Genética, do grego genno (fazer nascer), é a ciência dos genes, da hereditariedade e da variação dos organismos. Ramo da biologia que estuda a forma como se transmitem as características biológicas de geração para geração. O termo genética foi primeiramente aplicado para descrever o estudo da variação e hereditariedade, pelo cientista William Bateson numa carta dirigida a Adam Sedgewick, datada de 18 de Abril de 1905.
Os humanos, já no tempo da pré-história utilizavam conhecimentos de genética através da domesticação e do cruzamento seletivo de animais e plantas. Atualmente, a genética proporciona ferramentas importantes para a investigação das funções dos genes, isto é, a análise das interacções genéticas. No interior dos organismos, a informação genética está normalmente contida nos cromossomas, onde é representada na estrutura química da molecula de DNA.
Os genes codificam a informação necessária para a síntese de proteínas. Por sua vez as proteínas influenciam, em grande parte, o fenótipo final de um organismo. Note-se que o conceito de "um gene, uma proteína" é simplista: por exemplo, um único gene poderá produzir múltiplos produtos, dependendo de como a transcrição é regulada.
Em 1865, Gregor Mendel estabeleceu pela primeira vez os padrões de hereditariedade de algumas características existentes em ervilheiras, mostrando que obedeciam a regras estatísticas simples. Embora nem todas as características mostrem estes padrões de hereditariedade mendeliana, o trabalho de Mendel provou que a aplicação da estatística à genética poderia ser de grande utilidade. Desde essa altura, padrões mais complexos de hereditariedade foram demonstrados.
A partir da sua análise estatística, Mendel definiu o conceito de alelo como sendo a unidade fundamental da hereditariedade. O termo "alelo" tal como Mendel o utilizou, expressa a ideia de "gene", enquanto que nos nossos dias ele é utilizado para especificar uma variante de um gene.
Só depois da morte de Mendel é que o seu trabalho foi redescoberto, entendido (início do século XX) e lhe foi dado o devido valor por cientistas que então trabalhavam em problemas similares.
Mendel não tinha conhecimento da natureza física dos genes. Atualmente sabemos que a informação genética está contida no DNA (alguns vírus têm a informação genética contida em RNA). A manipulação do DNA pode alterar a hereditariedade e as características dos organismos.
Cronologia de descobertas importantes
1859 - Charles Darwin publica A origem das espécies.
1865 - Gregor Mendel publica Experimentos em hibridação vegetal.
1903 - Cromossomas descobertos como sendo as unidades da hereditariedade.
1905 - O biólogo William Bateson utiliza o termo "genética" numa carta dirigida a Adam Sedgwick.
1910 - Thomas Hunt Morgan demonstra que os genes estão localizados nos cromossomas.
1913 - Alfred Sturtevant elabora o primeiro mapa genético de um cromossoma.
1918 - Ronald Fisher publica On the correlation between relatives on the supposition of Mendelian inheritance - a sintese moderna dá os seus primeiros passos.
1913 - Mapas genéticos mostram cromossomas contendo arranjos lineares de genes.
1927 - Mudanças físicas nos genes são denominadas mutações.
1928 - Frederick Griffith descobre uma molécula de hereditariedade que é transmissível entre bactérias.
1931 - Sobrecruzamento (Crossing over) é a causa da recombinação genética.
1941 - Edward Lawrie Tatum e George Wells Beadle demonstram que os genes codificam proteínas; ver o dogma central da genética original.
1944 - Oswald Theodore Avery, Colin McLeod e Maclyn McCarty isolam o DNA como sendo material genético (na altura chamado princípio transformante).
1950 - Erwin Chargaff mostra que os quatro nucleótidos não estão presentes no ácido nucleico em proporções estáveis, mas que algumas regras básicas se aplicam (quantidade de timina igual à de adenina). Barbara McClintock descobre transposões no milho.
1952 - A experiência de Hershey-Chase prova que a informação genética de fagos e de todos os outros organismo é composto por DNA.
1953 - A estrutura do DNA (dupla hélice) é descoberta por James D. Watson e Francis Crick.
1956 - Jo Hin Tjio e Albert Levan estabelecem que o número correcto de cromossomas na espécie humana é de 46 (n=23).
1958 - A experiência de Meselson-Stahl demonstra que o DNA tem uma replicação semi-conservativa
1961 - O código genético está organizado em tripletos.
1964 - Howard Temin mostra, usando vírus de RNA, que o dogma central de Watson não é sempre verdade.
1970 - Enzimas de restrição são descobertas em estudos com a Haemophilius influenzae, permitindo assim aos cientistas o corte do DNA e a sua transferêcia entre organismos.
1977 - DNA é sequenciado pela primeira vez por Fred Sanger, Walter Gilbert e Allan Maxam. O laboratório de Sanger completa a sequência completa do genoma de Bacteriófago Phi-X174.
1983 - Kary Banks Mullis descobre a reacção de polimerização em cadeia (en:PCR), proporcionando um meio fácil de amplificar DNA.
1989 - Um gene humano é sequenciado pela primeira vez por Francis Collins e Lap-Chee Tsui: codifica uma proteína que no seu estado defeituoso provoca a fibrose cística.
1995 - O genoma de Haemophilus influenzae é o primeiro de um organismo vivo a ser sequenciado.
1996 - Primeiro genoma de um eucariota a ser sequenciado: Saccharomyces cerevisiae.
1998 - É publicada a primeira sequência genómica de um organismo eucariota multicelular: C. elegans.
2001 - Primeiro rascunho da sequência do genoma humano é publicado.
2003 - (14 de Abril) 99% do genoma humano foi sequenciado pelo Projeto do Genoma Humano (com uma precisão de 99,99%). [1]
2007-03-09 10:59:45
·
answer #1
·
answered by patpedagoga 5
·
0⤊
1⤋
Preguiça é pecado capital!!!
Vai pesquisar!!
2007-03-09 07:02:32
·
answer #2
·
answered by Allan B 3
·
0⤊
0⤋
resposta
resumo sobre historia da genetica=Em 1865, Gregor Mendel estabeleceu pela primeira vez os padrões de hereditariedade de algumas características existentes em ervilheiras, mostrando que obedeciam a regras estatísticas simples. Embora nem todas as características mostrem estes padrões de hereditariedade mendeliana, o trabalho de Mendel provou que a aplicação da estatística à genética poderia ser de grande utilidade. Desde essa altura, padrões mais complexos de hereditariedade foram demonstrados.
A partir da sua análise estatística, Mendel definiu o conceito de alelo como sendo a unidade fundamental da hereditariedade. O termo "alelo" tal como Mendel o utilizou, expressa a ideia de "gene", enquanto que nos nossos dias ele é utilizado para especificar uma variante de um gene.
Só depois da morte de Mendel é que o seu trabalho foi redescoberto, entendido (início do século XX) e lhe foi dado o devido valor por cientistas que então trabalhavam em problemas similares.
Mendel não tinha conhecimento da natureza física dos genes. Atualmente sabemos que a informação genética está contida no DNA (alguns vírus têm a informação genética contida em RNA). A manipulação do DNA pode alterar a hereditariedade e as características dos organismos.
[editar] Cronologia de descobertas importantes
* 1859 - Charles Darwin publica A origem das espécies.
* 1865 - Gregor Mendel publica Experimentos em hibridação vegetal.
* 1903 - Cromossomas descobertos como sendo as unidades da hereditariedade.
* 1905 - O biólogo William Bateson utiliza o termo "genética" numa carta dirigida a Adam Sedgwick.
* 1910 - Thomas Hunt Morgan demonstra que os genes estão localizados nos cromossomas.
* 1913 - Alfred Sturtevant elabora o primeiro mapa genético de um cromossoma.
* 1918 - Ronald Fisher publica On the correlation between relatives on the supposition of Mendelian inheritance - a sintese moderna dá os seus primeiros passos.
* 1913 - Mapas genéticos mostram cromossomas contendo arranjos lineares de genes.
* 1927 - Mudanças físicas nos genes são denominadas mutações.
* 1928 - Frederick Griffith descobre uma molécula de hereditariedade que é transmissível entre bactérias.
* 1931 - Sobrecruzamento (Crossing over) é a causa da recombinação genética.
* 1941 - Edward Lawrie Tatum e George Wells Beadle demonstram que os genes codificam proteínas; ver o dogma central da genética original.
* 1944 - Oswald Theodore Avery, Colin McLeod e Maclyn McCarty isolam o DNA como sendo material genético (na altura chamado princípio transformante).
* 1950 - Erwin Chargaff mostra que os quatro nucleótidos não estão presentes no ácido nucleico em proporções estáveis, mas que algumas regras básicas se aplicam (quantidade de timina igual à de adenina). Barbara McClintock descobre transposões no milho.
* 1952 - A experiência de Hershey-Chase prova que a informação genética de fagos e de todos os outros organismo é composto por DNA.
* 1953 - A estrutura do DNA (dupla hélice) é descoberta por James D. Watson e Francis Crick.
* 1956 - Jo Hin Tjio e Albert Levan estabelecem que o número correcto de cromossomas na espécie humana é de 46 (n=23).
* 1958 - A experiência de Meselson-Stahl demonstra que o DNA tem uma replicação semi-conservativa
* 1961 - O código genético está organizado em tripletos.
* 1964 - Howard Temin mostra, usando vírus de RNA, que o dogma central de Watson não é sempre verdade.
* 1970 - Enzimas de restrição são descobertas em estudos com a Haemophilius influenzae, permitindo assim aos cientistas o corte do DNA e a sua transferêcia entre organismos.
* 1977 - DNA é sequenciado pela primeira vez por Fred Sanger, Walter Gilbert e Allan Maxam. O laboratório de Sanger completa a sequência completa do genoma de Bacteriófago Phi-X174.
* 1983 - Kary Banks Mullis descobre a reacção de polimerização em cadeia (en:PCR), proporcionando um meio fácil de amplificar DNA.
* 1989 - Um gene humano é sequenciado pela primeira vez por Francis Collins e Lap-Chee Tsui: codifica uma proteína que no seu estado defeituoso provoca a fibrose cística.
* 1995 - O genoma de Haemophilus influenzae é o primeiro de um organismo vivo a ser sequenciado.
* 1996 - Primeiro genoma de um eucariota a ser sequenciado: Saccharomyces cerevisiae.
* 1998 - É publicada a primeira sequência genómica de um organismo eucariota multicelular: C. elegans.
* 2001 - Primeiro rascunho da sequência do genoma humano é publicado.
* 2003 - (14 de Abril) 99% do genoma humano foi sequenciado pelo Projeto do Genoma Humano (com uma precisão de 99,99%). [1]
2007-03-10 02:06:18
·
answer #3
·
answered by neto 7
·
0⤊
1⤋
Os primeiros estudos de hereditariedade foram feitos pelo padre Gregor Mendel por volta de 1865, e provaram que a aplicação da estatística poderia ser de grande utilidade.
Ele definiu o conceito de alelo como sendo uma unidade fundamental da hereditariedade.
Os estudos de Gregor Mendel são bastante conhecidos pela sua simplicidade. Ele analisou uma cultura de ervilhas e uma minuciosa observação, acompanhando-a por várias gerações. Ele não tinha conhecimento da natureza física dos genes, mas deu uma grande contribuição para a ciência.
A primeira vez que se utilizou o termo genética foi em 1905, quando William Bateson escreveu uma carta para Adam Sedgewick.
Um abraço
2007-03-09 06:57:15
·
answer #4
·
answered by Ricardo 3
·
0⤊
1⤋