Van Gogh era amigo e profundo admirador de Gaughin, tido por êle como "mestre". O irmão de Van Gogh, Theo, sentia um certo alívio quando Gaughin passava uma temporada com Van Gogh - êste tinha uma mente conturbada, e Gaughin conseguia mante-lo controlado. Sujiro a você que assista ao filme SEDE DE VIVER, biografia de Van Gogh recentemente lançado em DVD pela Warner, com uma interpretação extraordinária de Kirk Douglas como Van Gogh, e Anthony Quinn como Gaughin (pelo qual ganhou oscar de ator coadjuvante).
2007-03-09 09:21:25
·
answer #1
·
answered by zampanó 3
·
1⤊
0⤋
Lisbeth,
foram contemporâneos, fizeram parte de um movimento cultural francês, no fim do século XIX chamado "Impressionismo."
Van Gogh acabou seus dias em hospício no sul da França, enquanto Gauguin se retirou para as ilhas do pacífico onde se distinguiu dos demais por sua arte comprometida com as cores vibrantes da natureza que o rodeava: o "fauvismo".
2007-03-11 15:01:29
·
answer #2
·
answered by mar kia 3
·
0⤊
0⤋
Tentou ser amigo, mas levou uma corneada e daí brigaram.
2007-03-11 11:22:59
·
answer #3
·
answered by SxS 4
·
0⤊
0⤋
à incrÃvel como a tumultuosa e conflitante amizade destes dois pintores – numa convivência de apenas 2 meses na “Casa Amarela” em Arles - possa ter um peso tão grande no imaginário coletivo qto suas próprias obras deixaram.
Para Van Gogh, Gauguin foi seu cúmplice, um mentor, um amigo e um artista por excelência, ao limite da obsessão, que o levou à auto-mutilação que todos conhecemos. Ao mesmo tempo, o invejava pelo seu estilo de vida, pela sua desenvoltura nos meios artÃsticos, a capacidade de viver uma vida real e verdadeira, com suas viagens e vida profissional como agente de câmbio.
Devemos lembrar que Van Gogh, antes de se introduzir nos ambientes parisienses que lhes revelaram a magia de luzes e cores através dos amigos impressionistas, seus tormentos eram um emaranhado de conflitos interiores – inicialmente pela procura de vocação como pastor protestante, pela crÃtica social influenciada por Flaubert e Zola, o medo de não expressar as dores dos camponeses, mineiros e trabalhadores rurais, etc. Veja por exemplo as cores turvas e escuras da obra “Comedores de Batatas” que o caracterizavam. à nesse tormento cinzento é que aparece Gauguin, figura desenvolta, que o insere num mundo de cores. Tão divergentes, tão inconciliáveis, com concepções distantes um do outro. Terá sido um fascÃnio recÃproco dos opostos?
2007-03-10 04:41:40
·
answer #4
·
answered by Fluoxx 3
·
0⤊
0⤋
Lisbel,
Gaughin era o melhor amigo de Van Gogh!!!
Paul Gauguin
Paris, 1848 - Atuana, ilhas Marquesas, 1903
Pintor francês. Aprendiz de piloto da marinha mercante e empregado de um agente de câmbios, começa a pintar como amador.
Em 1876 expõe pela primeira vez e, em 1883, vive em Pont-Aven, Bretanha, com o pintor Charles Laval. Posteriormente faz uma viagem à Martinica. De novo na Europa, trabalha em Arles com Vincent van Gogh.
À sua volta forma-se uma escola de pintores, a de Pont-Aven. Após uma estada em Paris, em 1892 transfere-se para o Tahiti, onde permanece até 1893.
De regresso a Paris, expõe sem êxito, apesar da admiração de artistas como o poeta Mallarmé e o pintor Degas. Em 1895 volta para o Tahiti, onde, acossado pela doença e a miséria, realiza diversas obras-primas.
Em 1900, melhorada a sua situação económica graças ao mercador Ambroise Vollard, instala-se nas ilhas Marquesas, também no Pacífico, onde morre.
Como o seu amigo Van Gogh, Paul Gauguin pinta a natureza tal como ele a sente. É um pintor desligado do impressionismo.
Na sua obra, a forma já não se sujeita à cor. O seu intenso cromatismo afasta-o de qualquer limitação naturalista; aplica as cores em amplas superfícies de contornos definidos.
Instalado nos Mares do Sul, enamora-se da vida simples e amável dos indígenas polinésios, que se tornam no seu principal tema pictórico.
Os protagonistas destes quadros são as mulheres e a vegetação tropical. Há que citar Femmes de Tahiti sur la Plage, Nave Nave Mahana, Te Tamari No Atua.
♫ ♫ ♪ ♫ Bom domingo, Helda ♪ ♫ ♫ ♪ ♫
2007-03-09 19:35:08
·
answer #5
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
0⤊
0⤋
Grandes amigos, chegaram até a morar juntos, mas por Van Gogh ter o temperamento altamente difícil o cara foi embora e nunca mais se viram.
E Van Gogh nunca foi mestre de ninguém, ele era muito difícil para isso. Ninguém ficava muito tempo com ele, nem seu irmão Theo.
2007-03-09 12:56:28
·
answer #6
·
answered by Eu 7
·
0⤊
0⤋
mestre
2007-03-09 12:53:04
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
dizem as más línguas,
que eles eram "amicíssimos"!
2007-03-09 13:02:05
·
answer #8
·
answered by ? 7
·
0⤊
3⤋