English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

NEGÓCIO SEGUINTE:

O Capitão do Mato, um sujeito que "come mais livro"do que aquele simpático e imortal bode - o Francisco Orellana - do imortal Henfil, tem insistido nessa pergunta.

Eu, Orlando Guerra, fazendo ouvido de mercador, disfarço e não respondo. Para responder-lhe, porém, estou pedindo ajuda aos amigos do Yahoo.

Está ou Não Mais Inteligente ?

capitaodomato1@yahoo.com.br

2007-03-08 23:34:18 · 19 respostas · perguntado por Anonymous em Artes e Humanidades Livros e Autores

19 respostas

Nem mais nem menos, o mundo mudou.Na época de Cervantes ,Shakespeare etc. se vivia e se falava de outra forma.Lendo os seus livros temos que ter muita atenção, lê-los devagar para entender com profundidade a mensagem.Paulo Coelho ao contrario é muito claro, simples, qualquer pessoa menos versada consegue acompanhar facilmente a narrativa e entender o todo de sua obra.Para a maioria das pessoas que possuem pouco tempo esse tipo de literatura rápida é o melhor, pois pode ser lido em metro, ônibus qualquer lugar, já os outros exigem concentração.Pra mim é essa diferença além do que no mundo de hoje se busca muito consolo em livros de auto-ajuda para aprender a minimizar as dificuldades da vida moderna.

2007-03-08 23:48:16 · answer #1 · answered by topazio 7 · 0 1

A Coca Cola vende mais que qualquer outro alimento, nem por isso as pessoas estão mais sadias, elas estão cada vez mais doentes do estômago.

Por isso quem vende mais a não literatura não quer dizer que esta instruindo mais o povo, mas que esta instruindo erradamente.

♫ ♪ ♫ Um abraço! ♫ ♪ ♫

2007-03-09 00:37:09 · answer #2 · answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7 · 2 0

A pergunta está mal colocada. Na época de Cervantes, Proust e outros, o mercado consumidor era infinitamente menor, não será com base nas vendas que vamos aferir isso. Será com base na popularização do conhecimento e da formação acadêmica. Antes existia uma imensa parcela da população sem qualquer acesso à cultura. Hj, por outro lado, a democratização da cultura e do conhecimento é tão grande que perdemos os referenciais de valor, qualquer lixo é vendível, qq porcaria gera notícias e sensacionalismos. A verdadeira cultura, as produções artísticas de valor não encontram mais espaço e reconhecimento fácil, dada a imbecilização do julgamento crítico pela mídia rasteira.

2007-03-08 23:43:35 · answer #3 · answered by Intelligents are boring 6 · 2 0

Com certeza não. Paulo Coelho não é literatura e sabe porque? porque a literatura é uma arte e não uma seção de "auto-ajuda". Se o que ele escreve é mais fácil de entender é porque as pessoas hoje estão niveladas por baixo, e não querem ter trabalho ao ler, só querem ler o óbvio, o superficial. Esses autores que você citou são clássicos e a característica do clássico é ser universal e atemporal, ou seja, Dom Quixote, Hamlet, que tem 500 anos, são coisas atuais ainda, porque seus autores se preocuparam em fazer algo não para ser de fácil leitura e para vender como água, e sim, preocuparam-se com o conteúdo, inovando as suas línguas, se tornando únicos e referência em suas culturas até hoje. Paulo Coelho é um escritor com fim comercial ,que escreve para um público leigo.

2007-03-12 14:56:15 · answer #4 · answered by Vicente M 3 · 1 0

O MUNDO COMO NUM TODO ESTÁ MAIS MEDIOCRE.

2007-03-11 08:50:28 · answer #5 · answered by LILITH IN FUGA 7 · 1 0

Embora Miguel de Cervantes, Shakespeare e Proust nada tenham a ver com Paulo Coelho, por questões de época e estilo, eu digo que o mundo emburreceu.
Os coitados devem estar se revirando nos túmulos! É lamentável ver o que Paulo Coelho vende de livros. Não é inveja, não. Ele escreve e não tem culpa das pessoas comprarem. Mas é aquilo: vende porque é simples, fácil, raso...Os leitores de hoje têm preguiça de ler um Shakespeare da vida ou um Cervantes. É triste mesmo.

2007-03-10 09:22:05 · answer #6 · answered by Morena Coração Rubi* 3 · 1 0

Olha , concordo c/ o Sucker. São épocas diferentes o acesso e à democratização da cultura é maior,e cabe ressaltar q P. Coelho - a quem me nego a ler uma página - está vivo, ou seja é um escritor atual. Shakespeare e Cervantes podem ser um pouco mais conhecidos p/ algumas de suas obras , já Proust é desconhecido p/ muita gente. Agora independentemente de qqer coisa Coelho é o um dos mais lidos na atualidade, é um absurdo o qto. vende. Isso reflete o momento ruim da literatura atual que já naum tem mais grandes marcos, poetas,cronistas e prosadores vivos. Se o mundo está mais inteligente ou não é relativo avança-se num setor e retrocede-se em outro, mas uma coisa é certa: nem sempre grande número de vendas significa qualidade, o q é o caso desse escritor atual.

2007-03-09 01:39:50 · answer #7 · answered by Quiroga90 2 · 1 0

Mais burro, Paulo Coelho nem e literatura.

Beijos
@

2007-03-09 00:21:52 · answer #8 · answered by Anonymous · 2 1

O tempo passa e a glorificação da idiotice aumenta. Paulo Coelho é bom, mas não o bastante para ser tão glorificado. Em um mundo sem heróis, qualquer mané buchudo serve, pois mídia escolhe e o povo compra. Quase não há mais valores e poesia na literatura, só babaquice, sensualidade e misticismo.

2007-03-08 23:48:31 · answer #9 · answered by Jan 2 · 1 0

Corra disso!!

2007-03-08 23:38:07 · answer #10 · answered by fox18cm 6 · 1 0

A minha resposta talvez não seja a que se costuma dar mas devo dizer que sim, o mundo está mais inteligente. O ponto crucial em que me baseio para dar essa resposta é o seguinte: quando Shakespeare, Cervantes e até Proust escreveram suas obras, pouca gente tinha acesso a literatura. Inicialmente pouquíssimas pessoas liam e os livros estavam reservados aos eleitos da elite econômica e intelectual. Atualmente a população mundial é mais alfabetizada, tem mais acesso a cultura e aos livros. O fato de Paulo Coelho vender mais do que autores clássicos, do que bons autores, significa que a massa também está lendo. Agora, se você reparar, os formadores de opinião, os acadêmicos, ainda gostam de bons livros. Eu entendo a sua preocupação ao fazer essa pergunta; ela é inspirada por um medo de que também os chamados intelectuais comecem a descambar para literatura de segunda categoria. Isso de fato está acontecendo e ouso dizer que os intelectuais estão diminuindo em número. Talvez a melhor resposta para sua pergunta seja a seguinte: o mundo, considerado na sua totalidade de indivíduos, está mais inteligente, mas as pessoas estão buscando menos a boa literatura.

2007-03-10 04:23:54 · answer #11 · answered by Florbela 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers