English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

preciso montar uma historia em quadrinhos,sobre um conceito da quimica,mas não estou encontrando nada...por favor me ajudem...obrigado!

2007-03-09 23:10:04 · 2 respostas · perguntado por priscila bb 1 em Ciências e Matemática Química

2 respostas

Kelvin, Sir William Thomson (1824-1907)

Matemático, físico, engenheiro e líder que contribuiu em muitos ramos da Física, detre eles o da Termodinâmica. Foi conhecido para seu self-confidence, e como um undergraduate em Cambridge pensou-se d "o Wrangler sênior certo" (o nome dado ao estudante que marcou o mais altamente no exame matemático de Cambridge Tripos). Após fazer exame o exam perguntou a seu empregado, "Oh, apenas funcionamento para baixo à casa do senate, vontade você, e vê quem é segundo Wrangler." O empregado retornou-o e informou-, "você, senhor!" (Campbell e Higgens, p. 98, 1984). Um outro exemplo de seus hubris é fornecido por sua indicação 1895 do "máquinas do vôo pesado-do que-ar é impossível" (instituto australian da física), seguido por sua indicação 1896, "mim tem não a molécula a menor da fé na navegação aérea à excepção que ballooning... do mim não se importaria para ser um membro da sociedade aeronáutica." Kelvin não é conhecido também para um endereço a um assemblage dos físicos na associação britânica para o avanço da ciência em 1900 em que indicou, "lá não é nada novo ser descoberto agora na física. Tudo que remanesce é uma medida mais e mais precisa." Uma indicação similar é atribuída ao físico americano Albert Michelson.

Kelvin discutiu que a edição chave na interpretação da segunda lei do thermodynamics era a explanação de processos irreversible. Anotou que se a entropia aumentasse sempre, o universo alcançaria eventualmente um estado da temperatura e da entropia uniformes do máximo de que não seria possível extrair nenhum trabalho. Chamou este a morte do calor do universo. Com Rankine propôs uma teoria thermodynamical baseada no primacy do conceito da energia, em que acreditou que toda a física deve ser baseada. Disse que as duas leis do thermodynamics expressaram o indestructibility e a dissipação da energia. Tentou também demonstrar que o theorem do equipartition era inválido.

Thomson também calculou a idade da terra de sua taxa refrigerando e concliu que era demasiado curto caber though com a teoria de Lyell da mudança geological gradual ou a teoria de Charles Darwin da evolução da seleção natural dos animais. Usou o conceito do campo explicar interações eletromagnéticas. Speculated que as forças eletromagnéticas estiveram propagadas como tensões lineares e rotatórias em um sólido elástico, produzindo do "os átomos vortex" que geraram o campo. Propôs que estes átomos consistiram em cordas atadas minúsculas, e o tipo de nó determinou o tipo de átomo. Isto conduziu a Tait estudar as propriedades dos nós. A teoria de Kelvin disse o ether comportado como um sólido elástico quando as ondas da luz propagaram através dele. Igualou o ether com a estrutura celular de gyrostats minuciosos. Com Tait, Kelvin publicou o treatise na filosofia natural (1867), que era importante para estabelecer a energia dentro da estrutura da teoria dos mecânicos. (republished mais tarde sob os princípios do título dos mecânicos e da dinâmica por publicações de Dôvar).


Dimitri Mendeleiev
(Químico russo)
1834, Rússia
1907, Rússia




Autor da Tabela Periódica dos elementos – quadro de classificação de todos os elementos químicos segundo o peso atômico de cada um deles –, Mendeleiev revolucionou o entendimento das propriedades dos átomos. Era filho caçula de uma família com 14 filhos. Apesar das dificuldades financeiras, estudou e lecionou Química em São Petesburgo (Leningrado). Começou a trabalhar na sistematização dos elementos químicos em 1860. Seu objetivo era agrupá-los segundo propriedades comuns. Há uma crença de que Mendeleiev concebeu a tabela enquanto dormia. "Eu vi em um sonho uma tabela onde todos os elementos estavam no lugar certo. Quando acordei, imediatamente coloquei tudo no papel. Foi preciso fazer apenas uma correção depois", teria dito o químico. Mendeleiev organizou os 63 elementos conhecidos até então por ordem crescente de suas massas atômicas e concluiu que havia analogia de propriedades ao fim de certos períodos - daí o quadro ter o nome de Tabela Periódica. Demonstrou que os elementos de propriedades químicas semelhantes apareciam periodicamente, dando lugar a oito grupos de elementos. A genialidade de Mendeleiev ficou comprovada justamente por sua intuição de que a periodicidade de propriedades estaria ligada à estrutura dos átomos. Para os intervalos existentes no quadro, ele previu a descoberta de outros elementos que completariam a seqüência e deduziu suas propriedades e comportamento. Mendeleiev pôde testemunhar o descobrimento de três desses elementos – gálio, escândio e germânio –, o que confirmou a lógica da Tabela. Em 1869, publicou Os Princípios da Química. A tabela original não previa os gases nobres, que ainda não haviam sido descobertos.



SVANTE ARRHENIUS

Svante August Arrhenius nasceu em Vik, Suécia, 19 de fevereiro de 1859 , e faleceu em Estocolmo, 2 de outubro de 1927. Químico sueco.

Estudou na Cathedral School de Upsala, quando sua família se transferiu para esta cidade proveniente de Vik, ingressando na Universidade da mesma cidade quando contava com 17 anos de idade. Posteriormente estudou na Universidade de Estocolmo. Ensinou classes de física na Escola Técnica Superior desta Universidade ( 1891-1895 ), alcançando o grau de catedrático na mesma ( 1895-1904 ). Em 1904 passou a dirigir o Instituto Nobel de Química e Física ( 1905-1927 ).

Sendo estudante, preparando-se para o doutorado na Universidade de Upsala, investigou as propriedades condutoras das dissoluções eletrolíticas, que formulou em sua tese doutoral.. Sua teoria afirma que nas dissoluções eletrolíticas, os compostos químicos dissolvidos, se dissociam em íons, mantendo a hipótese de que o grau de dissociação aumenta com o grau de diluição da solução, que resultou ser correta apenas para os eletrólitos fracos. Acreditando que a teoria estava errada, sua tese foi aprovada com a qualificação mínima possível. Esta teoria foi objeto de muitos ataques, especialmente por Lord Kelvin, sendo apoiada por Jacobus Van't Hoff, em cujo laboratório havia trabalhado como bolsista estrangeiro ( 1886-1890 ), e por Wilhelm Ostwald.

Posteriormente esta teoria foi aceita por todos, convertendo-se num dos pilares da físico-química , no ramo da eletroquímica. Sua concepção científica lhe valeu a obtenção do Prêmio Nobel de Química em 1903, "em reconhecimento dos extraordinários serviços prestados ao avanço da química através de sua teoria da dissociação eletrolítica”.

Além disso, trabalhou em diversos ramos da físico-química, como velocidade das reações, sobre a prática da imunização e sobre astronomia. Como consequência, em 1889, descobriu que a velocidade das reações químicas aumenta com a temperatura, numa relação proporcional com a concentração de moléculas existentes.

Em 1909 entrou como membro estrangeiro da Royal Society. Em 1911, durante uma visita aos Estados Unidos, foi condecorado com a primeira medalha Willard Gibbs e, em 1914, recebeu a medalha Faraday.


LISE MEITNER

Lise Meitner (Viena, 27 de outubro de 1878 — Cambridge, 27 de outubro de 1968) foi uma física austríaca que estudou radioatividade e física nuclear, tendo sido a descobridora da fissão nuclear.

Foi a terceira de oito filhos de uma família judaica. Entrou na Universidade de Viena em 1901 onde foi aluna de Ludwig Boltzmann. Após o doutoramento partiu para Berlim, em 1907 para estudar com Max Planck e o químico Otto Hahn. Trabalhou com Hahn durante trinta anos, cada um dirigindo um departamento do Instituto Kaiser Wilhelm de Berlim. Hahn e Meitner colaboraram entre si no estudo da radioatividade , ela com seu conhecimento de física e ele com com seu conhecimento de química.

Em 1818, descobriram o elemento protactínio. Em 1923, Lise descobriu a transição não radioativa que passou ser conhecida por efeito Auger, em honra a Pierre Auger , um cientista francês que descobriu independentemente o efeito dois anos mais tarde.

Quando a Áustria foi anexada pela Alemanha em 1938, Meitner se viu forçada a fugir da Alemanha para a Suécia (via Países Baixos e Dinamarca), onde continuou seu trabalho no Instituto Manne Siegbahn em Estocolmo, porém com poucos recursos em parte devido ao preconceito de Siegbahn contra mulheres na ciência. Hahn e Strassmann deram continuidade ao trabalho que foi anteriormente iniciado com Meitner. Hahn escrevia para Meitner descrevendo os resultados, mais tarde encontraram-se clandestinamente em Copenhague, em novembro, para planejar uma nova rodada de experiências. As experiências químicas da evidência da fissão nuclear foram desenvolvidas no laboratório de Hahn em Berlim, e publicadas em janeiro de 1939. Em fevereito do mesmo ano, Meitner publicou através de uma carta à Revista Nature, junto com seu sobrinho Otto Frish, quando esteve visitando-o na Dinamarca, a explicação [[física sobre o processo que denominou de fissão nuclear. Meitner provou que a divisão do átomo de Urânio (em átomos de Bário e Criptônio) libera energia que por sua vez causa fissão em mais átomos liberando neutrões e assim sucessivamente dando origem a uma série de fissões nucleares com liberação contínua de energia ao qual dá-se o nome de reações em cadeia. Meitner reconheceu o potencial explosivo dessa reação em cadeia. Imediatamente esses resultados foram confirmados no mundo inteiro. Tal descoberta fez com que outros cientistas se juntassem para convencer Albert Einstein a escrever uma carta ao Presidente Franklin D. Rossevelt, alertando-o quanto aos perigos do Projeto Manhattan.

Em 1944, Hahn recebeu o Prêmio Nobel de Química por sua pesquisa em fissão nuclear. Meitner foi ignorada pelo comitê (Siegmann fazia parte do comitê)e, principalmente porque Hanh não mencionou sua participaçao na pesquisa desde que ela deixou a Alemanha, muito pelo contrário ele afirmou que seus experimentos químicos foram unicamente responsáveis por tal descoberta. Ajudantes de Meitner exigiram que fosse reconhecido que ela foi a primeira a provar através de seus cálculos a fissão nuclear. Contudo nao foi possível fornecer tal evidência para ajudá-la. O erro cometido do Nobel nunca foi reconhecido, mas parcialmente retificado em 1966, quando Hahn, Meitner e Fritz Strassmann receberam, o Prêmio Enrico Fermi.

Em visita aos EUA em 1946 Meitner foi tratada como celebridade pela imprensa americana, como uma pessoa que "deixou a Alemanha com a bomba na bolsa". Meitner foi eleita a "Mulher do Ano" pela National Women’s Press Club (EUA) em 1946 e em 1949 recebeu a medalha Max Planck da Sociedade Alemã de Físicos.

O elemento 109, o mais pesado do universo foi nomeado "meitnério" (Mt) em sua homenagem pela IUAPAC. Muitas pessoas consideram Lise Meitner a "mais a mulher mais importante na ciência do século XX".

2007-03-10 14:27:07 · answer #1 · answered by STRYPER FOXHAWK 4 · 0 0

Oi Priscila..

click aqui. tem tudo o que vc precisa saber

Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Qu%C3%ADmica

2007-03-09 23:15:41 · answer #2 · answered by Cacau 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers