De maneira alguma. Apesar de a educação ser a raiz de muitos dos problemas que presenciamos diariamente no nosso país, recorrer somente a medidas socio-educativas como meio de resolve-los seria uma ilusão.
As causas da violência no Brasil estão em geral ligadas a fatores mais complexos, que exigem soluções tanto ou mais complexas do que apenas medidas pontuais como estas.
Hoje em dia o crime não é mais exclusividade das principais metrópoles brasileiras, cidades pequenas e médias também já sofrem com este tipo de problema. Esse fato evidencia claramente que estamos nos referindo a um fenômeno endêmico, onde cujo as causas verdadeiras vão muito além de problemas estruturais tradicionalmente mencionadas como êxodo rural, incapacidade de absorção de mão-de-obra pelos grandes centros ou falta de planejamento urbano.
A "causa-mor" é o gigantismo do nosso Estado, que arrecada de mais e investe de menos. Se investe de forma deficiente, necessidades básicas como infra-estrutura e educação acabam ficando em estado precário. Sem essas bases, o país é impossibilitado de crescer e se desenvolver a ponto de gerar empregos suficientes para os habitantes. Faltando empregos, sobram motivos para o surgimento de mazelas.
O único meio de se resolver seriamente essa questão é oferecendo oportunidades em maior escala que a demanda por empregos, e para esse fim, só com o país crescendo pra valer. Salvo raras exceções, praticamente ninguém se arriscaria a entrar para a vida do crime se tivesse chances de construir uma carreira digna pelo caminho honesto.
O problema da violência é, portanto, somente um reflexo da falta de oportunidades existentes no Brasil. Para se superar esse problema, seria preciso que o governo construísse um ambiente econômico onde o desenvolvimento do capitalismo e da "criação" de oportunidades fosse mais favorável.
Ou seja, um ambiente diferente do de "ideário terceiro-mundista" que reside hoje ENRAIZADO na nossa sociedade.
2007-03-12 07:53:22
·
answer #1
·
answered by ஃ panen et circenses ஃ 7
·
3⤊
0⤋
não,controle de natalidade,acabar com a impunidade,
sem falar na corrupção.tudo isso é um circulo vicioso.
2007-03-13 14:04:04
·
answer #2
·
answered by DIANA LORENA Z 3
·
0⤊
0⤋
Infelizmente, nós mesmos criamos essa sociedade desregrada como você mesmo colocou, e não há mais volta. Existe uma verdadeira "cultura" da desobediência em nossa sociedade: não se respeita pobre, velho, gay, pai, mãe, polícia, professor, doente, prostituta, índio, leis, o próprio corpo, a vida, etc. Ou seja, criamos a idílica idéia de que o homem deve ser livre para pensar o que quiser, fazer o que quiser e ninguém tem nada com isso. Assim, chegamos a terrível conclusão de que nem todos são capazes de internalizar regras sociais de boa convivência social, como eu e você. É preciso que haja um poder maior, controlador, que vigie e que puna com rigor, na medida da culpabilidade de cada indivíduo que quebre as regras de harmonia social. Mas isso não acontece. Criamos os "Direitos Humanos" para seres desumanos; chamamos de "crianças" assassinos monstruosos que não se importam com ninguém, tiramos a autoridade dos professores nas salas de aula, dissemos aos jovens que "ficar" é o grande lance, pois podemos transformar pessoas em objetos descartáveis, aceitamos passivamente a exposição sem sentido do corpo feminino na TV, e criamos uma sociedade doente por sexo, que, para se satisfazer, estupra meninas de oito anos e senhoras de 80. Dissemos que as crianças não devem ser punidas por seus atos, pois um dia elas aprenderão "sozinhas" o certo e o errado, mas infelizmente, a maioria aprendeu que o certo e fazer o que é errado. Aprendemos a esconder a realidade cruel debaixo do tapete, ou melhor, debaixo da purpurina do Carnaval, ou debaixo da bandeira brasileira, erguida com um orgulho estúpido em tempos de Copa do Mundo e só isso. Agora reclamos moralidade de políticos imorais que nós ajudamos a criar; reclamamos de meninos que não tem mãe, ou sem pai, vitímas do destruição do tabu do casamento. Destruímos as famílias, porque ninguém se importa com os filhos gerados nos casamentos falidos, e que passam a ser "educados" pela TV, em que famosos aparecem dizendo que nunca gostaram de estudar, nunca leram um único livro, mas conseguiram enriquecer, ao contrário dos antigos colegas de escola, que se matavam de estudar.Somos os responsáveis por tudo isso e somos os culpados. E agora? O que podemos fazer?Vamos legalizar as drogas para acabar com o tráfico? Porque não legalizar o assassinato , e o estrupro, e o roubo para ver se eles acabam também? Desculpem o desbafo, talvez ninguém nem se dê o trabalho de ler o que escrevi, mas agradeço o espaço para expressar aqui o que penso e o que penso é que não se pode acabar com a criminalidade sem uma profunda modificação dos valores sociais... é o que eu penso e posso estar errado... obrigado.
2007-03-09 21:19:35
·
answer #3
·
answered by ... 3
·
0⤊
0⤋
Uma vez me contaram um ditado...." se o seu problema dura um ano?, plante cana; se o seu problema dura dez anos, plante arvores; se o seu problema dura cem anos, eduque o povo...." , acho que isso é bem valido.....
2007-03-09 18:15:19
·
answer #4
·
answered by smlnovaes 2
·
0⤊
0⤋
Se não resolvem em todos os casos, as medidas sócioeducativas atenuam o problema. Talvez você se pergunte porque então, no Brasil existe tanta criminalidade entre os adolescentes e porque depois de uma passagem pela febem é muito provável que este jovem vá parar em um presídio no futuro.
Acho que ajuda a pensar sobre isso o fato de que próprio Estado brasileiro, já reconheceu perante o Comitê dos Direitos da ONU, que o país ainda não foi capaz de aplicar nem correta nem plenamente as medidas socioeducativas de meio aberto (a prestação de serviço à comunidade) e nem a privação da liberdade.
Para se ter uma idéia, segundo dados da Secretaria Especial de Direitos Humanos, 60% das capitais brasileiras ainda não criaram e municipalizaram as medidas em meio aberto.
As medidas sócio-educativas só serão eficientes quando aplicadas de maneira correta e num ambiente onde o adolescente seja respeitado, protegido e educado
2007-03-09 18:13:13
·
answer #5
·
answered by Srtª Plenilúnio 6
·
0⤊
0⤋