Oi,
(...) Para Waibel (1955), havia duas fronteiras:
uma denominada fronteira demográfica (constituída daquela população que ocupava a fronteira)
e outra, denominada de fronteira econômica (constituída por uma ocupação mais mercantil da terra, efetuada pelos pioneiros).
As zonas pioneiras eram entendidas como conseqüência do avanço primário sobre as terras novas, resultante do desenvolvimento interno da economia urbano-industrial e pelo crescimento da população.
Contudo, Waibel (1955) distinguiu dois estágios da zona pioneira, que se diferenciam da relação que cada um tem com a propriedade da terra.
O primeiro estágio, denominado pré-pioneiro, era constituído de posseiros que resistiam ao avanço normal da ocupação de terras, à medida que grandes latifúndios eram incorporados por empresários ligados à comercialização de terras e estradas eram construídas.
O outro estágio - denominado pós-pioneiro - ocorreu através de empreendimentos econômicos vinculados à produção agrícola alicerçada por um produto aceito no mercado nacional e internacional e de uma efetiva combinação através de fundações de cidades.
Um abraço
2007-03-09 02:17:38
·
answer #1
·
answered by Tin 7
·
0⤊
0⤋
§ As economias nacionais devem abrir-se ao mercado mundial e os preços domésticos devem adequar-se aos preços internacionais;
§ A economia de exportação deve ser priorizada;
§ As políticas monetárias e fiscais devem ser orientadas para a redução da inflação e da dívida pública;
§ O setor empresarial do Estado deve ser privatizado;
§ A tomada de decisão privada, apoiada por preços estáveis, deve ditar os padrões nacionais de especialização;
§ A mobilidade de recursos, de investimentos e dos lucros;
§ A regulação estatal deve ser mínima;
§ Deve reduzir-se o peso das políticas sociais no orçamento do Estado, reduzindo o montante das transferências sociais, eliminando sua universalidade.
2007-03-09 08:56:33
·
answer #3
·
answered by Allan Tavares 3
·
0⤊
0⤋