English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Sindrome do Peter Pan.....

2007-03-09 00:06:14 · 13 respostas · perguntado por Sheila Cerqueira 2 em Ciências Sociais Psicologia

Nossa as respostas estão ótimas... vou deixa para a votação.. ainda sou por demais insegura = (

Brigadão

2007-03-09 00:27:39 · update #1

13 respostas

Homem moderno ainda tem Síndrome de Peter Pan

A história provavelmente todo mundo já conhece: o menino que se recusa a crescer e envelhecer e vive no mundo encantado da Terra do Nunca. O psicólogo americano Dan Kiley aproveitou o gancho e na década de 80 escreveu um dos maiores sucessos na linha de livros de auto-ajuda, A Síndrome de Peter Pan.

2007-03-09 00:10:59 · answer #1 · answered by astrorei, carioca e busólogo 6 · 1 0

Primeiro é preciso que se compreenda q o desenvolvimento psicológico não acontece da mesma forma e no mesmo período para todas as pessoas... porém, a demora em "amadurecer" pode ser algo patológico... e representar a fuga do indíviduo em aceitar a realidade e responsabilidades... pode estar relacionada a traumas na infância, como falta de afetividade dos pais ou tbm o seu ecesso durante quando o indivíduo era criança: a super proteção! A solução seria um diálogo franco e compreensivo com o indivíduo, sem cobranças agressivas, mas acompanha-lo e ajuda-lo a alcansar o seu amadurecimento, confiando-lhe, por exemplo, algumas responsabilidades, principalmente, o tratando de acordo com a sua idade! Em casos mais extremos, procurar um psicólogo! Abraços!

2007-03-09 08:15:47 · answer #2 · answered by Mick 5 · 1 0

A dificuldade de encarar a nova realidade,que é o mundo real ,a outra possibilidade é a glândula timo manter-se grande ,não encolher ,o indivíduo fica aquele adulto bobalhão.

2007-03-09 08:15:21 · answer #3 · answered by ? 6 · 1 0

existem varios pontos positivos em uma personalidade infantil, mas existem outros negativos.

algumas pessoas so criticam alguem em demosntrar atitude infantil quando exteriorisam algo que as irrita,

mas eu acredito que temos muito que aprender do comportamento das crianças, espontaneidade sinceridade e coisas do genero, coisas que os "adultos esquecem"

prefiro agir como criança ignorando a malicia ganaciosa da parte de "adultos"

mas sobre a sindrome de peter pan isso pode chegar a niveis patologicos incomodando inclusive a propria pessoa onde ela idealisa uma criança para viver e procura sinceramente viver neste ambiente que ele mesmo criou em que muitas vezes foge da realidade em que todos participamos, precisa ser tratado.

2007-03-09 08:12:52 · answer #4 · answered by Alexandre P 4 · 1 0

Isso é tudo muito afetivo hoje em dia.

2007-03-13 05:36:20 · answer #5 · answered by ÍNDIO 7 · 0 0

Por que essas pessoas, vivem feliz com o que tem e enxergam a beleza da vida nas pequenas coisas. São pessoas de espíritos elevado.

2007-03-12 07:37:16 · answer #6 · answered by La Ninha 4 · 0 0

Talvez porque tem gente que não quer ter responsabilidade,

2007-03-09 10:49:40 · answer #7 · answered by Florzinha 3 · 0 0

Vou dizer por mim, eu tenho meu lado criança até hoje e não acho que isso é ruim, as vezes é ingraçado e divertido,porque esse mundo é complicado e dificil tem que ter um pouco de fantasias que criança para levar a vida!!!

2007-03-09 08:26:30 · answer #8 · answered by só pra ele 1 · 1 1

Interessante. No Brasil isto é muito mais comum do que deveria.

A pessoa tem vários "modelos", "exemplos" para seguir. Não necessariamente de carne-e-osso... Pode ser um personagem mitológico.

Um caminho natural é começar com um ideal "engraçado", meio infantil, como o Pica-Pau ou outros personagens similares de desenhos animados, e ir progredindo. A criança é engraçada e cheia de truques, como seus modelos de comportamento. Quando adolescente, começa a aparecer uma relação mais séria com o mundo, e seu modelo vai indo mais na direção de (lembrando da minha época) He-Man, Homem-Aranha (que ainda faz micagens), e Super-Homem (que não precisa mais ser "engraçadinho"). Ninguém deixa de ter a capacidade de fazer graça ou de achar graça quando vira adulto. O que acontece é que a isso tudo devem ser somados determinação, espírito heróico, e responsabilidade.

Opa. Aí está o problema. Acontece que algumas pessoas não trocam esse modelo, e continuam sendo "divertidas" e "engraçadas" apenas, sem incorporar responsabilidade e *heroísmo* para enfrentar seus desafios pessoais.
Eu vejo isso faltando nos Brasileiros, que acabam se desenvolvendo apáticos, aceitando tudo o que lhes é imposto, e sempre esperando algo da mãe (do governo, da escola -- alguém sempre tem que resolver o problema para ele, afinal de contas, ele não tem em si o espírito do herói, e não vai tomar iniciativa).

Uma pena, não?

Mas resumindo: na minha opinião, é um problema cultural. Notaram que eu não citei heróis brasileiros? Eles existem, mas não são muito usados como modelos.

Ou, falando de cada indivíduo, é a falta de modelos adequados.

Aliás: a maneira de enfrentar as dificuldades da vida é, sim, achando graça e com o espírito leve. Mas também com o espírito heróico, de forma a vencer os desafios que a vida impõe. De outra forma, a pessoa se torna apática e dependente de figuras maternais (como mencionei, mãe, governo, escola, ou alguma outra estrutura).

2007-03-09 08:25:22 · answer #9 · answered by Eu 4 · 0 0

Graças a Deus eu ainda consigo ser criança, e como.É a única coisa que me mantém longe da loucura do dia a dia, violência, falta de dinheiro, inveja alheia, agressões gratuitas.No dia que eu perder a capacidade de ficar descalça, brincando e fazendo micagens pra atazanar os outros é porque a minha alegria de viver morreu, e aí logo morrerei também.....................

2007-03-09 08:17:44 · answer #10 · answered by topazio 7 · 1 1

fedest.com, questions and answers