Reverter a cifra de mais de 1 milhão de pessoas que tiram a própria vida por ano é a meta do dia internacional de prevenção ao suicídio, promovido hoje pela Organização Mundial de Saúde(OMS). Projeta-se que este número chegue a 1,5 milhão em 2020, mas desde já o suicídio corresponde a mais da metade das mortes violentas em todo o globo.
"O suicídio é um trágico problema de saúde pública em todo o mundo. Ocorrem mais mortes por suicídio que por homicídios e guerras juntos. É preciso adotar com urgência em todo o mundo medidas coordenadas e mais enérgicas para evitar esse número desnecessário de vítimas", afirma Catherine Le Galès-Camus, subdiretora geral da OMS para Enfermidades Não-Transmissíveis e Saúde Mental.
Em 2001, por exemplo, os suicídios registrados em todo o mundo superaram a cifra de mortes por homicídio (500 mil) e por guerras (230 mil). Nos países da Europa, o suicídio mata mais que os acidentes de trânsito, sendo, contudo, também evitáveis. Para ela, os governos não dedicam a atenção necessária para este tipo de morte, fazendo avançar os programas de prevenção do estado mórbido que conduz ao ato.
No entanto, os problemas ocasionados pelo suicídio vão mais além do óbito do suicida. "Cada suicídio supõe a devastação emocional, social e econômica de numerosos familiares e amigos", comenta a representante da OMS. Na região do Pacífico Ocidental, o suicídio representa 2,5% de todos os gastos com enfermidades. Isto porque antes da consumação, se registra a média de 10 a 20 tentativas de suicídio que provocam lesões, hospitalizações e traumas emocionais e mentais que demandam tratamento especializado.
A América Latina está entre as regiões do mundo com menor índice de suicídios, que acontecem com mais freqüência na Europa e entre homens. No entanto, países da região seguem as tendências globais acerca do fenômeno. Por exemplo, embora os suicidas sejam majoritariamente adultos, cada vez mais jovens entre 15 e 25 tiram a própria vida, como mostra dados da Secretaria de Saúde mexicana sobre a duplicação, nos últimos 13 anos dos suicídios, de moças no país.
O comportamento suicida resulta de causas complexas, que vão desde a situação de pobreza, desemprego, rompimentos afetivos, discussões e perda de entes queridos, até enfermidades que causam deficiência ou que afetam a estabilidade mental do indivíduo como a depressão. Para a OMS, a prevenção começa com a atenção a estes problemas, como evitar o isolamento destas pessoas e tratar precocemente os transtornos psicológicos. Mas deve incluir ainda a restrição do acesso aos métodos mais comuns de suicídio como armas de fogo, praguicidas (bastante usado na zona rural da China, por camponesas) ou analgésicos, letais se tomados em grandes doses.
Beijos
@
2007-03-09 12:42:14
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O que é uma praga?
A definição biológica de praga é quando uma população fica com alta taxa de natalidade e baixa taxa de mortalidade e o número de indivíduos cresce em progressão geométrica de forma anormal no ambiente: 2 > 4 > 8 > 16 > 32 > 64 > 128 > 256 > 512 > 1024 > 2048 > 4096 > 8192 > 16394 >
A superpopulação fica então sem controle até que surjam predadores que façam esse controle externo ou se os predadores e parasitas (doenças) não aparecerem, o descontrole continua até que acabe o alimento disponível no ambiente, competição intraespecífica, controle populacional por fome. No entanto afirmou Thomas Malthus que dadas as condições médias da terra agrícola, que os meios de subsistência, nas mais favoráveis circunstâncias, só poderiam aumentar no máximo, em progressão aritimética:
1>2>3>4>5>6>7>8>9>10>11>12>13>14>15>16>17>18
*Não vai dar para alimentar toda a superpopulação!
Conhecemos muitos exemplos de descontroles populacionais como as pragas de gafanhotos, praga de coelhos, praga de ratos dentre outras já bem estudadas.
Quando isso acontece, fenômenos biológicos significantes aparecem para conter a explosão dessas populações descontroladas e esses fenômenos podem ser de várias formas.
Geralmente quando uma população cresce demais, cresce junto com ela a população de seus predadores e esse é o controle mais comum de se observar na natureza, depois decaindo a quantidade de presas, decai também a quantidade de predadores e tudo volta ao normal. Às vezes uma superpopulação é controlada com alguma doença fatal epidêmica.
*Foram feitas experiências controladas com ratos para se saber o que acontece com eles nesses casos, porque os ratos além de mamíferos como nós, eles também têm reações muito semelhantes às nossas, alguns autores chegam a afirmar: "O homem é um rato" Isso porque o que acontece com o comportamento dos ratos acontece igualmente com os humanos.
Os ratos se prestam e bastante, tanto para experiências sobre patologias clínicas como também para experiências sobre comportamento na área da psicologia do comportamento. São nossos semelhantes!
_ Prepararam caixas de igual tamanho e lá puseram casais de ratos.
Tipo 2 m X 2 metros. Cada caixa continha inicialmente o mesmo número de casais de ratos que a outra e para cada caixa foram fazendo procedimentos diferentes para observar o que aconteceria.
_Em uma caixa foram dando comida a vontade e ninhos a vontade e a população crescia a vontade e sem nenhum controle, ou seja, sem nenhum predador, o único fator limitante era o espaço.
_Na outra caixa foram dando comida controlada, por exemplo só 1 Kg por dia nada mais, e o número de ninhos controlado também, só 20 ninhos para os 20 casais iniciais.
_O que se observou foi que na caixa onde tudo era à vontade a população explodiu e aquela caixa repleta de ratos competindo uns contra os outros, gerou a violência entre eles, era comum ver muitos ratos sem orelhas, sem testículos, todos machucados porque faziam muitas brigas e guerras entre eles. O problema era rato demais, competição intraespecífica demais!
_Na caixa onde o que comer e onde morar era limitado, o controle da população era feito não com guerras mas, com outros fenômenos como o aborto; ratas não cuidavam mais de suas proles e os filhotes morriam, ou então elas matavam os filhotes logo ao nascerem. Apareciam também muitos ratos homo-sexuais, macho ocupando um ninho com outro macho, fêmea com outra fêmea, que também são formas de controle populacional, uma vez que homo-sexuais não se reproduzem, e uma competição acirrada pelo alimento onde só os mais fortes e mais violentos sobreviviam e onde os mais fracos eram marginalizados e morriam de fome. Ou seja, também houve um aumento da competição intraespecífica (competição entre indivíduos da mesma espécie). Enfim, em ambos os casos coisa boa não deu e se formos considerar o que acontece com a população humana principalmente nos grandes centros urbanos, encontraremos muitas semelhanças com essas experiências feitas com ratos.
*Populações de lemingues, roedores originários da Escandinavia, quando entraram em explosão populacional fizeram uma corrida rumo ao mar e se suicidaram se atirando às águas aos milhões. Suicídio coletivo, os filhotes que não conseguiram acompanhar essa corrida ficaram pelo caminho e continuou assim a existência desta espécie no ambiente. Isso pode acontecer também, suicídio coletivo!
*Nossa população está em explosão demográfica desde a revolução industrial que começou na Inglaterra no século XVII por volta de 1650.
Veja como é essa progressão geométrica:
1 a 2 bilhões de pessoas entre 1850 a 1925 - 75 anos
2 a 3 bilhões de pessoas entre 1925 a 1962 - 37 anos
3 a 4 bilhões de pessoas entre 1962 a 1975 - 13 anos
4 a 5 bilhões de pessoas entre 1975 a 1985 - 10 anos
5 a 6 bilhões de pessoas entre 1985 a 1993 - 8 anos
6 a 7 bilhões de pessoas entre 1993 a 1999 - 6 anos
A projeção indica que a população humana estará crescendo de 1 bilhão de pessoas a mais por ano (1.000.000.000/ano ) neste planeta agora nos próximos anos!
*A população mundial neste ano é de 6,550,912,055
Fonte: http://www.worldometers.info/
_Na copa de futebol de 1970 a musiquinha era: 90 milhões em ação, pra frente Brasil, salve a seleção... Agora em 2005 já somos 186.112.794 em ação só aqui no Brasil. E a China? População de 1.306.313.812 A Índia? 1.080.264.388 Os Estados Unidos ? 295.734.134 O Oriente Médio? As Filipinas? O Japão? 127.417.244 A Europa? 457.030.418 A África?.
_Não podemos esquecer que o planeta Terra tem espaço limitado e comida limitada também. Estamos destruindo todas as florestas do planeta para cultivar o solo com alimentos, a demanda por energia, a demanda por recursos minerais, água, ocupação do solo urbano com cidades ! Uma coisa é certa: Estamos destruindo a natureza inteira e isso tem seu preço e o preço são as desgraças que estão a caminho.
_ Eu não fico nem um pouco surpreso em ver tantos artigos na mídia sobre profecia disso, profecia daquilo, e o povo torcendo para que essas malditas profecias se realizem mesmo; porquê eu estou sabendo que o instinto de suicídio coletivo na humanidade já é mais do que evidente devido a esta aflição biológica, essa aflição inconsciente mas real de nossa espécie em explosão demográfica desenfreada.
_Todo mundo está ansioso pelo apocalipse! É claro que a hipocrisia humana disfarça isso bem, se alguém lhe perguntar se você está a fins de ver o fim do mundo você nega, diz que não, diz que você quer ver a paz, o amor e a harmonia entre todos, mas consulte bem o seu íntimo e responda para sua própria consciência para saber se o que eu estou lhe dizendo é a verdade ou não?
Mas certas coisas a nossa hipocrisia não consegue ocultar como por exemplo você liga a televisão e vai passando canal por canal o que eu vejo é só violência, competição, morte, tiros, explosões, cenas de guerras, as péssimas notícias são as que mais são repetidas e divulgadas. Quando acontece alguma catástrofe os noticiários exploram aquele tema de forma a repetir as cenas muitos e muitos dias seguidos, o noticiário policial local aqui então é o de maior audiência comprovada, todos querem ver a morte de gente na TV !
_O ser humano atual tem prazer em ver a morte de seus semelhantes tem prazer em “vídeo-cacetada”, ver as outras pessoas se dando mal na vida se machucando e por isso mesmo a mídia despeja o que o povo quer ver:
Competição, (Box, futebol, corridas de carros, olimpíadas etc...) morte (filmes policiais, filmes sobre guerras, catástrofes) e a imprensa marrom aquela do noticiário que divulga a violência e a morte doméstica mais miúda, quem foi assassinado hoje, quem foi esmagado hoje e coisas assim, as desgraças do dia !!!
_O extermínio, o controle de nossa espécie que se tornou uma praga sobre este planeta e o está destruindo inteiro, estamos poluindo tudo, estamos fabricando mais e mais armas para nos matar a todos!
Autor: Daterra
2007-03-09 12:47:02
·
answer #4
·
answered by ▒▒ Da Terra ▒▒ 7
·
0⤊
1⤋