COMO SE LIVRAR DA ANSIEDADE?
(Veja artigo publicado na Revista Isto É Gente em 15/09/2003)
Para se livrar da ansiedade, em primeiro lugar é preciso entendê-la. A ansiedade é o resultado de um processo de aceleração de nossa mente. Ela é desencadeada pelo contato com o novo, com o desconhecido que, geralmente, representa uma ameaça para a nossa estabilidade. Ao preferir o conhecido, a mente humana cria a ilusão de que temos que controlar tudo. Infringe-nos a obrigação de antecipar os acontecimentos das nossas vidas, como se isso fosse nos livrar de todos os males. Quando as sensações de instabilidade e de insegurança são classificadas em nossa mente como algo desagradável, das quais temos que nos livrar o mais rapidamente possível, começam a surgir os quadros ansiosos. Pensamentos negativos, associados à sensação de perigo iminente, agitação e inquietação são algumas das tensões psíquicas que fazem parte desse processo. Outros sintomas podem ser físicos: sudorese, boca constantemente seca, dores de cabeça, sensação de desmaio, aumento da intensidade e freqüência dos batimentos cardíacos, entre outros.
Vamos exemplificar:
Imaginemos a pessoa que vai fazer uma entrevista para um novo emprego no dia seguinte. Ela não conhece o entrevistador, não sabe qual a empresa que esta requerendo os seus serviços e não sabe exatamente o que ela deve falar para obter o emprego. Mais do que isso, não tem como obter todos estes dados na véspera da entrevista. A mente começa: “... o que eu devo falar?... como será o entrevistador?... qual será o perfil da empresa?...” e começa a acelerar em busca das respostas que não estão contidas dentro dela. Dá-se o looping da ansiedade, pois quanto mais a mente não acha respostas dentro de si, dentro do pensamento, das experiências anteriores, mais ela se acelera, mais ela busca o controle e mais vai se acentuando a sensação de pressa. Assim, os sintomas da ansiedade vão se impregnando sobre o individuo e prejudicando o seu rendimento na entrevista.
Posto o problema, como lidar com a questão, como diminuir ou eliminar os efeitos dilacerantes da ansiedade sobre nós?
Para a ansiedade diminuir é preciso diminuir a atividade mental. A desaceleração da mente gera uma sensação de paz de espírito e de calma.
1 - Respire fundo, lenta e compassadamente pelo maior tempo que você for capaz, pois isto ajuda a desacelerar fisiologicamente o cérebro e por conseqüência a mente.
2- Entenda que quando um problema novo se configura a sua frente, a solução não esta na sua mente, não esta no seu pensamento, e sim no fato em si. Quando for possível, olhe para o novo, procure entendê-lo, aumente as suas informações e o seu conhecimento sobre ele. Não busque referencias anteriores, pois isto aumentara a sua ansiedade. Se não for possível olhar para o problema (como no exemplo da entrevista) procure não pensar nele, tente distrair a sua mente com outra coisa, brigue com ela para não pensar na entrevista e em suas conseqüências.
3-Aceite a falta de controle, abra mão da prepotência da sua mente e entenda que não somos deuses superpoderosos que tudo pode controlar. Uma parte de nossa vida tem que entregar a Deus, ao destino à sorte e... Seja o que Deus quiser...
4 - Problemas e novidades se resolvem com ação e não com pensamento, é preciso fazer o melhor que esta a nosso alcance, focado, ligado no real. O que esta além do nosso melhor esforço não podemos controlar.
5 - Aceitar a possibilidade de perder, não querer ganhar a qualquer custo, pois isto acelera a mente e aumenta e muito a chance de derrota.
6 - Aceite conviver com a insegurança quando ela surgir a sua frente, não queira se livrar dela, não tenha pressa. Quanto mais você aceitar conviver com a insegurança, mais calmamente ela ira embora e mais a sua mente se acalmara. Quanto mais você tentar se livrar dela, mais ela se tornara ansiedade.
7 - Não se deixar enganar pela mente. Quando ela ficar buzinando internamente que o pior vai acontecer, usar a palavra mágica: “Seja o que Deus quiser...”. “Dane-se”.
Resumindo, mente acelerada é mente desequilibrada. Para livrar-nos da ansiedade, devemos aprender a escapar do seu domínio.
2007-03-09 13:06:32
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Diva,
Equilibrio
Em tudo, é necessário equilíbrio...
Equilíbrio entre:
Ser alegre, e não extrovertido no sentido negativo...
Ser sincero, e não machucar...
Ser firme nas idéias, e não arrogante...
Ser humilde, e não submisso...
Ser rápido, e não impreciso...
Ser contente, não complacente...
Ser despreocupado, e não descuidado...
Ser amoroso, e não apegado...
Ser pacífico, e não passivo...
Ser disciplinado, e não rígido...
Ser flexível, e não frouxo...
Ser comunicativo, e não exagerado...
Ser obediente, e não cego...
Ser doce, e não melado...
Ser moldável, e não tolo...
Ser introspectivo, e não enclausurado...
Ser determinado, e não teimoso...
Ser corajoso, e não agressivo...
Em tudo, é necessário equilíbrio...
Que seu dia seja lindo e colorido.
Que vc saiba dar a ele todas as nuances necessárias
para achar o seu próprio ponto de equilíbrio e
só assim então conseguir a tranquilidade que
tanto almeja.
Boa Sorte!
2007-03-09 12:58:43
·
answer #2
·
answered by Malukety em movimento 7
·
2⤊
0⤋
Mocinha, este impulso em 'se cortar' é bem conhecido pelos psiquiatras, e é até bem comum, ocorre em muitas pessoas que estão doentes. Sim, voce está dodói. Então, consulte um psiquiatra (não um psicólogo) primeiro. Vai valer cada centavo da consulta, será o dinheiro mais bem gasto da sua vida. Assim, voce poderá ficar boa, e ser feliz. Vá pra consulta rapidamente, ok ? Boa sorte.
2016-12-18 19:06:50
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
comer chocolate...
2007-03-13 07:49:51
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
procure um proficional com urgencia não use nada sem apoio medico conheco muitas pessoas que não tinha anciedade mas cindrome do panico isto é algo que nos acontece a muito tempo que nos atrapalha com tempo cuidado com medicamentos para este fins voce pode achar que tem anciedade e não é se cuide procura ocupar seutempo o massimo possivel para evitar tomar remedios forte boa sorte !
2007-03-12 16:03:09
·
answer #5
·
answered by mancha 3
·
0⤊
0⤋
O melhor a fazer é lembrar a ti mesma que não há nada que gere mais desejos do que estas duas "mães". Pois então, toma cuidado com os desejos paridos por elas, já que podem se tornar realidade... Cuidado com o que pedes a Deus porque Ele atende mesmo, viu? Bjs.
2007-03-10 06:35:47
·
answer #6
·
answered by Pastilha 1
·
0⤊
0⤋
A ansiedade e a impulsividade vem quando não temos certeza se alguma situação, objetivo ou pessoa nos trará felicidade, então queremos que tudo acelere e aconteça o mais rápido possível para sabermos do resultado logo. Quando temos certeza que aquilo que escolhemos é o caminho certo a ansiedade acaba e surge a serenidadade. É um estado onde se pode caminhar com segurança porque sabemos onde iremos chegar.
Por isso, avalie todos os aspectos que uma situação te apresenta e com certeza você saberá se está no caminho certo ou não.
Boa sorte!
2007-03-09 13:10:38
·
answer #7
·
answered by Bi M 2
·
0⤊
0⤋
Se vc está se sentindo prejudicada,procure ajuda,de um bom profissional.Se vc acha que ainda dá para tentar se harmonizar procure sentir o que é bom para vc.música,leitura,passeio,falar c/amigos que vc tem confiança é muito bom.
boa sorte
bjs
Teka
2007-03-09 13:08:55
·
answer #8
·
answered by teka 3
·
0⤊
0⤋
bom eu ja estive assim, procurei primeiro um clinico ele mim encaminhou a um pisicoloco ,e depois fui tratar no final com um indocnologista onde estou muito bem graças a deus.
2007-03-09 12:59:27
·
answer #9
·
answered by Eleuda S 2
·
0⤊
0⤋
Ansiedade é mera falta de auto-confiança ou sobrecarga de responsabilidade, não é fácil de tratar não, na verdade uma saída é tentar desviar a sua cabeça do que está te deixando com ansiedade, como ver tv, sair com os amigos, ler, jogar algo, ouvir música, dançar, sei lá... algo que vc goste muito de fazer!!! Faça isso até esquecer o problema. Outra alternativa é buscar se conformar caso dê errado, como se já tivesse dado errado sabe... a sensação de que tudo depende do que você "vai fazer amanhã" deixa a cabeça estressada, e isso pode acabar com sua concentração na hora. Vá lá e faça como se estivesse sabendo que, por mais que vc se dedique, não vai dar certo. Assim vc tem mais chances de que dê certo pois com a cabeça fria, ela pensa mais!!! E caso não dê certo mesmo, a frustração é menor, mas se der certo, a alegria é ainda maior!!! uahauhau
Impulsividade - me desculpe - é falta de maturidade. Se vc se alterar ou tomar atitudes impensadas sua vida toda, é capaz de jogar toda sua vida fora. Impusividade é característica de criança mimada, desculpe por falar a verdade, mas o mundo lá fora não permite que vc não meça suas palavras ou atitudes, eles não são seus pais que são obrigados a aturar tudo o que vc faz. Lembre-se que existem várias formas de se fazer uma mesma coisa, o que vc deve estar fazendo é apenas realizando essa "coisa" da primeira maneira que vem na sua cabeça, e isso pode ser muito inconveniente!!! Vc não está mentindo ao ser impulsivo, e nem estará se buscar uma maneira de falar ou fazer a mesma coisa de uma forma mais sutíl... e pra isso precisa praticar!!!
2007-03-09 13:09:15
·
answer #10
·
answered by calculator819 4
·
0⤊
1⤋