O divórcio é, nos dias de hoje, uma constante social. A separação afeta adultos e crianças de todas as idades. A maioria das crianças fazem a fantasia da reconciliação dos pais e sofrem uma desilusão brutal quando um deles casa de novo ou até os dois. Na verdade, a figura de pai e mãe são tão fundamentais para a nossa construção enquanto indivíduos que essas imagens terão sempre um lugar especial na nossa mente, supervalorizadas na separação. A criança tende a ficar do lado de quem sente como sendo mais frágil, quase sempre a mãe, reagindo por lealdade.
É nesta configuração que a mãe detém quase todo o poder, poder esse que nem sempre deseja e vai pesar na solidão e dúvidas com que irá, a partir da separação, decidir a vida de todos. As crianças mais pequenas necessitam de contactos frequentes e regulares, raramente se recusam a encontrar-se com o pai. Depois dos 8 anos ligam-se mais ao progenitor com quem vivem e estão mais atentas a se sentirem bem-acolhidas e a pesarem a responsabilidade do pai, na separação. Os adolescentes estão virados para o exterior e é difícil aliciá-los por muito que gostem do pai ou da mãe, nesta fase é aconselhável propor outro tipo de encontros. Quando atingem a maioridade tentam reatar com o pai, distanciar-se da sua história e construir uma boa relação.
2007-03-09 09:26:33
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Nenhuma, a não ser que ele esteja sendo disputado pelo casal, como o pomo da discórdia. Aí deve ser entregue a um terceiro que acaba a celeuma
2007-03-11 11:14:54
·
answer #2
·
answered by ciririka 7
·
0⤊
0⤋
Me perdoa por favor.MALDITO QUEM INVENTOU O DIVORCIO.
o que eu diria a um amiguinho se ele perguntasse, só vi a tua mãe, cadê seu pai?. isso abala os sentimentos de qualquer criança, o perigo é que pela separação o filho pode até virar um bandido. conheço alguns casos. fico por aqui, sou amante da união e não separação. fico por aqui, não se divorcie, procure e corrige o erro em ambos.
2007-03-10 11:11:56
·
answer #3
·
answered by Dimas Spanier 5
·
0⤊
0⤋
Se o relacionamento não tem mais jeito, o melhor é separar, converse com o filho, naturalmente, monstrando como será o dia a dia com a sua saida da casa.
2007-03-10 10:08:29
·
answer #4
·
answered by flamengo 7
·
0⤊
0⤋
O divórcio marca profundamente os filhos.Eles querem que os pais fiquem juntos.Por isso,é preciso evitar discussões na presença deles;eles sofrem muito com brigas e desentendimentos.Quando a relação não é mais possível,o jeito é mesmo se separar,mas o casal precisa compreender que a separação foi do casal,e que os filhos devem e precisam conviver com ambos os pais.Cada um deve facilitar ao máximo,as visitas,passeios,férias,e todos os contatos inerentes à relalção de pais e filhos.
É prova de maturidade e amor evitar o sofrimento de nossos filhos,afinal.eles são inocentes nessa história toda.
2007-03-09 23:47:48
·
answer #5
·
answered by marinamorena@yahoo.com.br 6
·
0⤊
0⤋
sou filho de divorciados e confesso que nada afeta quando as coisas são bem feitas.A única coisa que pode acontecer,é um desvio na escola,querer não estudar.No mais, acho que tem muito filho tirando proveito da adversidade e com isso aprontando muito.
2007-03-09 17:04:26
·
answer #6
·
answered by majô 7
·
0⤊
0⤋
depende muito do filho da idade
2007-03-09 10:08:06
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Depende de como esse divórcio aconteceu. Para muitos filhos, certamente, o divórcio dos pais é muito mais proveitoso do que o convívio.As crianças mais do que ninguém, se sente parte de uma lar... e sempre que elas percebem a infelicidade dos seus pais, ou ao menos de um deles... elas passam a criar falsas associações, coisas do tipo: meus pais são infelizes porque tem uma família, eu faço parte dessa família, logo eu sou culpado ... entende?
Assim, tenho plena convicção de que se um divórcio é feito com respeito entre os pais, ela continua a se sentir amada pelos pais e a separação em pouco vai influenciá-la negativamente. Muito pelo contrário, ela pode inclusive a passar se ver como um ser humano mais amado e protegido, um ser humano que não mais conviverá com dores e sofrimento dentro do seu lá.
PS: engana-se o pai ou a mãe que acredita que seus filhos não percebem que vivem em um lar desajustado!
Beijos!
2007-03-09 09:31:24
·
answer #8
·
answered by nanyribeirinha 4
·
0⤊
0⤋
Soninha,suas perguntas são muito interessantes,penso que um casal que já não se ama mais saberá dar amor e segurança ao seu filho se não mais conviverem.Uma relação conflituosa em casa é bem pior para a sanidade de uma criança.
2007-03-09 09:21:58
·
answer #9
·
answered by Chandra 7
·
0⤊
0⤋