English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

em todos os aspectos.

2007-03-09 11:21:59 · 7 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências e Matemática Geografia

7 respostas

Pelo menos para o Bush, é nada mais do que uma vasta área onde se pode plantar cana.


Isto na minha humilde (e geográfica) opinião de usuário "não Top", claro.

2007-03-09 11:25:57 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 1

resposta
resumo sobre espaço geografico brasileiro=A Ocupação Humana do Atual Território Brasileiro
A questão da antiguidade da ocupação humana no Brasil e nas Américas é ainda controversa. De modo geral, quem pretende investigar a origem do índio brasileiro não pode prescindir do estudo do indígena americano, pois as teorias em torno da questão quase sempre relacionam o povoamento das "terras baixas" do continente com migrações de grupos humanos da América do norte que, após terem percorrido a Cadeia dos Andes, teriam chegado ao atual território brasileiro.
Do Nordeste da Ásia até o Brasil
Apesar das teorias serem divergentes em alguns pontos, elas concordam sobre a possibilidade de o homem primitivo originário do americano, ser proveniente do nordeste da Ásia, tendo chegado ao continente entre 28 mil e 10 mil anos atrás. Isso foi possível, por que há evidências da existência na época de uma passagem terrestre ou uma grande planície ligando a Ásia à América, justamente onde hoje se encontra o estreito de Bering. Estudos antropológicos afirmam que houve, não uma, mas quatro correntes migratórias em direção ao continente americano.
Correntes Migratórias
asiática: povos asiáticos que passaram para a América através do Estreito de Bering há aproximadamente 30 mil anos, nos períodos interglaciais;
australiana: seus representantes mais expressivos seriam certos grupos do sul da Argentina e Chile;
malaio-polinésia: grupos melanésios e polinésios que, por serem ainda hoje grandes navegantes , teriam atravessado o Oceano Pacífico, chegando a Amércica Central e do Sul;
esquimó ou uraliana: povos dos Montes Urais ( entre a Europa e Ásia ) que teriam penetrado na América pelo ártico.
As origens da formações desde a pré-história
São reconhecidos dois grandes grupos ou tradições de povos que habitavam o atual território brasileiro a essa época: a Tradição Umbu e a Tradição dos "humerangues" ( Humaitá ).
Alguns povos com os quais os conquistadores portugueses se depararam em 1500 e que, estando num processo de crescente desenvolvimento, tiveram seus modos de vida desarticulados pelo novo e estranho elemento humano que passou a fazer parte da história e do espaço geográfico do atual território brasileiro.
Espaço Geográfico Indígena e o homem branco
Um espaço pouco modificado e marcado por relações de equilíbrio entre o homem e o meio. Já o homem branco, fez extamente o contrário. Com o mercantilismo e os capitalismos comercial e industrial, iniciou-se um processo de agressão e destruição da natureza nunca visto no decorrer da história. Esse modo de produção, que implicou no aniquilamento de ecossistemas, provocou grandes desequilíbrios ecológicos, gerando mudanças climáticas, extinção de espécies animais e vegetais e uma profunda desarmonia entre o homem e a natureza.

O espaço não é de todos e sim de alguns, na visão do colonizador

Quando o conquistador ou colonizador português chegou ao território brasileiro, ele começou a reconstruir ou criar o espaço geográfico de forma diferente do espaço criado pelos indígenas. Assim como para os indígenas, o que interessava ao colonizador era também garantir a sua subsistência.
Entretanto, a organização social e econômica do colonizador era bem diferente da do indígena. Enquanto entre os indígenas não havia dinheiro, desejo de lucro, sentimento de propriedade individual ou de posse da terra ou de seus recursos, entre os colonizadores esses costumes já existiam e foram introduzidos no Brasil, pois era assim que muitos países da Europa se organizavam.
Por causa de sua superioridade técnica, como, por exemplo, os armamentos que possuíam, começaram a conquistar o espaço. Tomaram as terras dos primitivos habitantes do Brasil (os indígenas). Além disso, muitos destes foram expulsos para o interior do território ou ainda escravizados e/ou exterminados* em lutas ou através de contágios de doenças.
A Reconstrução do Espaço Geográfico Segundo as Necessidades do Conquistador
Tendo a posse do espaço e de sua gente, os colonizadores passaram a organizá-lo ou recriá-lo, segundo as suas necessidades e interesses.
Derrubaram matas e introduziram o cultivo de produtos que, além de atender às suas necessidades de
subsistência, se destinavam à exportação.
Mas nem todos os homens eram donos de terra ou do comércio. Havia os trabalhadores assalariados (que recebem um pagamento em dinheiro pelo seu trabalho) e os escravos negros, trazidos da África.
O Espaço Natural Transformado em Espaço Geográfico
Os homens construíram, no território brasileiro, como em outros países do mundo, vilas, cidades, estradas, alteraram cursos de rios para a irrigação de terras e para a produção de energia elétrica, e muitas outras coisas.
Alteraram o espaço natural e produziram o espaço geográfico.
Foi uma obra maravilhosa, de coragem, de dificuldades e de muito trabalho, mas que apresentou, por sua
vez, grandes injustiças e conflitos entre os homens.
Por que isso ocorreu?
Porque, no ato de produção ou reconstrução do espaço geográfico, predominaram os interesses individuais e não os coletivos (de todos), como ocorre em muitas sociedades indígenas. Uns tornaram-se possuidores de terras e dos instrumentos de produção( máquinas, ferramentas, edifícios etc.), e a grande maioria dos homens ficou apenas com a sua força de trabalho, força essa que é comprada por um salário quase sempre insuficiente para subsistir.
Diante do que acabamos de expor, podemos concluir que o espaço e os seus recursos não pertencem a todos os membros da sociedade que nele vivem, e sim a alguns.
E assim tem sido, até os dias atuais, o aproveitamento econômico do espaço terrestre e a construção do espaço geográfico pelos homens.
O espaço é organizado ou modificado segundo os interesses do grande capital (de grandes empresas ou grandes capitalistas, isto é, que possuem muito dinheiro). É o caso, por exemplo, do povoamento recente das Regiões Norte e Centro-Oeste* do Brasil.
Os interesses do grande capitalista chocam-se com os interesses do pequeno agricultor, do garimpeiro, dos indígenas e dos homens sem terra ou trabalhadores. Chocam-se também com a necessidade de se manter o equilíbrio da natureza.
Vê-se, então, que o espaço geográfico reflete ou reproduz a sociedade que nele vive e principalmente as relações que se estabelecem entre os homens na busca de sua subsistência.

2007-03-10 12:51:06 · answer #2 · answered by neto 7 · 2 0

Tôda a área terrestre brasileira mais as 200 milhas de mar do litoral (reconhecida internacionalmente) e mais o espaço aéreo do Brasil que não sei até que altura abrange ....

2007-03-09 19:35:51 · answer #3 · answered by Dog 6 · 1 0

O ESPAÇO GEOGRÁFICO BRASILEIRO é formado por elementos naturais ou artificiais construídos pelo homem, ou seja, a inter-relação existente entre sociedade e natureza delimitada numa porção da superfície terrestre. Ou seja, comprende todo tipo de natureza (floresta, praias...) e o meio urbano.

2007-03-11 08:22:18 · answer #4 · answered by Edinho_rp 2 · 0 0

Toda a extenção de terras, maritimo e aéreo.

2007-03-09 19:45:46 · answer #5 · answered by candise 7 · 0 0

é a extensão brasileira de norte a sul
do chuí ao oiapoque

2007-03-09 19:30:03 · answer #6 · answered by Victor Barros 6 · 0 0

Espaço Geografia são ações/objetos alterados ou não pelo o homem.
Foi isso que a prof. De introdução a Geografia (facul) disse sobre Milton Santos.

2007-03-09 19:25:55 · answer #7 · answered by Eretuz 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers