English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Há pessoas que se “arrepiam” só com a possibilidade de ficar dependente de alguém ou alguma coisa, passam a vida lutando contra isso, e algumas vezes tornam-se onipotentes, distantes e sós. E há pessoas que “tremem” apenas com a idéia de dependerem principalmente de si mesmo; confundem individualidade com solidão, abandono e rejeição. São as duas faces da mesma moeda, os primeiros temem se envolver e perder a sua individualidade e o outro extremo teme té-la. Na verdade ambos acreditam que a autonomia e a capacidade de cuidar de si, tomar as próprias decisões, fazer escolhas, está fora de seu controle, ou melhor, fora de si.
****

E você, como se comporta em relação a este sentimento....qual é o seu lado da moeda?
obrigada, bjos...

2007-03-09 01:02:44 · 6 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências Sociais Psicologia

6 respostas

Oi Sueli

Mais uma vez respondo as suas perguntas por acha-la de gde valor moral para podermos mostrar as pessoas as nossas reacoes, como pensamos e como somos na realidade.

Gostaria de falar para vc que tds nos necessitamos e somos carentes de afeto, mas isto nao pode ser usado como dependente para as nossas acoes de pensar e agir.

Quem nao necessita de alguem para viver este mundo tao cheio de conflitos ? Quem nao necessita de amigos verdadeiros para contarmos nas horas dificies e que com que pequenas e simples palavras nos confortem ?

Mas concordo plenamente com a sua argumentacao de que devemos ter opinioes proprias para agirmos e pensarmos da maneira pessoal de nossa pesonalidade e carater. Os amigos verdadeiros devem mostrar os nossos erros qdo erramos para que nao permanecemos nele, mas os nossos atos devem ser refletidos e pensados com o que colhemos de positivo e como formamos o nosso interior.

Bjs amiga e continue sempre assim indagando sobre os conceitos morais para conhecermos as opinioes de outras pessoas e melhorarmos interiormente.

2007-03-09 05:23:11 · answer #1 · answered by luciana c 7 · 1 0

Não diria que sou dependente, mas também não poderia afirmar que sou totalmente independente. As vezes, preciso de alguém pra trocar idéias e me apoiar, mas vezes, faço tudo sozinha e não admito interferências..

Sou um pouco de cada..

2007-03-09 22:08:35 · answer #2 · answered by Srtª Plenilúnio 6 · 1 0

Eu acredito que eu seja sim, mas não nesses termos que você falou. Não conseguiria fazer a maioria das coisas importantes sozinha. Ter um filho, por exemplo.
Já morei sozinha, já fiquei sozinha... Tem seu lado bom também. Via de regra eu tenho que cuidar de mim, hoje em dia eu me sustento, eu me responsabilizo por todos os meus atos, não deixo ninguém tomar decisões por mim nem levar a culpa por coisas que eu fiz. Mas nem por isso quero ficar sozinha. As pessoas que eu escolhi e que me escolheram para compartilhar a vida são muito importantes.
Abraços.

2007-03-09 09:53:57 · answer #3 · answered by Melissa *aka Memê 6 · 1 0

Sou muito dependente, se ficar eu só em apenas uma hora já fico muito triste, preciso de gente perto de mim o tempo todo por isso me apego muito fácil às pessoas. Mas não sou muito de confiar nas pessoas, tipo assim: tem coisas da minha vida que nunca contei para ninguém, por mais que goste. Ainda não tenho maturidade suficiente para saber se isso é bom ou ruim, mas gostaria de saber as consequências deste meu comportamento.

2007-03-09 09:17:52 · answer #4 · answered by Jucy 4 · 1 0

Uai, já tive tanto medo da solidão que hj nem me importo tanto.. acho que temos que ter amigos pra compartilhar coisas da vida, mas tbm acredito que precise existir um momento em que devemos ficar sozinhos e pensar ... nem acompanhado sempre nem sempre tão só...

2007-03-09 09:16:12 · answer #5 · answered by bibimatias 3 · 1 0

Pois dependência é um estado de imaturidade que faz parte do processo natural nosso, ou seja, nascemos totalmente dependentes, tanto fisicamente como afetivamente, desde quando estamos sendo gerados. Com nossas vivências e experiências vamos evoluindo de forma gradativa buscando nossa independência emocional. Eu sofro com tudo isto, tenho pouco amigos( mas é porque eu realmente não quero estar disponível para criticas e sugestões de ninguém) Mas isto também me atrapalha o problema que eu ja estou acostumada com isto e nao pretendo mudar.

2007-03-09 09:11:04 · answer #6 · answered by Adri.pr 4 · 1 0

fedest.com, questions and answers