cabelos descoloridos também.
(lembrando: cabelos mechados ou com reflexos devem descolorir totalmente para equalizar os fios.)
Material 30/05/2006 16:32
-Shampoo Anti-resíduos (Prefira os shampoos profissionais...)
-Creme alisante de tioglicolato de amônia ou etanolamina (são compatíveis entre si) com porcentagem de ativo na embalagem (geralmente as marcas profissionais):
Leve em conta as partes do cabelo que estão VIRGENS, e as não:
*O que vai diferenciar a porcentagem do alisante é em relação ao que o cabelo passou...
Por exemplo... Um cabelo recém descolorido pode fazer Recondicionamento Térmico contanto que tenha 2% de ativo (tioglicolato de amônia), essa concentração não faz nem cócegas em cabelos virgens, entretanto o alisante com porcentagem alta pode quebrar um cabelo descolorido antes que o alise!!!
*Ou seja... Vai depender muito do estado do cabelo e dos processos que passaram... Um cabelo 100% descolorido tratado previa e posteriormente com creatina vai precisar um pouco mais de 2% de ativo pra o fio poder amolecer (já que este está resistente!!!)
*Pintados, ou já alisados com tioglicolato de amônia pedem uma concentração menor também de ativo, (mas não tão pouco quanto para descoloridos)
*Mas como eu faço para diminuir a porcentagem de um produto alisante de 10% de ativo para 2%???? Diluindo na hidratação, de preferência neutra ou levemente alcalina!
* Enfim... Para saber ao certo a porcentagem que será utilizada nos seus fios, tem que ter um olho bem clínico para perceber a resistência e julgar a melhor porcentagem.
(NÃO ME RESPOSABILIZO POR NADA!).
Por isso sempre repito: o Teste de Mecha é essencial! (Você faz o alisamento na mecha como se fosse fazer o alisamento nele todo, pranchando, neutralizando, tratando, etc.)
*Alisantes Recomendados:
Wellastrate da Wella do forte
Um não muito divulgado, mas que pelo menos comigo dava ótimos resultados também é o Origem Now, que por sinal é muito barato também, o de flores (o mais forte).
-Neutralizante para Alisantes de Tioglicolato, (dê preferência da mesma marca do alisante. Na falta o neutralizante da Yamá pra amônia ou etanolamina é muito bom!)
-Hidratação de preferência sem sal e concentrada de agentes cosméticos
Recomendo a Biovegetais 60 segundos e a Oxyless Anti-polution.
-Queratina Líquida Concentrada (Recomendo a da BioExtratus sem diluição). Aconselho o uso de outras proteínas como a gelatina e creatina como complementação, evitando o ressecamento e perda da força dos fios durante o processo:
Receita do uso das proteínas complementares:
*Creatina, em pó e pura.
*Gelatina, sem cor e sem sabor.
Separe em uma frigideira uma colher de chá (aquela mais miudinha) de gelatina e meia de creatina... (cuidado com doses altas ou então seu cabelo ficará durão! E ficará difícil de trabalhar...) em 30 ml de água... Ponha em fogo baixo... Quando as proteínas se dissolverem (questão de segundos), tire do fogo e ainda quente misture a queratina....
(se quiser aumentar ou diminuir, faça sempre na mesma proporção também...)
-Creme à base de parafina para o couro cabeludo
Recomendo a Keratin Hair Food da Salon Line
Secador de cabelos
Prancha de cerâmica
com termostato, que atinja 180° e tenha controle de temperatura
Condicionador potente (também chamado de reconstrutor).
Use-os sem cloreto de sódio, recomendo o condicionador Moisture Plus Conditioner Avocado da Salon Line.
Creme leave-in protetor térmico
(Dê preferência aos não oleosos, gosto do da Nazca, tem óleo mas muito pouco.)
Tri-espelho, auxiliar(es), prendedores, chuchas, toalha, 3 cumbucas, pincel, pentes de plástico, escovas e 8 horas livre (talvez você não use 8 horas, mas como prevenção....).
Passo-a-Passo 30/05/2006 16:33
-Observe se seus fios estão tratados e fortes o suficiente para agüentar a concentração química estabelecida.
-Trate de alguma maneira (hidratação, reconstrução, cauterização: aqui tem dicas de algumas: http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=11794150&tid=2461831859876785415) Isso 3 dias antes de fazer o processo. Lembrando de sempre antes de tratar, limpar bem os fios, com um bom shampoo, de preferência anti-residuos.
-Passe esses três dias sem lavar os fios, sem utilizar leave-ins, géis, mousses, spray, finalizadores, etc... Observando o estado de seu couro... Se há alguma ferida, alergia ou machucado não realize o procedimento.
-Chegado o dia do alisamento, separe as suas luvas, as luvas de seus auxiliares, cheque se está tudo por perto, e comece o procedimento:
*Separe o cabelo longo em 4 partes. E separe-as com o pente fino em varias mechas. Prendendo-as com chuchas nas pontas...
Se o cabelo for curto/ médio, separe com prendedor a mecha que será trabalhada.
Se o cabelo for curto, não tem (e nem precisa... ) separar.
*Caso seja retoque em longos, separe normalmente como dito acima.
Se for em curtos, separe os cabelos com pente fino e chuchas bem pequenas!
*Aplique a mistura de alisante, hidratação e proteínas de acordo com o as necessidades do fio e concentração estabelecidas. Mecha por mecha (tira a chucha, aplica o alisante na mecha, e põe chucha de novo). Essa fase não deve ultrapassar os 10 minutos, então é bom você e seus auxiliares irem treinando a agilidade com creme de hidratação!
*Repouse os fios até estes ficarem moles (como moles? Quando o dorso do pente pressionar o cabelo no couro e ficar a marca, ou quando der um nó em uma mecha e esta não desatar... etc... etc...). Esse tempo pode variar de 10 mintutos até 2 horas!!! Dependendo da concentração de ativo e do estado natural de resistência do cabelo.
*Quando os fios já estiverem moles, comece alisar com um pente mecha por mecha. (alise por no máximo 10 minutos)
*Deixe em repouso por mais 5 minutos e vá notando se há alguma ondulação (se tiver, passe o pente várias vezes no local). Lave o cabelo por 15 minutos em água corrente em temperatura ambiente.
-Deve-se levar em conta também que o cabelo possue mais força em determinadas regiões do que em outras... o que necessitará de um retoque se preciso depois de 15 dias para um liso perfeito... (principalmente cabelos virgens, amolecem diferentemente região para região do couro cabeludo). O que não se pode é tentar forçar fios muito fortes amolecerem de uma só vez, causando quebra.
*Seque bem o cabelo com a toalha para tirar o excesso de água, e depois seque com o secador por cima... Só pra tirar o excesso!!!
*Aplique uma mistura de creme protetor térmico + queratina (Proporção 2:1), não passe muito, ou então ficará tão “emplastado” que será impossível saber quando o cabelo já estiver seco!)
*Hora da tortura: Pranche em mechas BEM finas o cabelo com a prancha a 180°, até os fios ficarem TOTALMENTE SECOS e totalmente lisos.
(Eu recomendo o método de cabelos molhados para pranchados, do que os escovados para pranchados, por que assim você tem um controle maior de quando aquela mecha estiver pronta ;)
Esse momento dura muito, tem que ter muita paciência: em torno de 4 horas....
*Terminado o processo, deixe os fios esfriarem por 15 minutos
*Aplique agora o neutralizante sem medo em ABUNDÂNCIA por todo o comprimento dos fios e deixe 30 minutos, (eu particularmente lavo o neutralizante, e passo por mais 10 pra garantir a neutralização )...Se os fios aquecerem e começarem a fumaçar, quer dizer que eles naum foram bem lavados na retirada do alisante... Então se ocorrer isso, lave novamente os cabelos por mais 5 minutos e passe novamente o neutralizante completando o tempo! (Por isso é importantíssimo lavar bem os cabelos na retirada do alisante)
*Lave os fios com água em temperatura ambiente por 5 minutos
*Aplique o condicionador ou reconstrutor por 10 minutos nos cabelos
*Lave com água gelada
*Finalize com um leave-in, escova, e pomada/silicone pra finalizar. Deixe os fios por 4 dias sem lavar e sem marcar...
Manutenção 30/05/2006 16:37
Dicas: Durante os 4 dias, na hora do banho, não use água quente por causa do vapor, e proteja o cabelo enrolando-o e prendendo com uma piranha plástica debaixo de um saco plástico.
Não use prendedores, chuchas e nem piranhas,com exceção na hora do banho.
Durma em fronha de cetim.
Se mesmo assim marcar, passe a prancha a 160° na mecha até ela ficar lisa.
Evite qualquer contanto dos fios com água, metal ou algo que possa marcá-los
Na primeira lavagem após o alisamento, faça uma “reconstrução”, está aqui neste tópico :http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=11794150&tid=2461831859876785415&start=1
Se não puder fazê-la, faça uma hidratação com queratina!!!
Para os descoloridos eu recomendo uma cauterização, (no mesmo tópico acima também).
Use shampoos e condicionadores bons, sem cloreto de sódio, e proprios para cabelos tratados quimicamente
hidrate toda semana ou em 15 e 15 dias (de acordo com as necessidades dos fios) faça-a com BONS produtos
use sempre leave-ins, silicones e finalizadores com queratina e próprios para cabelos tratados quimicamente
IMPORTANTISSIMO: Quando for ao mar ou piscina, "enxarque" os fios com silicone previamente (reparador de pontas, líquidos, etc...)
2007-03-10 00:53:31
·
answer #1
·
answered by ju.maison 2
·
0⤊
0⤋