Yuri Gagarin nasceu na localidade de Klushino que, em 1968, após sua morte, foi rebatizada de "Gagarin" em sua homenagem - numa região a oeste de Moscou, Rússia, parte da então União Soviética e seus pais trabalhavam numa fazenda coletiva, algo comum na nação então comunista. Ele era o terceiro de quatro filhos e foi sua irmã mais velha o criou, enquanto os pais trabalhavam duro na agricultura local e, como milhões de famílias na URSS, tiveram tempos bastante difíceis durante a II Guerra Mundial.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Iuri_Gagarin
2007-03-09 03:39:10
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Foi o primeiro homem a ir para o espaço...
2007-03-09 03:41:03
·
answer #2
·
answered by Iced 2
·
2⤊
0⤋
Yuri Gargarin, astronauta russo, já deve estar completando o seus 46 anos de vôo ao redor do planeta Terra. Quem possui hoje a faixa de 52 anos de idade, ou 53, pode recordar a visão que teve na infância da nave espacial em órbita em volta da Terra. Na Rússia dia 12/04 é o dia do Cosmonauta. Em 2006 a Rússia comemorou o dia do cosmonauta e o presidente russo também falou com o astronauta brasileiro Marcos Pontes, Tokarev e McArthur, que estavam no centro de treinamento de astronautas Cidade das Estrelas, onde passavam por uma reabilitação pós-vôo. Ele parabenizou o brasileiro pela missão.
Entre os atos oficiais, delegações do Kremlin, do Governo e do Parlamento russos depositaram flores nos túmulos de Gagarin e do acadêmico Sergey Korolyov, pai das viagens espaciais na Rússia. As duas sepulturas fazem parte do panteão de pessoas ilustres, atrás do Mausoléu de Lenin, perto da Praça Vermelha de Moscou, onde fica o Kremlin. Toda essa comemoração ocorreu em abril do ano de 2006.
O jornal "Komsomolskaya Pradva" reeditou o exemplar do dia 13 de abril de 1961, com o comunicado do Governo comunista e o anúncio oficial do vôo, divulgado na época pela agência de notícias Tass. "Com felicidade e merecido orgulho, o Comitê Central do Partido Comunista, o Soviete Supremo da URSS e o Governo soviético destacam que uma nova era para a Humanidade começou em nossa pátria, onde triunfou o socialismo", dizia a nota oficial.O comunicado da Tass de 45 anos atrás informava que a órbita da Vostok chegou a 302 quilômetros e que a distância mínima da superfície da Terra foi de 175 quilômetros. A nave Vostok foi lançada da base espacial de Baikonur, atualmente na república do Cazaquistão
A Terra é azul"
Yuri Gagarin, cosmonauta soviético,
primeiro homem no espaço
Quarta-feira, 12 de abril de 1961. Às 9h07min (hora local) um jovem cosmonauta russo, de 27 anos, 1,58m de altura e 69 quilos, espreme-se na cápsula espacial Vostok I, uma esfera desconfortável com menos de 2,50m de diâmetro, que será lançada rumo ao espaço por um foguete de mesmo nome. Seu nome: Yuri Alekseyevich Gagarin, major e piloto da Força Aérea Soviética. Local: o "cosmódromo" em Baikonur, no Casaquistão (Ásia Central). Missão: realizar, pela primeira vez na história, um vôo em órbita da Terra.
Sua missão durou 1h48min. Às 9h57min passou sobre a América. Das 10h às 10h13min Moscou perdeu contato com a Vostok I. Reiniciadas as comunicações, às 10h32min a nave de descida se separou do foguete propulsor e começou a reentrada na atmosfera numa queda vertiginosa a quase 30.000 Km/h. O atrito com as camadas mais altas da atmosfera elevou a temperatura externa da cápsula a mais de 1000 graus Celsius. Às 10h55min Gagarin foi ejetado da cápsula e desceu de pára-quedas em Saratskaia (Sibéria), são e salvo. Terminava com um final feliz o primeiro vôo orbital.
Yuri Gagarin seria o primeiro homem a viajar pelo espaço. Iria viver um sonho inspirado sessenta anos antes pelo cientista russo Constantin Tsiolkowsky, que no início do século XX já tinha arquitetado a base da astronáutica moderna. Durante a Segunda Guerra Mundial, a tecnologia se juntaria à teoria. Já em 1945, os conquistadores do espaço entravam nos céus perigosos.
É uma corrida entre as duas superpotências, os Estados Unidos e a União Soviética. Desde o início os soviéticos ficam na dianteira. Em 1957 lançam o primeiro satélite artificial, o famoso Sputnik.
Quatro anos depois lançam um novo foguete, o Vostok I, dessa vez com um homem a bordo.
Primeiro foram insetos, depois ratos, depois um cachorro. Dessa vez é um homem. Yuri Gagarin viu o planeta Terra do espaço.
Sua viagem espacial dura pouco mais de uma hora e meia, o suficiente para fazer uma volta em torno do globo. O suficiente para Gagarin ser recebido em triunfo. Em Moscou, a multidão fica tão entusiasmada como ficou no final da Segunda Guerra Mundial. De certa forma, Gagarin seria tão importante como Cristovão Colombo.
Seu vôo abre portas para uma nova fronteira e dá ao seu país um inegável avanço em relação aos Estados Unidos. Nesse período da Guerra Fria, a conquista do espaço simboliza uma importante vitória.
Aos 27 anos, Gagarin é um herói. Mas ele não sobrevive para explorar a porta que abriu. Em 1968, um ano antes do americano Neil Armstrong chegar à Lua, ele morre num acidente de avião.
Depois da vitória de Gagarin, os Estados Unidos fazem explorações com as missões Apolo, em cinco viagens à Lua entre 1969 e 1972.
As duas superpotências alternam-se na liderança do mundo sem gravidade, a um custo de centenas de milhões de dólares.
Fontes: TV Cultura - Alô Escola
Biografia de Yuri Gargarin
Nascido em 9 de março de 1934, tornou-se o primeiro homem no espaço, ao orbitar a Terra em 1961.
Iúri Gágarin era major do Exército soviético, piloto de aviões e conhecedor do que havia de melhor em termos de aeronaves da época. Escolhido para a missão pioneira, acabou virando herói da propaganda comunista de seu país. Após o vôo da Vostok, continuou no programa espacial e em seus treinos militares na aeronáutica.
Foi em um desses treinos, com um avião MIG-15, que morreu em 27 de março de 1968, com a idade de 34 anos: o aparelho se espatifou no solo em Kirzhach, na Rússia.
Capa da revista americana Newsweek, de 24 de abril de 1961.
A HISTÓRIA
Depois de colocarem o primeiro satélite em órbita terrestre, o Sputnik, e lançarem a cadela Laika no espaço, os russos preparavam seu primeiro cosmonauta. Cerca de 2000 pilotos militares russos foram inicialmente selecionados e apenas 20 ficaram para os primeiros testes intensivos. Destes, os seis primeiros cosmonautas russos seriam selecionados, mas dois eram os mais bem cotados: Iúri Gágarin e German Titov. Além das capacidades físicas e de pilotagem, os russos valorizavam a resistência à solidão e fatores psicológicos. Os futuros astronautas precisariam enfrentar problemas sozinhos, na vastidão do Cosmo.
Para o primeiro vôo, Gágarin acabou sendo o recomendado pela Força Áerea e então escalado. Titov teria sua chance mais tarde, na segunda missão soviética.
VOSTOK 1
Data: 12 de abril do ano de 1961. Aquele seria um dia histórico. Um astronauta, instalado dentro de uma minúscula nave de pouco mais de três metros, montada sobre um foguete de 40 metros de altura, preparava-se para ser lançado no espaço. Na manhã daquele dia, na base espacial de Baikonur, todos os envolvidos no projeto não esperavam outra coisa que não fosse o sucesso da arriscada missão.
O astronauta era um jovem de 27 anos, Iúri Gágarin, piloto militar do Exército soviético e consciente do perigo e da responsabilidade da viagem que faria. Levava uma câmara de televisão em sua cabine, apontada para si.
Duas horas antes do lançamento, Gágarin aproximou-se da torre de serviço ao lado do foguete, vestindo seu uniforme vermelho de cosmonauta e o capcete branco. Subiu no elevador os 40 metros até sua nave, no topo do foguete e aguardou a contagem regressiva.
Eram cerca de nove horas da manhã, pela hora oficial de Moscou, quando o foguete lançador começou a subir. Na sequência, Gágarin faria uma órbita completa da Terra, voando durante quase duas horas, a bordo da astronave batizada como Vostok 1. Durante seu vôo, diria a famosa frase:_"Eu vejo a Terra. Ela é azul ". Nunca nenhum homem tinha observado seu próprio planeta de tão alto. Ficou 108 minutos no espaço.
Retirado do livro ''Espaço, o Último Desafio" - Luis Fábio S.Pucci ©
Laborciência Editora - São Paulo, 1997.
2007-03-09 04:05:12
·
answer #3
·
answered by Lilizinha 4
·
1⤊
0⤋
Astronauta russo!
2007-03-09 03:41:15
·
answer #4
·
answered by LeydePris 2
·
1⤊
0⤋
resposta
resumo sobre Quem foi Yuri Gagarin=Iuri Alieksieievitch Gagarin, em cirílico Ю́рий Алексе́евич Гага́рин, (Klushino, 9 de Março de 1934 — Kirzhach, 27 de Março de 1968) foi um cosmonauta soviético e o primeiro homem a viajar pelo espaço, em 12 de Abril de 1961, a bordo da Vostok I, uma nave que pesava 4725 quilos.
[editar] Biografia
Yuri Gagarin nasceu na localidade de Klushino que, em 1968, após sua morte, foi rebatizada de "Gagarin" em sua homenagem - numa região a oeste de Moscou, Rússia, parte da então União Soviética e seus pais trabalhavam numa fazenda coletiva, algo comum na nação então comunista. Ele era o terceiro de quatro filhos e foi sua irmã mais velha o criou, enquanto os pais trabalhavam duro na agricultura local e, como milhões de famílias na URSS, tiveram tempos bastante difíceis durante a II Guerra Mundial.
Em 1955, após completar a escola técnica, Gagarin entrou para a escola de aviação militar de Orenburg, onde conheceu sua futura esposa, Valentina Oryacheva, com quem casou em 1957, após ganhar suas asas de piloto de MIG-15.
Em 1960, Gagarin foi um dos 20 pilotos selecionados, após duros processos de seleção física e psicológica, para o programa espacial soviético, e acabou sendo escolhido para ser o primeiro a ir ao espaço, por sua excelente performance nos treinamentos, sua origem camponesa – que contava pontos no sistema comunista - sua personalidade magnética e esfuziante, e principalmente por causa de suas características físicas – ele tinha 1,57 de altura – já que a nave programada para a viagem pioneira em órbita, a Vostok, tinha um espaço mínimo para o piloto.
Em 20 de abril de 1961, aos 27 anos de idade, Yuri Gagarin tornou-se o primeiro ser humano a ir ao espaço, a bordo na nave Vostok 1, na qual deu uma volta completa em órbita ao redor do planeta e proferiu a famosa frase “A Terra é azul”. Promovido de tenente a major enquanto ainda estava em órbita, foi com esta patente que a Agência Tass soviética anunciou seu espetacular feito ao mundo, que assim tomava conhecimento de que entrava em nova era, a Era Espacial, a partir daquele momento.
Após o feito, Gagarin tornou-se instantaneamente uma celebridade soviética e mundial e passou a viajar pelo mundo promovendo a tecnologia espacial de seu país, sendo recebido como herói por reis, rainhas, presidentes e multidões por onde passava. No Brasil, foi recebido e condecorado pelo então presidente Jânio Quadros com a Ordem do Cruzeiro do Sul.
A fama e a popularidade começaram a afetar a personalidade de Gagarin, que se viu bastante afeito à fama, e passou a beber constantemente tendo seu casamento afetado por causa disso, chegando a se ferir num acidente causado pela bebida na Criméia, em companhia de uma jovem enfermeira, em outubro de 1961. A partir de 1962, ocupou o cargo de deputado no Soviete Supremo da União Soviética até voltar à Cidade das Estrelas, o centro espacial soviético, para trabalhar no design de novas espaçonaves.
Depois de vários anos afastado, dedicado apenas ao programa espacial, Gagarin voltou ao curso de treinamento de pilotos, para uma requalificação como piloto de caça nos novos caças MIG da Força Aérea. Em 27 de março de 1968, durante um vôo de treinamento de rotina sobre a localidade de Kirzhach, ele e seu instrutor morreram na queda do MIG que pilotavam, num acidente nunca devidamente explicado.
Alçado ao título oficial de Herói da União Soviética, o centro de treinamento de cosmonautas no cosmódromo de Baikonur, Cazaquistão, leva hoje o seu nome. Em dezembro de 1993, a galeria Sotheby's, em Nova York, leiloou um grande lote de peças dos tempos gloriosos do programa espacial soviético. O uniforme usado por Gagarin foi arrematado por U$112.500 dólares.
2007-03-09 03:48:59
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Yuri Gagarin nasceu na localidade de Klushino que, em 1968, após sua morte, foi rebatizada de "Gagarin" em sua homenagem - numa região a oeste de Moscou, Rússia, parte da então União Soviética e seus pais trabalhavam numa fazenda coletiva, algo comum na nação então comunista. Ele era o terceiro de quatro filhos e foi sua irmã mais velha o criou, enquanto os pais trabalhavam duro na agricultura local e, como milhões de famílias na URSS, tiveram tempos bastante difíceis durante a II Guerra Mundial.
Em 1955, após completar a escola técnica, Gagarin entrou para a escola de aviação militar de Orenburg, onde conheceu sua futura esposa, Valentina Oryacheva, com quem casou em 1957, após ganhar suas asas de piloto de MIG-15.
Em 1960, Gagarin foi um dos 20 pilotos selecionados, após duros processos de seleção física e psicológica, para o programa espacial soviético, e acabou sendo escolhido para ser o primeiro a ir ao espaço, por sua excelente performance nos treinamentos, sua origem camponesa – que contava pontos no sistema comunista - sua personalidade magnética e esfuziante, e principalmente por causa de suas características físicas – ele tinha 1,57 de altura – já que a nave programada para a viagem pioneira em órbita, a Vostok, tinha um espaço mínimo para o piloto.
Em 20 de abril de 1961, aos 27 anos de idade, Yuri Gagarin tornou-se o primeiro ser humano a ir ao espaço, a bordo na nave Vostok 1, na qual deu uma volta completa em órbita ao redor do planeta e proferiu a famosa frase “A Terra é azul”. Promovido de tenente a major enquanto ainda estava em órbita, foi com esta patente que a Agência Tass soviética anunciou seu espetacular feito ao mundo, que assim tomava conhecimento de que entrava em nova era, a Era Espacial, a partir daquele momento.
Após o feito, Gagarin tornou-se instantaneamente uma celebridade soviética e mundial e passou a viajar pelo mundo promovendo a tecnologia espacial de seu país, sendo recebido como herói por reis, rainhas, presidentes e multidões por onde passava. No Brasil, foi recebido e condecorado pelo então presidente Jânio Quadros com a Ordem do Cruzeiro do Sul.
A fama e a popularidade começaram a afetar a personalidade de Gagarin, que se viu bastante afeito à fama, e passou a beber constantemente tendo seu casamento afetado por causa disso, chegando a se ferir num acidente causado pela bebida na Criméia, em companhia de uma jovem enfermeira, em outubro de 1961. A partir de 1962, ocupou o cargo de deputado no Soviete Supremo da União Soviética até voltar à Cidade das Estrelas, o centro espacial soviético, para trabalhar no design de novas espaçonaves.
Depois de vários anos afastado, dedicado apenas ao programa espacial, Gagarin voltou ao curso de treinamento de pilotos, para uma requalificação como piloto de caça nos novos caças MIG da Força Aérea. Em 27 de março de 1968, durante um vôo de treinamento de rotina sobre a localidade de Kirzhach, ele e seu instrutor morreram na queda do MIG que pilotavam, num acidente nunca devidamente explicado.
Alçado ao título oficial de Herói da União Soviética, o centro de treinamento de cosmonautas no cosmódromo de Baikonur, Cazaquistão, leva hoje o seu nome. Em dezembro de 1993, a galeria Sotheby's, em Nova York, leiloou um grande lote de peças dos tempos gloriosos do programa espacial soviético. O uniforme usado por Gagarin foi arrematado por U$112.500 dólares.
www.wikipedia.org
2007-03-09 03:41:09
·
answer #6
·
answered by inka 7
·
0⤊
0⤋
Gagarin nasceu na localidade de Klushino que, em 1968, após sua morte, foi rebatizada de "Gagarin" em sua homenagem - numa região a oeste de Moscou, Rússia, parte da então União Soviética e seus pais trabalhavam numa fazenda coletiva, algo comum na nação então comunista. Ele era o terceiro de quatro filhos e foi sua irmã mais velha o criou, enquanto os pais trabalhavam duro na agricultura local e, como milhões de famílias na URSS, tiveram tempos bastante difíceis durante a II Guerra Mundial.
Em 1955, após completar a escola técnica, Gagarin entrou para a escola de aviação militar de Orenburg, onde conheceu sua futura esposa, Valentina Oryacheva, com quem casou em 1957, após ganhar suas asas de piloto de MIG-15.
Em 1960, Gagarin foi um dos 20 pilotos selecionados, após duros processos de seleção física e psicológica, para o programa espacial soviético, e acabou sendo escolhido para ser o primeiro a ir ao espaço, por sua excelente performance nos treinamentos, sua origem camponesa – que contava pontos no sistema comunista - sua personalidade magnética e esfuziante, e principalmente por causa de suas características físicas – ele tinha 1,57 de altura – já que a nave programada para a viagem pioneira em órbita, a Vostok, tinha um espaço mínimo para o piloto.
Em 20 de abril de 1961, aos 27 anos de idade, Yuri Gagarin tornou-se o primeiro ser humano a ir ao espaço, a bordo na nave Vostok 1, na qual deu uma volta completa em órbita ao redor do planeta e proferiu a famosa frase “A Terra é azul”. Promovido de tenente a major enquanto ainda estava em órbita, foi com esta patente que a Agência Tass soviética anunciou seu espetacular feito ao mundo, que assim tomava conhecimento de que entrava em nova era, a Era Espacial, a partir daquele momento.
Após o feito, Gagarin tornou-se instantaneamente uma celebridade soviética e mundial e passou a viajar pelo mundo promovendo a tecnologia espacial de seu país, sendo recebido como herói por reis, rainhas, presidentes e multidões por onde passava. No Brasil, foi recebido e condecorado pelo então presidente Jânio Quadros com a Ordem do Cruzeiro do Sul.
A fama e a popularidade começaram a afetar a personalidade de Gagarin, que se viu bastante afeito à fama, e passou a beber constantemente tendo seu casamento afetado por causa disso, chegando a se ferir num acidente causado pela bebida na Criméia, em companhia de uma jovem enfermeira, em outubro de 1961. A partir de 1962, ocupou o cargo de deputado no Soviete Supremo da União Soviética até voltar à Cidade das Estrelas, o centro espacial soviético, para trabalhar no design de novas espaçonaves.
Depois de vários anos afastado, dedicado apenas ao programa espacial, Gagarin voltou ao curso de treinamento de pilotos, para uma requalificação como piloto de caça nos novos caças MIG da Força Aérea. Em 27 de março de 1968, durante um vôo de treinamento de rotina sobre a localidade de Kirzhach, ele e seu instrutor morreram na queda do MIG que pilotavam, num acidente nunca devidamente explicado.
Alçado ao título oficial de Herói da União Soviética, o centro de treinamento de cosmonautas no cosmódromo de Baikonur, Cazaquistão, leva hoje o seu nome. Em dezembro de 1993, a galeria Sotheby's, em Nova York, leiloou um grande lote de peças dos tempos gloriosos do programa espacial soviético. O uniforme usado por Gagarin foi arrematado por U$112.500 dólares.
2007-03-09 03:39:19
·
answer #7
·
answered by Patywiccan a Bruxinha do Bem 5
·
0⤊
0⤋
o primeiro homem q pissou na lua
2007-03-09 03:38:22
·
answer #8
·
answered by reginaldo i 4
·
0⤊
2⤋