A Nova Zelândia é uma nação independente, constituída por um sistema de democracia parlamentarista. O país é membro da Commonwealth, cujo chefe de estado oficial é a rainha Elizabete II, a qual é representada pelo Governador Geral. O voto não é obrigatório, porém, 80% dos neozelandeses votam nas eleições O Parlamento é eleito a cada três anos, composto de 120 deputados. Cada eleitor tem o direito a dois votos, um para o partido de sua escolha, outro para o seu candidato.
Há alguns anos, a Nova Zelândia é reconhecida como um dos países onde a corrupção pública e privada tem um baixíssimo índice de ocorrência.
A Nova Zelândia com uma superfície de 277.000 Km2, tem um território semelhante ao tamanho da Itália, Grã - Bretanha ou Japão.
Está localizada ao sudoeste do Oceano Pacífico, entre as linhas do Equador e Polo Sul. Os países vizinhos são Austrália, Nova Caledônia, Ilhas Fidji e Tonga.
Entretanto, note-se bem, para os brasileiros que viajam de avião, Auckland é mais perto do que Seatlle, nos Estados Unidos ou a Vancouver, no Canadá.
A Nova Zelândia é constituído por duas ilhas principais: a do Norte e a do Sul, separadas pelo Estreito de Cook. O extremo norte e sul estão a 1.660 quilômetros de distância e nenhum ponto do país está a mais de 180 km da costa.Esta proximidade do mar define muito o seu povo, sua cultura, seu modo de vida e até sua excelente culinária.
HISTÓRIA
Época dos Maoris
Em Hauraki Gulf, aportou nas terras da Nova Zelândia, os primeiros colonizadores maoris, navegadores excepcionais que se espalharam por toda a Polinésia e criaram rotas marítimas de comércio por todos os mares do Sul.
As línguas polinésias são do grupo austronésio.
Provavelmente chegaram das Ilhas Marquesas, trazendo cães e algumas espécies vegetais de cultivo, entre as quais a kumara, a nossa conhecida batata-doce.
Kupe, o mais famoso navegador maori, deu, às terras descobertas, o nome de Aotearoa ou a Terra da Grande Nuvem Branca. Os primeiros assentamentos maoris, no local de Motutapu Island, datam do ano1100 DC e, aparentemente, foram soterrados nas erupções do vulcão Rangitoto.
O nome maori de Auckland é Tamaki Makau Rau, que significa, A Cidade dos Cem Amantes. Isso se refere as tribos que guerreavam por terras tão desejadas.
Os maoris viviam em iwi (tribos) formadas pela consangüinidade e aproveitando-se dos abundantes recursos naturais, os maoris desenvolveram uma cultura rica.
Os vulcões, nos arredores de Auckland, relembram a ocupação maori. Usando pedaços de madeira ( ko) os maoris achataram os montes e deles fizeram terraços para agricultura e neles construriam vilas fortificadas pas).
Como os maoris trabalharam estas elevações, elas se tornaram as maiores reconstruções de paisagem do mundo executadas pelo homem.
Época Moderna
Em 1769, o famoso Capitão Cook, aportou em Waitemata Harbour.
Antes, o navegador holandês Abel Tasman, em 1644, havia encontrado as terras do novo país, já habitadas pelos Maori. A nova terra deu o nome de Staten Landt, e mais tarde, de Nieuw Zeeland.
Os europeus ficaram encantados com a paisagem notável pela variedade, por suas praias e pela sua natureza montanhosa: afinal encontraram montanhas espetaculares, como os Alpes da Ilha do Sul, cobertos de neve, águas termais, géiseres, grandes florestas sub - tropicais, imensos lagos e rios velozes.
Samuel Marsden tornou-se o primeiro europeu a explorar o Hauraki Gulf.
Em 1814, mais de 500 chefes maoris assinaram o Tratato de Waitangi, retendo a propriedade dos recursos naturais, mas abdicando do direito de governar. Naquele ano haviam 2 mil paketas (europeus) e 100 mil maoris.
Em 1839, quando o governo britânico decidiu incorporar a Nova Zelândia ao Império Britânico, o capitão William Hobson foi enviado para escolher o local da futura capital e no dia 18 de setembro de 1840, a bandeira do Império foi hasteada em Point Britomart e a nova capital foi aclamada como Auckland.
Em 1865, a capital foi transferida para Welligton.
Em 1931 a Nova Zelândia tornou-se domínio independente e 1947 ratificou-se o Estatuto de Westminster.
Entre 1935 e 1947 a Nova Zelândia, sob o governo do Partido Trabalhista, ganhou grande reputação pelas suas leis de assistência médica, apóio a educação pública e previdência social.
Apoiou os Aliados durante a II Guerra Mundial, participando ativamente nas batalhas do Pacífico.
ECONOMIA
Comércio Exterior
A terra constitui a espinha dorsal da economia de exportação. Leite e derivados, carne de lã contribuem com cerca de 40% na renda de exportação. Os padrões de qualidade e a atenção especial ao meio ambiente promove a sua imagem internacionalmente, reconhecida como "limpa e verde".
A competividade da NZ, em termos de produtos industriais, é recente. Entretanto já 25% das exportações constituem-se em produtos manufaturados de alta tecnologia.
Agricultura
A Nova Zelândia é um país acidentado, com pequenas áreas próprias para o cultivo aravel e sua atual reputação como a maior fazenda do mundo foi adquirida com muito trabalho de seu povo e uma tecnologia moderna.
A Nova Zelândia é a líder mundial em pesquisa agrícola e serviços de consultoria.
Cerca de 173 milhões de hectares são constituidos por lavouras, num total 80.000 fazendas. Incluindo trabalhadores avulsos e membros da família, na média, as fazendas são,operadas apenas por duas pessôas.
Gado, carneiros, veados, porcos, aves e abelhas, além de plantações de frutas e horticultura constituem a base da sólida economia neozelandesa.
As plantações de parreiras são, atualmente, uma excelente fonte de renda, com o vinho neozelandes sendo reconhecido mundialmente pela qualidade, principalmente o Sauvignon Blanc, de Marlsborough e o Chardonnay, de Gisborne e Hawes Bay.
Silvicultura e a Pesca
As florestas cobrem mais de um quarto da NZ. Cerca de 1,3 milhões são áreas de reflorestamento para a produção, incluindo a maior plantação de floresta do mundo.
A mais importante espécie para a plantação no Hemisfério Sul é a "Pinus radiata", cerca de 90% das florestas de produção. Seu uso na indústria de transformação é versátil, sendo usada na mobília, marcenaria, construção de embalagens, postes, polpas, etc.
É muita avançada a tecnologia para a reprodução e crescimento das florestas.
A NZ tem uma das maiores áreas de pesca no mundo, a Zona Econômica Exclusiva da NZ. São 200 milhas náuticas, com cerca de 100 espécies de peixes com valor comercial.O gerenciamento obedece normas rigorosas de tamanho, produtividade de cada espécie, cotas e métodos de pesca.Somente empresas nacionais podem possuir e controlar cotas de pescarias.
A cultura aquática é desenvolvida na criação de mexilhões e ostras. Trutas e "Paua"(haliotis Iris) são criadas para a pesca esportiva. Cerca de NZ 1 bilhão são exportadas anualmente.
A INDÚSTRIA
A indústria iniciou seu crescimento quando houve alteração na política governamental quanto ao auxílio à indústria neozelandesa. As empresas nacionais recebem o apóio do "Business Development Boards".
Hoje, bebidas e comida lideram o mercado, empregando mais de 25% da mão-de-obra. Produtos industrializados, máquinas e equipamentos, empregam outros 25% e indústrias textil, vestuário, indústria de papel, gráficas, produtos de madeira, química, petróleo, carvão e borracha os outros 50% dos trabalhadores na indústria.
Energia e Minerais
Energia limpa, barata e renovável são a base dos recursos energético na NZ. Suas fontes: rios, gás natural, vapor energético.
Minérios como ouro, areia ferruginosa, argila, areia e agragados são os principais minérios explorados.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
PESQUISA E DESENVOLVIMENTO
A Nova Zelândia gasta com pesquisa e desenvolvimento mais de NZ$ 600 milhões por ano, 35% dos quais provenientes de setores privados , incluindo cooperativas de produtos associados de produtores e associações de pesquisas.
INSTITUTOS DE PESQUISAS PERTENCENTES A COROA
O governo é o proprietário das empresas abaixo, que são principais fornecedores de pesquisas e de serviços correlativos:
· AgResearch - que pesquisa a indústria agropastoril e desenvolve produtos especiais de origem animal e de plantas, e, novas aplicações biotecnológicas de alto valor.
· Environmental Health na Forensic Sciences - que pequisa alimentos e medicamentos, farmacologia, doenças transmissíveis a saúde do meio-ambiente, e que também da orientação sobre a saúde pública, cumprimentos de Lei, sobre organização de pesquisa, comerciais e regulamentadoras.
· Land Care - que investiga animais e plantas nativas , ervas daninhas e pestes, processos do solo e das plantas, gerenciamento da terra com a finalidade de obter um gerenciamento permanecente de recursos da terra. Crop and Food Research - que desenvolve uma pesquisa fortemente direcionada para o mercado grãos, vegetais, cultura de sementes, flores, plantas ornamentais, óleos essenciais, cultura de plantas medicinais e alimentos de origem marinha.
Forest Research - que se concentra no aprimoramento dos plantações de florestas na Nova Zelândia, dando assistência a empreendimentos lucrativos da indústria de madeira de alta qualidade.
· Geological and Nuclear Sciences - que pesquisa a geologia regional. · Horticulture and Food Research - que investiga a biologia molecular, cultivo das plantas e produção de grãos, além do processamento de alimentos.
· Social Research and Development - monitora, analisa e avalia as alterações na sociedade e na economia neozelandesas.
·Water and Atmospherch Research - enfocando principalmente a Nova Zelândia e suas águas territoriais.
O NEOZELANDÊS
O idioma mais falado é o inglês. O Maori também é língua oficial de crescente importância cultural, tanto que faz parte do curriculum básico do ensino no país.
As tradições maori são cultivadas e influenciam notavelmente o kiwi, como gostam de ser chamados os neozelandeses. Kia Hora, o nosso Oí, é a saudação habitual entre o povo neozelandês.
A densidade populacional é relativamente baixa: 13,2 pessoas por quilômetro quadrado.
Aproximadamente 80% da população são descendentes de europeus, oriundos principalmente da Escócia, Grã- Bretanha, Alemanha, Itália, dos Países Baixos, da ex-Iugoslávia.
O segundo contigente é formado pelos amoris, pelo menos 12,8% e o restante são pessoas das Ilhas do Pacífico, mormente da Samoa Ocidental, Ilhas Cook, Niue, Tokelau, Tonga e Fiji.
Grupos significativos de chineses e indianos vivem por gerações nas cidades.
A Nova Zelândia é famosas por suas leis sociais e pelo respeito aos direitos humanos.
Foi o primeiro país de governo autônomo a dar às mulheres o direito ao voto( 1893); e aos idosos, o direito às pensões. Além de ter a primeira cidade do mundo - Nelson - a fixar, em oito horas, o horário de trabalho de seus habitantes.
O padrão de vida, analizado em termos de educação e emprego, igualdade e oportunidade de saúde, segurança pessoal, moradia, meio ambiente, opções lazer e medidas para o bem-estar social, o neozelandês vive num país de primeiríssimo mundo, comparável ao Canadá, Suécia, Japão, Austrália e Estados Unidos.
Apesar de ser, relativamente, um país novo, a Nova Zelândia tem recordes de pioneirismo: a primeira mulher a cruzar sozinha o Atlântico voando, o primeiro homem a dividir o átomo.
Um exemplo do espírito neozelandês: o primeiro ser humano a escalar o monte Everest foi Sir Edmund Hillary.
O neozelandes é famoso pela hospitalidade. Antes de tudo é um povo maravilhosamente cortez, educado, jovial e descontraído. Suas cidades são cosmopolitas sem serem agressivas, civilizadas sem serem tensas.
Há uma mistura feliz de moderno e histórico nas ruas e construções. A arquitetura reflete seu povo: arrojada, luminosa, leve e charmosa.
A natureza é sempre grandiosa, e nisto lembra muito o nosso país.
Em qualquer canto do país você encontra a mesma hospitalidade e até o albergue mais simples, boa comida, cama limpa e um sorriso simpático a sua espera.
E por falar em culinária, que vinhos que eles produzem! Algumas marcas são, atualmente, consideradas as melhores do mundo.
Voar, saltar, navegar, mergulhar, pular, surfar, andar, cavalgar, remas, nadar, flutuar, jogar, enfim, é a terra dos esportes e o paraíso dos esportes radicais. Eles são esportistas pela e por natureza.
É costume, entre os kiwis, cantar após um discurso em público. A cerimônia é conhecida como Hiki Tapu e deve ser executada antes do sol nascer, como uma espécie de "limpeza espiritual". Eis a letra de uma conhecida canção maori, intitulada Pokarekare Ana, cuja tradução é "As Águas Agitadas".
Pokarekare ana nga wai o Waipuru
Whuti atu koe, e hine, marino ana e
E hine e, hoki mai ra
Ka mate ahau i te aroha e
Tuhi atu taku reta, tuku atu taku ringi
Kia kite to iwi, raruraru ana e
E kore te aroha e marake i te ra
Makuku tonu i aku roimata e
Whatiwhati taku pene, kua pau aku pepa
Ko taku aroha mau tonu ana e
Agitadas sãs as águas do Rio Waipuru / Mas quando te aproximas, meu amor, elas / Se tornam novamente calmas./ Ó meu amor, retorne para mim / Pois estou morrendo de amor por ti/ Eu escrevi uma carta e enviei um anel,/ Se os seus os virem, seus problemas irão começar / Nosso amor jamais irá secar aos raios do sol / Pois sempre será umedecido pelas lágrimas dos meus olhos./ Minha pena está quebrada, nem papel tenho mais,/ Entretanto o meu amor por ti sempre será verdadeiro.
BANCO DE DADOS
Algumas das atividades de lazer mais populares na Nova Zelândia
Leitura - 48%
Visitas a amigos - 35%
Jardinagem - 28%
Esportes organizados - 15%
Esportes Informais - 11%
Excursões a pé - 22%
Corridas/jogging - 6%
Curiosidades
Para um país de apenas 3,7 milhões de habitantes, o neozelandês, sem dúvida, é um povo especial. Vejam só.
Auckland tem o maior número de barcos per capita do mundo
Curio Bay, em Southland, é uma das mais extensas florestas petrificadas do mundo. A floresta tem, aproximadamente, 180 milhões de anos
As mulheres conquistaram o direito de voto, desde 1893.
Ernest Rutherford foi o primeiro cientista à dividir o átomo
Existem mais cursos de golfe per capita que qualquer outro país do mundo. E o golfe é um esporte acessível
Wellington tem mais cafés e restaurantes, per capita, que New York
Frying Pan Lake é a maior fonte de água quente do mundo, alcançando uma temperatura de 200 C, no ponto mais profundo
Na NZ existe o único papagaio que não voa: o Kakapo; e a única espécie de papagaio alpino, o Kea.
O mais antigo ser vivo, descendente dos répteis, é o Tuatara, que tem uma expectativa de vida de 300 anos
. A NZ será o primeiro país que verá o sol nascer no ano 2000.
Na bandeira da Nova Zelândia há as quatros estrelas principais da Constelação do Cruzeiros do Sul, como a bandeira do Brasil
O kiwi - um pequeno pássaro não voador e uma samambaia são usados como símbolos do país.
O slogan turístico escolhido é 100% Pure. Esporte
REGIÕES
Ilha do Norte
Northland - Bay of Islands
Os europeus chegaram a Nova Zelândia na região de Northland. Exatamente em Waitangi foi assinado, em 1840, o Tratato de Waitangi que uniu para sempre os maoris e os europeus numa só nação.
Alguns dos edifícios mais antigos da NZ podem ser encontrados em Russel, situada na Bay of Island, que possue 144 ilhas.
O clima sub tropical propicia uma vegetação muito semelhante a nossa da nossa Mata Atlântica, com xaxins, estuários, mangues e longas praias de areia branca.
Encontra-se na Waipoua Florest, árvores chamadas Kauri. Comprovadamente o Kauri pode alcançar ate 44.500 anos de idade. Com idade de 1.200 anos, encontra-se a famosa Tane Mahuta, que em maori significa O Senhor da Floresta, com 50 metros de altura.
Cidades mais importantes da região: Russel, Pahia, Kaitaia e Cape Reinga. Roteiros: clique aqui
Waikato*Waitomo*Taranaki*Wanganui*Palmerston North
Em Waikato encontramos uma das maiores regiões pastoriais de NZ. Sob seus pastos há as Waikato Caves, cavernas formadas em milhares de anos e habitadas por larvas luminosas. Mas é em Waitomo Caves que você pode se aventurar, percorrendo seu imenso interior praticando rafting, abseiling e cave tubing pelos rios subterrâneos.
Flores exuberantes durante o ano todo tornam famosos os jardins de Taranaki. São mais de 100 jardins privados abertos à visitação. Mas é no Mount Taranak, cujo cume está coberto de neve o ano todo, que o visitante pode caminhar pelas diversas trilhas, algumas de três a cinco dias de caminhada que propiciam contornar o grande monte.
Há, para os que se interessam pela agro-indústria, a maior fábrica do mundo em produtos lácteos, a Daryland.
Encontramos na região de Wanganui o maior rio navegável da NZ, um local perfeito para esportes naúticos. Ou navegar calmamente num barco de passageiros até os vilarejos históricos do povo maiori. Aliás, o Museu Regional de Whanganui hospeda uma coleção incrível de arte maori.
Palmerston North, é uma das principais cidades da NZ, um centro universitário e importante região de criação de ovelhas. O vivitante, amante de caminhadas, poderá se deleciar com a qualidade e beleza das trilhas nas Taratua e Ruahine Ranges, regiões separadas pelos espetaculares Desfiladeiro Manawatu e Rio Manawatu.
Auckland * Península de Coromandel
Na península de Coromandel há roteiros incríveis para o viajante. Um exemplo é Hot Water Beach, onde você pode escavar sua própria piscina de água quente: a agua sai borbulhando da areías. É sensacional.
Há, para os que se interessam pela agro-indústria, a maior fábrica do mundo em produtos lácteos, a Daryland.
Encontramos na região de Wanganui o maior rio navegável da NZ, um local perfeito para esportes naúticos. Ou navegar calmamente num barco de passageiros até os vilarejos históricos do povo maiori. Aliás, o Museu Regional de Whanganui hospeda uma coleção incrível de arte maori.
Palmerston North, é uma das principais cidades da NZ, um centro universitário e importante região de criação de ovelhas. O visitante, amante de caminhadas, poderá deliciar-se com a qualidade e beleza das trilhas nas Taratua e Ruahine Ranges, regiões separadas pelos espetaculares Desfiladeiro Manawatu e Rio Manawatu.
Waikato*Waitomo*Taranaki*Wanganui*Palmerston North
Em Waikato encontramos uma das maiores regiões pastoriais de NZ. Sob seus pastos há as Waikato Caves, cavernas formadas em milhares de anos e habitadas por larvas luminosas. Mas é em Waitomo Caves que você pode se aventurar, percorrendo seu imenso interior praticando rafting, abseiling e cave tubing pelos rios subterrâneos.
Flores exuberantes durante o ano todo tornam famosos os jardins de Taranaki. São mais de 100 jardins privados abertos à visitação. Mas é no Mount Taranak, cujo cume está coberto de neve o ano todo, que o visitante pode caminhar pelas diversas trilhas, algumas de três a cinco dias de caminhada que propiciam contornar o grande monte.
Há, para os que se interessam pela agro-indústria, a maior fábrica do mundo em produtois lácteos, a Daryland.
Encontramos na região de Wanganui o maior rio navegável da NZ, um local perfeito para esportes naúticos. Ou navegar calmamente num barco de passageiros até os vilarejos históricos do povo maiori. Aliás, o Museu Regional de Whanganui hospeda uma coleção incrível de arte maori.
Palmerston North, é uma das principais cidades da NZ, um centro universitário e importante região de criação de ovelhas. O vivitante, amante de caminhadas, poderá se deleciar com a qualidade e beleza das trilhas nas Taratua e Ruahine Ranges, regiões separadas pelos espetaculares Desfiladeiro Manawatu e Rio Manawatu.
Encontra-se na Waipoua Florest, árvores chamadas Kauri. Comprovadamente o Kauri pode alcançar ate 44.500 anos de idade. Com idade de 1.200 anos, encontra-se a famosa Tane Mahuta, que em maori significa O Senhor da Floresta, com 50 metros de altura.
Napier
Em 1931, Napier sofreu um terremoto que paraticamente destruiu suas edificações. Imediatamente reconstruída ao estilo art deco, a cidade é um verdadeiro depositário desta concepção arquitetônica. É conhecida internacionalmente como a Capital da Arte Deco.
A região possui um clima ameno, muito parecido com a Califórnia e Mediterrâneo, o que possibilita o cultivo de frutas e vinhas. É a mais antiga região vinícola da NZ, que produz vinhos de renome internacional e onde onde o visitante poderá, ainda, comer nos excelentes restaurantes dos vinhetos.
Os primeiros raios do sol do século XXI iluminarão Gilborne. É a região que produz, certamente, os melhores vinhos Chardonnays da atualidade.
Welligton*Wairarapa
Nesta região central se unem as duas ilhas: Norte e Sul. Ao norte de Welligton encontramos a região de Wairarapa, com suas cidadezinhas do interior.
Toda a região é coberta por vinhedos ao norte de Martinborought, onde se encontra um magnífico Pinot Noir.
Cidades da Nova Zelândia
O padrão de vida das cidades da NZ, analizado em termos de educação e emprego, igualdade e oportunidade de saúde, segurança pessoal, moradia, meio ambiente, opções lazer e medidas para o bem-estar social, sâo de um páís de primeiríssimo mundo, comparável ao Canadá, Suécia, Japão, Austrália e Estados Unidos.
Estas são algumas das centenas de cidades onde qualquer ser humano poderá viver, estudar e fazer esportes.Vamos nomerar as mais conhecidas. Milhares de outras cidades menores e vilas se espalham pelas duas ilhas. Entretanto, todas mantem o mesmo padrão. Não há diferença essencial entre as cidades da NZ.
As Principais Cidades
Wellington é a capital da Nova Zelândia. É uma cidade vibrante, que oferece a mesma sofisticação de vida dos grandes centros mundiais. Uma grande baía e as montanhas que a cercam, produzem um panorama espetacular.
Auckland, the best of both worlds, é o portão de entrada da Nova Zelândia e sua maior cidade: 1 milhão e meio de habitantes.
Christchurch é a maior cidade da Ilha do Sul, conhecida por " A Cidade Jardim" . Um terço da cidade é coberta por parques, reservas e campos de esportes
Queenstown é conhecida internacionalmente como a Capital da Aventura. Situada ao lado das águas azuis profundas do Lake Wakatipu, a cidade é o ponto de partida para aventuras e lazer.
Dunedin é a segunda maior cidade da Ilha do Sul. Conserva, intacto, inúmeros edifícios e casas do século XIX, construidos pelas riquezas do ouro, descoberto na Provincia de Otago.
Nelson está na região mais ensolarada da Nova Zelândia. Trata-se de uma cidade encantadora, cercada por praias calmas, rodeadas por parques, jardins e por montanhas.
Gisborne
O sol do novo milênio nasceu primeiro em Gisborne. O nome maori do distrito é Tairawhiti, o que significa " a costa onde o sol brilha sobre as ondas".
Hamilton (pop.110.000) é a quarta maior cidade da NZ.
2007-03-09 04:17:11
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
resposta
resumo sobre nova zelandia=A Nova Zelândia (Aotearoa em Maori) é um país temperado localizado no sudoeste do Pacífico e considerado como parte da Polinésia.
História da Nova Zelândia=A Nova Zelândia é, entre as principais massas de terra, uma das mais recentemente povoadas. Os colonizadores polinésios chegaram provavelmente entre os séculos VI e XIV D.C., estabelecendo a cultura indígena Maori. Os primeiros exploradores europeus a chegar à Nova Zelândia foram Abel Tasman em 1642, originário dos Países Baixos, e James Cook, um explorador inglês, cujas extensas pesquisas iniciadas em 1769, conduziram a uma colonização europeia significativa a partir de 1790.
A Nova Zelândia deixou de ser colônia da Grã-Bretanha e passou a ser "domínio" em 1907; em 1947 conquistou sua Independência.Os primórdios da colonização=Os Maoris, de origem Polinésia, ocupam o arquipélago desde o séc. XIV. Em 1642, Tasman atinge a costa ocidental destas ilhas, que denomina «Nova Zelândia». Em 1769-70, Cook dá o nome às suas duas principais ilhas. No inicio do séc. XIX, começa a sua evangelização por missionários católicos e protestantes ingleses. A partir de 1838, a Grã-Bretanha decide organizar a colonização da Nova Zelândia.
[editar] Conflitos e desenvolvimento
Impõe a sua soberania aos chefes Maori (Tratado de Waitangi, de 1840) - garantindo-lhes o usufruto das suas terras – enquanto W. Hosbon se torna governador (1841). A colonização, organizada sistematicamente por E. G. Wakefield em detrimento dos autóctones, provoca guerras Maoris (1843-1847, 1860-1870). A constituição de 1852, reforçada em 1870, confere à colónia uma grande autonomia. O regresso da paz (1870) e a descoberta do ouro (1861) proporcionam à Nova Zelândia a prosperidade. A economia orienta-se para a extensa criação e exportação maciça de carne, de lã e de produtos lácteos para a Europa. A recessão dos anos 1880, instauração do sufrágio universal (1889), favorece a ascensão ao poder do partido liberal. A era liberal (1891-1912) é caracterizada por uma clara democratização da vida politica, pelo desenvolvimento do sindicalismo e pela aplicação de uma legislação social avançada. Em 1907, a Nova Zelândia torna-se um domínio britânico.
[editar] De uma guerra à outra
O país participou nos combates da primeira guerra mundial e as perdas causadas pela guerra afetaram gravemente a demografia e a economia. Os neozelandeses obtiveram um mandato da SDN. Sobre as ilhas Samoa e sobre Nauru, conjuntamente com a Austrália e a Grã-Bretanha. A Nova Zelândia foi duramtente afetada pela crise mundial de 1929. Ao partido nacional (coligação do partido da reforma e do partido liberal) sucedeu em 1935 o partido trabalhista. O primeiro-ministro, M.J.Savge, conseguiu restabelecer a prosperidade das campanhas, múltiplas as obras públicas e desenvoleu a indústria. Os Neozelandeses participaram ativamente na segunda guerra mundial na Europa.
[editar] Desde 1945
Após a derrota japonesa (1945), a Nova Zelândia pretende ser um parceiro integral na Ásia do Sudeste e do Pacífico. Em 1951, assina com os Estados Unidos e com a Austrália o tratado tripartido que estabelece o Conselho do Pacífico (ANZUS).
Sucedendo aos trabalhistas, o partido nacional ocupa o poder de 1949 a 1957 e de 1960 a 1972. De regresso aos negócios estrangeiros, o partido trabalhista estabelece relações diplomáticas com a China comunista (1972) e protesta contra as experiências nucleares da França no Pacífico.
Novamente ao poder em 1975, o partido nacional desenvolve os seus projectos, nomeadamente em matéria industrial e energética. As eleições de 1984 e de 1987 dão a maioria aos trabalhistas, cujo o líder, David como primeiro-ministro até 1989. À semelhança dos trabalhistas australianos, D.Lange conduz uma politica de desregulamentação intensiva. Liberalizava os mercados financeiros, abre a economia nacional, privatizava numerosas empresas e aliviava a fiscalidade dos particulares e das empresas, ao preço, também neste caso, de um pesado balanço social. No plano internacional, contribuiu para a «redescoberta» do seu meio ambiente pela Nova Zelândia. Pretendendo ser o porta-voz dos pequenos estados insulares, em particular dos polinésios, na cena mundial, encabeça os protestos contra a «nuclearização» da região e, em 1986, interdita a acesso dos portos neozelandeses aos navios americanos portadores de armas atómicas ou de propulsão nuclear. Esta posição provoca uma grave crise nas relações americano-nozelandesas e a exclusão do arquipélago da ANZUS. Em 1989, D.Lange cede o lugar a George Palmer. Mas os trabalhistas não sobrevivem à sua partida em Outubro de 1990 e assistem à vitória dos conservadores, cujo líder Jim Bolger se torna primeiro-ministro. Este prossegue a experiência liberal dos trabalhistas e mantém o saneamento da economia nacional como prioridade de acção governamental. A Nova Zelândia, que concluiu, em Julho de 1990, uma união aduaneira com a Austrália, conhece, assim como este país, dificuldades associadas à coabitação entre população de origem europeia e autóctone. A celebração, em Fevereiro de 1990, do tratado de Waitangi de 1840 foi a ocasião para renovar protestos dos Maoris (13% da população) contra as disposições deste Tratado. Juntamente com as agencias governamentais de segurança da Austrália, Canadá, Reino Unido e EUA possui em seu território uma das estações de interceptação de telecomunicações do sistema Echelon, que é encabeçado pela Agencia de Segurança Nacional dos Estados Unidos da América. A estação do sistema Echelon no país fica na cidade de Waihopai (41o34'36S 173o44'19E)o orgão neozelandês responsável pela estação é o Security Bureau New Zealand.
[editar] Política
Ver artigo principal: Política da Nova Zelândia.
A Nova Zelândia é uma democracia parlamentar, que independente, governada por uma Câmara dos Representantes, composta por 120 membros, do qual é seleccionado um gabinete executivo de 20 membros. Este gabinete é dirigido pela actual Primeira-Ministra (Maio 2001), Helen Clark, do Partido Trabalhista, de centro-esquerda. Actualmente, cinco outros partidos tem representação no Parlamento. O Chefe de Estado da Nova Zelândia é a Rainha Elizabeth II, da Inglaterra, que é representada pelo Governador-Geral, Anand Satyanand.
Subdivisões da Nova Zelândia=Quando foi povoada originalmente, a Nova Zelândia foi dividida em províncias. Estas foram abolidas em 1876 para que o governo pudesse ser centralizado, por motivos financeiros. Em resultado, a Nova Zelândia não possui nenhuma entidade subnacional como província, estado ou território, para lá do governo local. Apesar disso, o espírito das províncias sobrevive e existe uma feroz rivalidade entre elas em acontecimentos culturais ou desportivos.
Desde 1876, o governo local tem administrado as várias regiões da Nova Zelândia. Devido à sua herança colonial, o governo local neo-zelandês reflecte com bastante fidelidade as estruturas britânicas de governo local, com conselhos de cidade, borough e condado. Ao longo dos anos, alguns destes conselhos fundiram-se ou tiveram as fronteiras ajustadas por mútuo acordo, e foram criados alguns novos. Em 1989, o governo reorganizaou por completo o governo local, implementando a actual estrutura de dois níveis com as regiões e as autoridades territoriais.
Hoje, a Nova Zelândia tem 12 conselhos regionais para a administração de assuntos ambientais e de transportes, e 74 autoridades territoriais que administram as estradas, o saneamento básico, as autorizações de construção e outros assuntos locais. As autoridades territoriais são 16 conselhos de cidade, 57 conselhos de distrito e o Conselho das Ilhas Chatham. Quatro dos conselhos territoriais (uma cidade e três distritos) e o Conselho das Ilhas Chatham também exercem as funções de conselho regional, e são assim conhecidos como autoridades unitárias. Os distritos das autoridades territoriais não são subdivisões dos distritos dos conselhos regionais, e alguns atravessam as fronteiras dos conselhos regionais.
[editar] Subdivisões
A Nova Zelândia está subdividida em 16 regiões:
* Auckland
* Bay of Plenty
* Canterbury
* Gisborne
* Hawke's Bay
* Manawatu-Wanganui
* Marlborough
* Nelson
* Northland
* Otago
* Southland
* Taranaki
* Tasman
* Waikato
* Wellington
* West Coast
Lema: não tem.
Antigamente, "Onward" (inglês: "em diante")
Imagem:LocationNewZealand.png
Línguas oficiais Inglês, Maori, Língua de Sinais Neozelandesa"
Capital Wellington
Raínha Isabel II
Governador Geral Anand Satyanand
Primeiro-ministro Helen Clark
Área
- Total
- % água 73º maior
268,680 km²
Desprezível
População
- Total (Abril 2003)
- Densidade
120º mais populoso
4,000,000
14.9 hab./km²
Independência
- Data do Reino Unido
26 Set.1907
Moeda Dólar da Nova Zelândia (NZD)
Fuso horário UTC +12
05:01h - meramente ilustrativo
Agora:05:01
Hinos nacionais God Defend New Zealand
God Save the Queen
Pokarekare Ana (não-oficial)
TLD (Internet) .nz
Código telefónico +64
2007-03-09 04:16:48
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋